Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Como a imagem é obtida nos comprimentos de onda do infravermelho, os tons mais claros, nesta imagem tratada do cinzento ao branco, correspondem a baixa temperatura. Portanto estamos a ver uma verdadeira termografia da superfície que está com temperaturas normalmente observadas apenas nas nuvens. As áreas ainda azuladas são as mais quentes, sendo neste momento a superfície oceânica a mais quente, obviamente.
Obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Minima de 3,3ºC às 9h! :cold::cold::cold::cold:
Máxima de 14,2ºC ás 16h!

Pressão nos 1031 hPa e vento fraco, 10,8ºC atuais.

Não me admira que a temperatura mais baixa tenha sido às 9h, 1 hora depois do nascer do sol, eu já estava na rua com várias camadas de roupa mas quase que congelei a cara e as mãos, sai exatamente às 9h15 e estavam 4ºC mas a sensação térmica era de -3ºC!! Sem dúvida nenhuma que não mentia estes -3ºC!
Também recordo que não havia vento nenhum, nem uma brisa, o grande causador deste frio e ainda estava quase tudo à sombra, o sol mesmo passado 1 hora mal aqueceu as coisas. Acredito que em Belas estava mais frio, como gostava de ter uma estação aqui...

Um céu que não via desde Outubro, azul carregado como na minha imagem de perfil mas sem qualquer tipo de nuvem, apenas muitos rastos de aviões e uma visibilidade fantástica!!

De realçar que os valores registados de temp. minima tiveram 2ºC acima do previsto que era de 1ºC.
Para esta noite dão 0ºC, veremos se consegue atingir isso, mas acredito já que o vento está cada vez mais fraco e nulo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa inversão na ribeira das Vinhas(traseiras do mercado de Cascais) foto tirada ha pouco.
Ontem à mesma hora estavam 6ºC.

k99zcw.jpg


Na próxima madrugada devo registar uma minima mais baixa no Pisão, hoje a temperatura desceu aos - 0,5ºC.
____

Esta manhã a caminho do Pisão:

w2gm05.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Geada fortissima hoje no vale da Mangancha,Mafra.
16ª da temporada, sempre a somar.
No Sabado já consulto a minima mais baixa da semana registada por lá, estou curioso.
______

Extremos de hoje em Alcabideche 3,5ºC / 10,2ºC :cold:
Valores espectaculares. :cold: