Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Sim, está certo! Voces não têm noção do dilúvio que caiu aqui à meia hora... Aquele eco vermelho do radar passou aqui em cheio! E ja pra não falar daquelas células intensas durante a tarde que afectaram aqui a zona... Já ha ruas completamente inundadas claro!
Qual é a estação que acompanha?

Sim, está certo! Voces não têm noção do dilúvio que caiu aqui à meia hora... Aquele eco vermelho do radar passou aqui em cheio! E ja pra não falar daquelas células intensas durante a tarde que afectaram aqui a zona... Já ha ruas completamente inundadas claro!

Em 1hora quase 80mm? Se a agua na rua chegar a maio dos carros acredito nesse valor. Já não é de agora que estranho muito os valores dessa zona sempre muito altos.

Aquele eco vermelho do radar passou aqui em cheio! E ja pra não falar daquelas células intensas durante a tarde que afectaram aqui a zona... Já ha ruas completamente inundadas claro!

Só vendo o gráfico da estação. Negativo, não houve ecos vermelhos a passar na zona da Venda Nova/Amadora, se é aí que está a estação.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
E hoje lá fui dar o tradicional giro, a iniciar onde ?, como já havia algum vento por aqui comecei a imaginar como estaria na serra, e claro, apontar "armas" para a Peninha, inicio de tarde pelas 15:00h começa a chover instantes antes de sair de casa, mas passou logo, a chegar ao Linhó e rumo a Peninha ainda sem chuva, mas no alto da serra estava nevoeiro, aqui não levei a DSLR pois optei por levar o guarda chuva ( nem sei bem para quê com a ventania que estava ) caso começa-se a chover, o que não aconteceu, e a compacta,

este era o cenário por lá,

23731997355_a3149931ff_o.jpg

bom, ir a Peninha e não sentir a fúria do vento é como ter um super desportivo e não acelerar nele, "apenas" registei uns modestos 84,3 Km/h, coisa pouca para este local, a velocidade normal rondava os 60 - 75 km/h, ainda não foi desta que bati o meu recorde de registo, o que também não deverá ser fácil,
a temperatura chegou aos 14,8º C, até nem estava assim para o frio,
este foi o local dos registos,

23104950033_8d77fa106d_o.jpg

de regresso a base ( ainda fiz uns registos de video da desolação da serra do mega vendaval que houve ),

rumo a Cascais, onde ainda estava a roda gigante a funcionar, o vento aqui não era forte, ainda,
mas já começava a pingar, gotas grossas tocadas a vento,
nova paragem a saída de Cascais, a chuva mais tocada a vento, mas pouca intensidade a criar obstáculos para o exercício da fotografia, que foi sempre uma constante,

23731998145_a423f16bc4_o.jpg

cabo Raso, para tirar fotos já tinha de ser dentro do carro, tripé no lado do pendura, janela aberta e carro orientado para poder fotografar e não molhar nada,

23649456561_c324001bd7_o.jpg

a caminho do Guincho, acreditem que isto não foi fácil, pois a visibilidade era reduzida e tinha de orientar o carro de modo a apontar a máquina pelo lado do vidro do pendura e não molhar nada, e local pedregoso e perto das falésias ainda arrisquei um pouco, devia ter levado o jipe pois tenho melhores condições para isto, se bem que oscila mais com o vento o que pode estragar as fotos devido ao maior tempo de exposição,

23705922246_abd1daf24c_o.jpg

na Pirolita, como tinha a chuva de frente, teve de ser com a máquina apontada para o pára-brisas ISO mais elevado e accionar o limpa vidros momento antes de carregar no gatilho ( para as longas exposições utilizo a função de atraso de exposição ) para a escova não ficar na fotografia,

23103888744_e1320a4311_o.jpg

e praia da Aguda, onde a chuva aumentava de intensidade, mas sem ser algo significativa, o vento moderado, com algumas rajadas, como chovia não deu para o medir,

23731997485_21253e213b_o.jpg

após estas, rumo a casa, de referir que a temperatura de casa até Sintra rondou os 17º C, a passar na marginal já nos 14º - 15º C e acima da Roca nos 13º - 14º até casa e sempre a cair.

E durante o tempo que escrevi o post anterior a chuva batida a vento, foi delicioso ouvir até abri a janela para ouvir bem a orquestra ( ainda tenho outra janela por fora dos estores ) que saudades,

estão 14,7º C e mais de 90% Hr e neste momento chove novamente com alguma intensidade.

Eu sigo a estação mais perto daqui que é a de Ajuda-Monsanto do Weather Underground.

Essa estação está avariada, costuma ter problemas no registo da precipitação.

Neste momento mostra um rain rate de 60 mm/h e em meia hora "acumulou" 25 mm! Provavelmente é do vento.

http://www.wunderground.com/persona...ALI2#history/tdata/s20151214/e20151214/mdaily

http://www.wunderground.com/persona...=IAJUDALI2#history/s20151213/e20151213/mdaily

Está explicada a confusão.

este era o cenário por lá,

"apenas" registei uns modestos 84,3 Km/h

:viva: reportagem!!

84 Km/h não está nada mal! Devias ter ficado até às onze da noite... (estou a brincar).
14,8ºC é excelente, um calor desgraçado para Peninha, uns meros dois graus abaixo aqui de Carcavelos.

Fotos lindas de Cascais ao Raso e para norte. Aquela a caminho do Guincho com a serra cortada pelo tecto baixo e a luz da Roca nas nuvens é espectáculo.:thumbsup:
A da Pirolita é o cúmulo da teimosia! :lol: mas tinha que ser :bombar:

Excelente, como sempre!