Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A AML continua a acumular a um ritmo lento, precipitação fraca, por vezes moderada mas durando pouco.

Rede Clima.AML
2022 Dez 25 17:00

13,2 mm Vila Franca de Xira
32,2 mm Mafra
40,4 mm Sintra Algueirão
29,6 mm Amadora
31,8 mm Odivelas
25,8 mm Loures
31,8 mm Lisboa Carnide
24,2 mm Cascais
28,8 mm Oeiras
32,6 mm Almada

12,6 mm Montijo
15,8 mm Alcochete
13,6 mm Barreiro
16,2 mm Moita
24,6 mm Seixal S.Marta Pinhal
19,2 mm Sesimbra Q.Conde
23,2 mm Palmela
11,8 mm Setúbal

Grupo de células a aproximar-se de Peniche. Movimento geral continua SW-NE, mas há uma convergência Sul-Norte que traz os restos da frente que passou para sul de volta para norte, ao encontro da frente oclusa.

4jGSiMM.jpg

Ainda não acabou... ;)
Que estações estás a seguir para Coimbra?
A EMA do aeródromo deixou de registar às 11:20.
.
Sigo esta em São Martinho, bem perto da EMA de Coimbra (Bencanta).

O acumulado da Ema do aeródromo bate certo, depois dessa hora também pouco choveu.

7e0e6b83f4c861d0750ff9ab98ddecde.jpg

Feliz dia de Natal para todos!
Depois de uma série de dias, com tudo nublado, mas sem chuva, uma humidade brutal e um calor completamente indigno do mes de Dezembro (ontem de manha, sai as 9 para a rua e só pensava, vou regressar a casa para vestir manga curta!!) eis que esta noite tudo mudou, caiu uma grande carga de agua por volta das 3 da manha) e quando acordei estava tudo super molhado e chovia com alguma moderação..
Faço anos hoje e lembro-me bem de todos os meus natais passados e já há muitos anos que não me me lembro de termos um dia de natal a chover e bem, como hoje!
Lá sai de casa,como o faço todos os anos para almocar fora e vim até à zona Oeste, mais precisamente à praia de porto novo, bem.perto do Vimeiro...
Sai as 12.30 e choveu literalmente todo o caminho de forma bastante forte.
Enquanto almocei e parou por um bocado, pensei em ir até Peniche para ver como estava o mar, (que estava tempestuoso e em conjunto com fortes rajadas de vento que até abanavam o carro) e voltou a choveu...
Ou seja aqui pela zona Oeste choveu quase sempre e de forma persistente e forte todo o dia!
Agora estou de regresso a Lisboa, a entrar na A8 e continua a chover sem parar...muitos lencois de agua, temperatura nos 13 graus, (desceu em relação a ontem, hoje já se sente algum frio), e foi realmente um dia de Natal super chuvoso para mais tarde recordar!
Continuacao de Boas Festas para todos !

O acumulado da Ema do aeródromo bate certo, depois dessa hora também pouco choveu.

Sim, realmente tem havido ali na área de Coimbra uma menor acumulação.

Neste momento a EMA do aeródromo está em branco, sem dados em todos os registos. :intrigante:
O Observatório também sem dados. Apenas Santa Clara nos informa oficialmente da precipitação pela zona, tem 15,7 mm até às 18:10 e desde a manhã que só acumulou mais cerca de 1 mm, além de Bencanta que tem acumulado hoje até às 18:00 15,1 mm.
Pelo radar ainda há precipitação a caminho, restos das frentes, movimento sempre SW-NE.

RWVLlMP.jpg

Bastante vento e rajadas fortes aqui pelo litoral sintrense. 16ºC e nada de chuva, por enquanto.
FELIZ NATAL para toda a comunidade MeteoPT, saúde e felicidades!

PS: Hoje instalei o anemómetro na minha estação. Já deverá estar a debitar dados.

Ver anexo 3666
Feliz Natal e parabéns pela instalação!
Dia de Natal a contrariar os últimos dias, mais fresco e com chuva a acompanhar!

Um feliz Natal para todos

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Olha aí as novas marcas das recentes cheias do Lizandro, impressionante...
Foto tirada esta tarde na aldeia do Carvalhal(Mafra).

Yep. Estive lá no pico da cheia de Dezembro. Até coloquei umas fotos uns posts lá para trás. Obrigado pela partilha.

Feliz dia de Natal para todos!
Depois de uma série de dias, com tudo nublado, mas sem chuva, uma humidade brutal e um calor completamente indigno do mes de Dezembro (ontem de manha, sai as 9 para a rua e só pensava, vou regressar a casa para vestir manga curta!!) eis que esta noite tudo mudou, caiu uma grande carga de agua por volta das 3 da manha) e quando acordei estava tudo super molhado e chovia com alguma moderação..
Faço anos hoje e lembro-me bem de todos os meus natais passados e já há muitos anos que não me me lembro de termos um dia de natal a chover e bem, como hoje!
Lá sai de casa,como o faço todos os anos para almocar fora e vim até à zona Oeste, mais precisamente à praia de porto novo, bem.perto do Vimeiro...
Sai as 12.30 e choveu literalmente todo o caminho de forma bastante forte.
Enquanto almocei e parou por um bocado, pensei em ir até Peniche para ver como estava o mar, (que estava tempestuoso e em conjunto com fortes rajadas de vento que até abanavam o carro) e voltou a choveu...
Ou seja aqui pela zona Oeste choveu quase sempre e de forma persistente e forte todo o dia!
Agora estou de regresso a Lisboa, a entrar na A8 e continua a chover sem parar...muitos lencois de agua, temperatura nos 13 graus, (desceu em relação a ontem, hoje já se sente algum frio), e foi realmente um dia de Natal super chuvoso para mais tarde recordar!
Continuacao de Boas Festas para todos !
Muitos parabéns antes de mais.. e espero que tenha gostado de andar a passear no "meu quintal"..
É sempre bom saber que há pessoas que se lembram ou descobrem este cantinho..

Bom regresso a casa!..

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Última edição:
Um dia de Natal bem molhado, com 41,2 mm acumulados. :rain:

O mês de Dezembro passou já dos 300 mm, mesmo sem a intensidade dos eventos de precipitação de Lisboa.

O dia de Natal fica terminado na rede AML com estes acumulados:

Rede Clima.AML
2022 Dez 25 23:30

17,8 mm Vila Franca de Xira
33,0 mm Mafra
41,2 mm Sintra Algueirão

29,8 mm Amadora
32,0 mm Odivelas
26,0 mm Loures
32,0 mm Lisboa Carnide
24,6 mm Cascais
29,0 mm Oeiras
33,0 mm Almada
13,0 mm Montijo
16,2 mm Alcochete
14,0 mm Barreiro
16,6 mm Moita
25,0 mm Seixal S.Marta Pinhal
19,2 mm Sesimbra Q.Conde
23,4 mm Palmela
12,0 mm Setúbal

A meia hora que falta aparece nas tabelas com data de 26, por isso as somas são publicadas só até às 23:30 e a última meia hora é contabilizada na soma do dia 26. (:huh:... pois).

Última edição:
Boa noite,

Já passa da meia noite, mas mantém-se os votos de Feliz Natal a todos. Até às 23:59 de 06/01 é Natal! :D

Ficam os registos de um dia de Natal chuvoso.

Extremos: 17.8ºC (madrugada e antes da passagem da frente fria) / 12.7ºC (registados poucos minutos antes da meia noite)
Acumulado: 23.09 mm

Rain rate máximo: 42.6 mm/h (na sequência da passagem da frente fria)

Screenshot-2022-12-26-at-00-01-35-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

Sigo 13.0ºC, vento fraco de SE.

Estado
Fechado para novas mensagens.