Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2021

Bom dia! :)
Mas que bela madrugada! Nem consegui dormir como deve ser, chuva e trovoada,. :rain: :trovao:
As estações aqui da zona com acumulados a variar entre os 30mm e os 40mm! :surprise:

Observemos para onde vão aquelas células gigantes, a primeira não deve atingir o Continente, mas as outras...

Xht9VRG.jpg

Ainda não aparecem no radar.

A situação às 6h mostra um complexo sistema de frentes a rodear uma massa de ar tropical.
As células que entraram nas últimas horas na península de Setúbal estão associadas ao ponto triplo da oclusão.

RwyQKSf.gif

Coruche agora debaixo de eco amarelo/laranja:

zsPhq0m.jpg

Última edição:
Bom dia.

Domingo passado a fazer mudanças, não dei por trovoada, àquela hora já estava ferrado tal era o cansaço :D

Hoje, muita chuva em Loures pelas 7h/7h30.

A partir das 7h45, em Alvalade, temos tido aguaceiros, ora o tempo fecha e a noite volta, ora pára e fica um pouco mais claro.

Fotografia às 08h22 durante uma das pausas da chuva.

1639988792324 by duarthe_sousa, no Flickr

Bom dia!

Ainda não sei o que é que o meu modesto pluviómetro acumulou, mas que está mais cheio do que ontem está! :D Daqui a nada já lá vou espreitar :) Mas choveu a noite toda, acordei várias vezes. As minhas estações de referência do momento, uma em Santo Estêvão e outra Vila Franca, registam, respetivamente, uns gordíssimos 45,49 mm e cerca de metade da primeira, 27,43 mm.

Agora mesmo caiu um violento aguaceiro em Samora. Estão 14,4 ºC por aqui agora.

Edit: Bom, já lá fui espreitar o pluviómetro; 21 mm. Já dá para ter uma ideia :D

Última edição:
O Registo das primeiras 12 horas desta depressão (Alguém lhe deu um nome?)
Tem sido pela peninsula de Setubal que ela tem entrado e infelizmente não tem chovido muito onde era preciso.
Olhando para o radar às 12:00, se vê que uma segunda vaga de intensidade de chuva vai entrar em território português e desta vez mais a sul da peninsula de Setubal!
12 horas 20122021.webp

Bom dia!

Uma boa madrugada de chuva, por vezes intensa, e alguma trovoada ao longe! :rain::trovao: Deu para acordar algumas vezes...
Embora a chuva mais intensa tenha passado a SE, mais no centro de Lisboa e margem sul, o acumulado desde as 0h até agora segue nos 27,7 mm! Nada mau para começar :) E ontem à noite ainda acumulou 0,5 mm.
À passagem das células mais fortes, o vento soprou com rajadas fortes!

Neste momento, volta a chover com alguma intensidade e estão 15,2ºC.