Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,310
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Com a limpeza do céu, aumentou a amplitude térmica diurna, e isto apesar da neblina matinal espessa. Prevalece, no entanto, a subida da média.

Mínima de 11,7ºC (desceu só 0,5ºC em relação a ontem) e máxima a ultrapassar os dias anteriores, já vai em 18,5ºC. Pouco mais deve subir.

Vento de leste fraco, mar como um lago, apenas uma ondulação com boa formação.

Pressão em descida muito lenta, 1029,0 hPa nesta altura.

O anticiclone transfere a sua área de pressão mais elevada para a Europa de leste. Cava-se um vale nos Açores. A massa de ar tropical que nos afecta formou até novas ondulações na frente próxima do noroeste da península.
ICp91zS.gif
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Sigo com 20,6 ºC.
Esta manhã fui correr para o Monsanto de calções, como se de uma manhã de Maio se tratasse!
Não me lembro de ver um inicio de Dezembro assim ...:sad:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,310
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sigo com 20,6 ºC.
Esta manhã fui correr para o Monsanto de calções, como se de uma manhã de Maio se tratasse!
Não me lembro de ver um inicio de Dezembro assim ...:sad:

Aqui continua a aquecer, 18,6º C e é dos locais mais frescos pela região nesta altura.

Os dois nascer-do-sol, de ontem e hoje, com a Lua e Vénus ( e ainda se vislumbra Júpiter à direita da Lua no de hoje):



 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,310
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A máxima aqui já passou, 18,7ºC às 16h.

Às 15h o mapa do território mostra que uma boa metade terá atingido máximas superiores a 20ºC novamente.
jWSGvTq.jpg


Comparando com as temperaturas às 7h:
pp6hOps.jpg


Mirandela e Moncorvo terão estado sob nevoeiro o dia todo.

Enquanto que a Fóia, em Monchique, teve uma amplitude térmica diurna... negativa. :confused:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
A máxima fixou-se em 20,7 ºC por volta das 16h!
Neste momento sigo com 19,0ºC
Enquanto que a Fóia, em Monchique, teve uma amplitude térmica diurna... negativa. :confused:
.

A amplitude térmica, sendo a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, creio que nunca possa ser negativa. No máximo poderá ser nula! :D
Mas é um facto curioso no que diz respeito às horas e respetivas temperaturas atingidas!
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,310
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não houve raio verde...

Neblina demasiado espessa no horizonte:

st24kWP.jpg



16,9ºC

71%


A humidade relativa mais elevada hoje foi 87% a meio da manhã; mais baixa 65% pelas 16h.

A amplitude térmica, sendo a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, creio que nunca possa ser negativa. No máximo poderá ser nula! :D
Mas é um facto curioso no que diz respeito às horas e respetivas temperaturas atingidas!

Claro, aí é que está a piada! :p
 
Última edição: