Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
As imagens de Radar do IPMA não são muito animadoras... para já.
Vento fraco e temperatura nos 14,9 ºC.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ponto da situação: a primeira frente tem actividade cada vez mais reduzida.

xULCC0V.gif


As descargas terminaram já há duas horas:

JRV1tOQ.jpg



Persistem ecos fracos a sudoeste mas mais para norte e mais longe da costa, até são muito pontualmente vermelhos, portanto, torres isoladas numa frente descontínua:

emGq1nA.gif



A imagem de satélite confirma a dissipação, mantendo apenas alguns curtos segmentos de actividade; pode reactivar-se ao aproximar-se da costa:

q3hmFFC.jpg



Temperaturas notavelmente elevadas para uma noite de final de Dezembro, a sensação aqui em Caracavelos é mesmo de ar abafado, apesar da ventania:

LF3UuYc.jpg
 

vortex

Cirrus
Registo
24 Dez 2015
Mensagens
78
Local
Brejos de Azeitão
Obrigado StormRic. Os dados são de uma WS1060(Velleman),mas com o sensor de vento separado(alteração feita por mim) e a 6m de altura do solo.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado StormRic. Os dados são de uma WS1060(Velleman),mas com o sensor de vento separado(alteração feita por mim) e a 6m de altura do solo.

Portanto é uma estação gerida pessoalmente. :thumbsup:


O segmento de frente mais a norte reactiva-se e as células agrupam-se; mesmo aqui a oeste os ecos aumentaram um pouco em extensão mas não tanto em intensidade:
ValH4tA.gif


Temperaturas quase se poderia dizer, absurdas para a data e hora:
XcmcuIJ.gif


Repare-se em especial na boca do Tejo, há muito ar húmido e morno nesta zona, talvez se prepare um "efeito Caparica".

Rajadas em S.Domingos de Rana, aqui um pouco a norte para o interior, já atingem os 50 Km/h.
Carcavelos praia começa a ficar agreste.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
A frente parece estar a reativar-se, ecos amarelos perto de lisboa e ecos vermelhos e amarelos ao largo do litoral Norte e Centro:

prt151227211005.jpg

Acho que hoje não vou dormir, estou a pensar como vou filmar a trovoada, pois há cape suficiente para isso.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Só amanhã à tarde é que haverá CAPE interessante. Por enquanto não há nada de significativo.

Eu refiro-me há região norte. No norte amanhã já não haverá cape suficiente à tarde. O melhor do evento é até ás 12h de amanhã.