Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia.

Esta manhã decidi ir mais uma vez até Bucelas, onde registei -3,6ºC junto à Bemposta, pelas 7h45. Não tirei fotos porque não consegui arranjar sítio para parar o carro, mas a descrição é simples: tudo branco.

eQC1m9t.png

Antes, ao sair de casa, diversos carros gelados. A mínima foi de 1,2ºC no meu sensor. 1,5ºC na estação mais próxima e 1,0ºC na estação do Clima.AML

1702983402933 by Duarte Sousa, no Flickr

Depois de Bucelas, antes de apanhar o autocarro para Lisboa, paragem no Infantado para ver o nevoeiro rasteiro na lezíria.

1702977188656 by Duarte Sousa, no Flickr

Boa tarde,
Hoje, sim, houve inversão térmica a sério! A temperatura mínima de hoje foi de 2,7ºC e teria sido ainda mais baixa não fosse o vento ter começado a soprar ainda antes do nascer do sol, por volta das seis e meia da manhã. :cold: Não foi o suficiente para criar geada mas houve um forte orvalho durante a madrugada que acumulou 0,3 mm durante a madrugada. De facto, o orvalho nestes últimos dias e a condensação da humidade já levou a um acumulado de 0,8 mm na minha estação. :shocking:

Entretanto sigo com uma temperatura atual de 12,7ºC, céu limpo e vento fraco de nordeste. :)

Última edição:
Hoje tivemos uma madugada que já foi fria, as mínimas sobre as colinas desceram aos 4ºC a 5ºC, com dois extremos nas estações mais baixas: Sacavém 2,0ºC e Vialonga 1,6ºC.
Como o vento se tem mantido fraco, não tem sido desagradável. As máximas continuam normais, entre os 13ºC e os 15ºC (Máxima normal média é 14,6ºC para Gago Coutinho).
Deve ter havido geada no vale de Vialonga/Trancão.

Boas,

Hoje de manhã, afinal, não me consegui convencer a sair da cama :D e, portanto, não vos sei dizer se houve ou não geada por cá. A mínima prevista pelo IPMA era de 2 ºC. Por volta da meia-noite começou a formar-se uma ténue neblina, muito baixa.

O dia foi mais frio do que os anteriores, especialmente devido ao vento gélido que, por vezes, se fazia sentir. A utilização do gorro foi fundamental sempre que no exterior.

Ao final da tarde, lá fui até aos arrozais onde não me atrevi a ir de manhã. Adivinhem o que encontrei, outra vez, por lá...
Flamingos, pois claro! :hehe: Acho que menos hoje, mas ainda assim um bando digno de nota. Também diferente foi o facto de hoje me ter conseguido aproximar bastante mais deles :)

E é assim, enquanto outros pontos do país enregelam, aqui pelas lezírias do Tejo é isto:
7Hosrn2.jpg

mSH2ARB.jpg

WOuUzxz.jpg

iQV63YM.jpg

YzlpIq3.jpg

efxuRCG.jpg

QG7ua8k.jpg

S8BYviz.jpg

E um solzinho também, já agora. Este é, afinal, um fórum de meteorologia :D
ObMWfVe.jpg

A noite segue mais amena que ontem, com 8 ºC neste momento.

Boa noite,

Céu nublado e 10.5ºC na estação mais próxima, com vento fraco a moderado.

Ontem a máxima fixou-se na casa dos 13ºC.

Boa tarde,
O dia nasceu de uma forma muito diferente da dos dias anteriores, com céu muito nublado, uma temperatura de quase 15ºC à hora do nascer do sol e vento moderado a forte de norte. Chuviscou por volta das oito e meia da manhã, acumulando 0,2 mm, e depois o vento rodou para norte e nordeste. :) O céu limpou completamente na hora seguinte e neste momento está céu limpo e a temperatura atual é de 16,4ºC. A sensação térmica é fria mas está bem mais agradável do que nos últimos dias. :w00t:

Estado
Fechado para novas mensagens.