Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017



remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
É muito mais comum aparecerem pressões no Inverno perto de 1040 hPa do que no Verão, não é bem novidade (I mean olha para a Sibéria), sendo parte da causa disso a temperatura. Para não esquecer que a dinâmica do mesmo é diferente de acordo com a estação, principalmente em relação à localização.
____

Por aqui 1,8ºC e se continuar vento não deve descer muito mais.

Obrigado pela explicação, para mim é novidade, porque só há um ano é que tenho estação e por isso não ligava muito à pressão atmosférica;)

Muito frio hoje, cheguei ao carro grande camada de geada, toca a descongelar o vidro lol :cold:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bons dias,

Tal como esperado, a mínima não foi além dos 7,0ºC devido ao aparecimento súbito do vento moderado.
No entanto, mais uma vez foi possível comprovar que basta uma situação de vento nulo para que esta zona se torne uma das mais frias por inversão térmica do Concelho de Almada. A ver se para a próxima tenho mais sorte com o vento.

Actual:

7,5ºC
71%h.r
Vento fraco de Leste
1032hPa
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons dias,

Tal como esperado, a mínima não foi além dos 7,0ºC devido ao aparecimento súbito do vento moderado.
No entanto, mais uma vez foi possível comprovar que basta uma situação de vento nulo para que esta zona se torne uma das mais frias por inversão térmica do Concelho de Almada. A ver se para a próxima tenho mais sorte com o vento.

Actual:

7,5ºC
71%h.r
Vento fraco de Leste
1032hPa

Foi mais um evento de frio em que a estação da Praia da Rainha passou despercebida, pois apareceu quase sempre algum vento, mesmo que mínimo, é logo suficiente para quebrar aquela inversão tão localizada. O grande potencial da zona está lá, mais o raio do vento estraga tudo.
Estando presentes as condições ideias de vento nulo, é das estações com maior arrefecimento noctuno, nas primeiras horas de inversão.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom valor!
Então junto a ribeira de Coina, terá ido aos -2ºC?
Muito provavelmente. Na zona do viaduto por baixo da A33 as temperaturas são estupidamente baixas, cerca de 3 a 4 graus abaixo do que costumo ter. - 2 será até uma previsão pessimista...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@jonas_87 é bem verdade. Daí que eu há uns dias, tenha feito uma comparação do local onde está instalada a EMA da Praia da Rainha e onde tenho feito medições no Parque da Paz. Para além de serem ambos muito parecidos (tirando o factor importantíssimo da Arriba Fóssil) basta o aparecimento de vento fraco para disparar logo as temperaturas. Senão veja-se na minha Estação:

Pelas 20h já ia disparada,

0f7a1f9f-94e2-4470-894c-e68947231420.png


Mal apareceu o vento,

92193b27-2965-4814-9356-f0aa9c8963eb.png