Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! :)

Mínima negativa por Cabanas, -1,2ºC! :cool:

E também em várias estações amadoras por aqui perto:

-2ºC Quinta do Conde --Wunderground
-2,8ºC Salmoura-Brejos de Azeitão --Wunderground
-1,8ºC Moita (meteomoita) --Wunderground
-3,1ºC Azeitão --Meteoclimatic
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aqui por Santo Estêvão já estive nos -1.0ºC mas entretanto recuperou para os -0.7ºC, veremos qual vai ser a mínima, mas aposto num valor entre os -2ºC e os -3ºC.
A estação de Samora registou uma mínima de -0,1ºC às 07h49. Agora já em subida com 0,3ºC.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
No triangulo Fátima/Ourem/Tomar, novamente valores extremamente baixos:

-5,6ºC Tomar (meteotomar) --Wunderground
-3,3ºC Fátima-Barreira de água --Wunderground
-5,8ºC Seiça - Ourem --Wunderground
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Boas!
Como ainda tenho a estação avariada tentei tirar a minima com um termómetro digital, que não tem min/máx, e registei -3,8ºC por volta das 8h, já em subida.
Tirei também umas fotos de má qualidade (telemóvel) a um vale onde passa um afluente do alviela, aqui pertinho.

Serra de Aire ao fundo
mFMuPqi.jpg


A famosa ETAR de Alcanena que mata uns peixitos volta e meia e o ribeiro.
QWFGkGw.jpg


Tirada do mesmo local da primeira mas virada para o afluente.
XNOkGhw.jpg


Penso que deve ter atingido por volta dos -5ºC ~ visto que me encontro no topo de uma das encostas do vale e conseguí registar estes valores.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas!
Como ainda tenho a estação avariada tentei tirar a minima com um termómetro digital, que não tem min/máx, e registei -3,8ºC por volta das 8h, já em subida.
Tirei também umas fotos de má qualidade (telemóvel) a um vale onde passa um afluente do alviela, aqui pertinho.

Serra de Aire ao fundo
mFMuPqi.jpg


A famosa ETAR de Alcanena que mata uns peixitos volta e meia e o ribeiro.
QWFGkGw.jpg


Tirada do mesmo local da primeira mas virada para o afluente.
XNOkGhw.jpg


Penso que deve ter atingido por volta dos -5ºC ~ visto que me encontro no topo de uma das encostas do vale e conseguí registar estes valores.
Bela camada de geada! Tenho saudades de ver esses mantos brancos. Quanto aos -5ºC, é bem provável.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas!
Como ainda tenho a estação avariada tentei tirar a minima com um termómetro digital, que não tem min/máx, e registei -3,8ºC por volta das 8h, já em subida.
Tirei também umas fotos de má qualidade (telemóvel) a um vale onde passa um afluente do alviela, aqui pertinho.

Penso que deve ter atingido por volta dos -5ºC ~ visto que me encontro no topo de uma das encostas do vale e conseguí registar estes valores.
Ena! Melhor que isto só mesmo neve! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Esta madrugada (31/12/2014) fomos, eu e o stormy, novamente até Bucelas, fazer medições de temperatura com vários termómetros.
Pelo caminho estava na casa dos 6 ºC em Moscavide (5,0 ºC na rua, pois a minha estação perde mínimas aquando de inversões) e logo após o túnel do Grilo a temperatura desceu de forma abrupta até aos 1,0 ºC na Várzea de Loures, junto ao LouresShopping.
Santo Antão do Tojal tinha 0,0 ºC.

Chegando a Bucelas, o cenário era este:


JV8DxBJl.jpg



Termómetro do carro nos -4,0 ºC, outro termómetro portátil nos -4 ºC, reiterando o mesmo valor, e outro a registar -5,2 ºC, mas que foi deixado sem protecção noutro local, podendo este valor já ser exagerado devido a perdas radiativas. Mas já são valores bastante indicativos. Isto ainda antes das 3h da manhã.
É sempre um prazer ir até Bucelas, terra que nunca desilude !