Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2016

hoje às 8h e pouco estava assim:

2ijlug1.jpg

30rmcdc.jpg

eriy4x.jpg

25rz4gk.jpg

1znwdqd.jpg

Aqui por estes lados já caiu alguma geada, á uns 15 dias atrás, mas ainda foi ligeira, apenas "queimou" as flores que estavam tenras.
Olhas que essas couves já dão para fazer um petisco, ainda por cima com esse gelo todo em cima, os mais antigos costumam dizer que elas assim ficam mais doces.

Hoje também foi um dia bem fresco por aqui.

mínima: 2.9ºC
máxima: 17.1ºC
actual: 11.7ºC

Boas!
Por Carnaxide a máxima foi de 15,3°C e a mínima de 9,0°C.
Hoje, por Sintra, para não variar, a humidade é que dominava aqueles ares e terras. Todos os trilhos tinham poças e as pedras estavam molhadas. Sabe sempre bem abstrairmo-nos um bocado do ambiente pesado da cidade. :D
Aqui ficam algumas fotos:
TFYr0lg.jpg

W0I1iFY.jpg

hF2XbgQ.jpg

@jonas_87 não sei se conheces o museu Anjos Teixeira, mas o vale em que está inserido é propício a inversão forte. Vi geada ao final do dia nas zonas ao pé do curso de água que por ali passava. Estranhei imenso a diferença de temperaturas entre esse local e a vila de Sintra, por exemplo.
Amanhã publico mais fotos (se tiver tempo e se me apetecer :p), com mais detalhes desta caminhada. :thumbsup:

E tal como esperava a inversão por aqui também foi boa e desta vez consegui observar uma ligeira geada no descampado do metro da Amadora-Este e num vale abrigado de Benfica. O meu pai por volta das 9h relatou-me geada e 5ºC no vale de Odivelas, aqui bem perto de mim! :)
Pelo 2º dia consecutivo (ontem e hoje) registou-se aqui na zona uma mínima na casa dos 5ºC, desta vez desceu aos 5,5ºC com 90% de HR!! :cold: Para o que é habitual nesta região durante o mês de Dezembro é sem duvida abaixo da média... Máxima normal e agradável de 15,4ºC

Hoje o arrefecimento é mais lento, o ar está mais seco, embora a HR vá aumentando lentamente e o vento continua nulo. 10,1ºC actuais

O meu pai por volta das 9h relatou-me geada e 5ºC no vale de Odivelas, aqui bem perto de mim! :)

Ontem às 0h20, o carro marcou 4ºC na recta da Paiã, e havia bancos de nevoeiro nos terrenos agrícolas do vale.
De manhã, tanto ontem, como hoje, às 9h45 ainda havia geada nos lugares onde não dava sol.

Essa zona é muito propicia à geada, ao contrário do lugar onde moro.

Bom dia, mínima banal de 8,7ºC e a registar muito menos humidade do que a madrugada de ontem.
Por agora em Entrecampos Céu totalmente limpo e vento fraco bastante desagradável.

Boas,

Deixo então fotos da geada ocorrida ontem aqui nos vales perto de casa.
Como tinha dito no post, fui surpreendido dado que tinha tido mínima de 8,3ºC, e saí de casa com 10,1ºC, isto às 8:15.
Qual é o meu espanto que assim que desco para o vale do Cabreiro a temperatura cai logo para os 3ºC, tendo chegado aos 1/2ºC nos sectores mais frios do vale. Grande inversão.

Fotos.

Vale do Pisão/Cabreiro

20mb image hosting

free image host

Um dos sectores mais frios, já identificado desde 2013.

image upload

Levei o auriol.

adult picture hosting

Termometro da bike.

image free hosting

Aqui ja é o vale da ribeira da Malveira,próximo do Guincho, bela geada, foi uma surpresa.

img upload

free photo upload

@jonas_87 tens ai uma bike á maneira ;), realmente é uma inversão notável, aqui em Almada o micro clima criado pelo lago do Parque da Paz faz com que por vezes na zona alta da cidade a temperatura ande a volta dos 14ºC e na Cova da Piedade bem mais abaixo chegue a ter 4ºC ou 5ºC. Se hoje tiver tempo e o vento não pregar partidas levo o termómetro digital da Auriol até lá e reporto a mínima.