Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,199
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Como é que ninguem caiu à água com a força do vento????
Foi sorte ou é montagem?

O tornado parece que passou no meio do esporão, mas pelo vídeo não mostra pânico nas pessoas, é por isso que questiono.
Vê-se que as duas da ponta estavam a correr para saírem da "rota de colisão".
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,199
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
@João Pedro eu creio que tenhas tido uma ilusão, devido à rotacidade da imagem e o aumento de zoom.
Já vi várias vezes e parece-me mesmo que se afastam da tromba, mas pode ser efetivamente ilusão ótica. De qualquer forma, depois desta atravessar o esporão nota-se que as duas pessoas estão relativamente afastadas dela.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixei um comentário no vídeo do Pedro Macedo Gonçalves, no sentido de podermos conhecer o momento da captura. Tenho quase a certeza de que fotografei as nuvens que terão dado origem a esta tromba, embora não tenha ângulo para ver este local da Cova do Vapor e, portanto, não tenha apanhado a própria tromba.

Já agora vou pôr aqui o video do final da tarde e chegada da chuva mais persistente associada à frente quente, que entretanto já não aparece na análise sinóptica das 18h:
ZcPSlA2.gif


O acumulado aqui em Carcavelos praia está em 4,6 mm.
15,9ºC, 91%, 1016,8 hPa.

Continua a chuva mas fraca.
O vento voltou para SSE e está apenas moderado.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Tenho sido bem contemplado com o desfile daquelas células intensas da tarde! Todas elas passaram aqui em cheio e largaram altas chuvadas!! :D
Com a chegada da frente não tem parado de chover desde as 18h! Apenas varia a intensidade da chuva, de fraca a forte. Que saudades deste tempo assim!
Ja levo 13,5 mm acumulados e a subir! :thumbsup:
Chove moderadamente e o vento estranhamente acalmou um pouco