Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia. Dia de inverno por aqui, para surpresa minha ocorreu agora um aguaceiro de chuva fraca mas prolongado e a temperatura desceu agora para apenas 8°C. :cold:

Ora bons dias a todos, noite com ou outro aguaceiro pontual e agora ao início da manhã igualmente, temperaturas condizentes com a época do ano e ainda pode aparecer mais um ou outro aguaceiro durante a manhã pelo menos.

Relativamente às minhas aventuras/desventuras no último dia do mês passado...digamos que o meu itinerário com início no oeste pela manhã (em que não chovia) nada teve a ver com o meu resto do dia,
consegui apanhar boas horas de ponta de precipitação entre o Cartaxo e a zona oeste durante a tarde e como é lógico passei na baixa e em Belém também..por isso apanhei um "pouco" de tudo o que era bom naquele dia grandioso na zona centro, para mim dia 30 de Novembro não existirá nos próximos calendários até porque tive um calhau que pensava que estava numa prova de F1 e que se conseguiu infechar contra o meu carro enquanto derrapava...faltaram-lhe os pneus adequados para a chuva e um cérebro para ajudar na condução.
Posto isto dia 30 Novembro fica erradicado do mapa para os anos vindouros, ele também não existiu este ano :brucelee:

Bom dia. Em Santa Cruz registo de um aguaceiro fraco entre as 08:00 e as 09:30.
Neste momento céu pouco nublado. Vento fraco de NO.
Registo de aguaceiro no mar a oeste:
20231202_104539.webp

Para descrever o dia até ao momento aqui na Póvoa, é fácil: consegui secar a roupa toda no estendal ao ar livre :D.
Apesar de hoje pouco depois das 6h ter caído o último aguaceiro acumulando 0,3mm; ontem o acumulado ficou-se pelos 1,3mm, que tivessem acumulado, só registei dois aguaceiros, pelas 11h e pelas 13h aproximadamente.

Nada de especial quanto a frio, valores normais: Máximas ontem e hoje de 15,4ºC e 16,1ºC; mínimas 9,4ºC e 9,6ºC. Registos aqui da estação local, da Escola.
20231202_151252.webp

20231202_151320.webp

Última edição:
Panorâmica a NW com excelente visibilidade. Berlengas bem visiveis:

Familiares que viviam nessa zona sempre me diziam que quando no "Inverno" se via as Berlengas assim tão límpidas, era sinal de que ia chover no dia seguinte.
Mais uma vez parece que tinham razão.

A análise de hoje às 12h mostra o anticiclone secundário, aquele a Leste dos Açores, a chegar-se sobre a Península Ibérica.
CX4kyMA.gif

Na previsão para amanhã, a frente que está agora nos Açores chegará à noite ao continente, enquanto o centro de altas pressões secundário será absorvido na dorsal que ficará para Leste da península:
WW6anjS.gif

mOfJCLU.png

Boa noite

Após um inicio de manhã nublado e com um aguaceiro fraco que nada rendeu, o dia apresentou-se novamente fresco e soalheiro, com céu pouco nublado.
O vento esteve quase sempre nulo, mas por vezes sentia-se uma brisa de N, que foi o suficiente para a mínima não ter baixado tanto.
Durante a tarde fiz uma caminhada pelos campos baldios junto à cidade e tive o privilégio de encontrar uma aranha argiope bruennichi, foi a primeira vez que vi um exemplar desta espécie :w00t:

Amanhã a conversa será outra, com a chegada de uma nova frente :D

Extremos: 9,4ºC / 16,1ºC

T. Atual: 10,9ºC
HR: 81%
Vento: Nulo

Ontem, pela hora de almoço, fui até à zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, na zona da Praia dos Pescadores.

Pouco depois de lá chegar, pelas 12h45 abate-se um belo aguaceiro, fazendo a temperatura cair dos 16ºC para os 11ºC.

Ficam algumas fotos do passeio.

1701475292464 by Duarte Sousa, no Flickr

1701475292384-Pano by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291987 by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291953 by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291902 by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291826-Pano by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291516 by Duarte Sousa, no Flickr

1701475291504 by Duarte Sousa, no Flickr

Hoje fui fazer com um grupo, o novo percurso do rio Trancão e os novo passadiço, o pessoal ao fim de +- 5 km resolveram voltar para trás, mas como andava com vontade de o fazer na totalidade e até onde foi possível fazer, etar de Alverca, uns modestos 30km :D,

estava algo fresco e pouco vento, mas apanhei um pequeno aguaceiro na Praia dos Pescadores

Boa noite,
Os aguaceiros pós-frontais ontem e hoje acumularam 1,5 mm (1 mm na sexta-feira e 0,5 mm hoje). Entretanto, no dia de hoje, a situação mudou, com o céu totalmente limpo a partir das duas/três da tarde. Esta noite parece que está a haver uma situação bastante intensa de inversão térmica, com a temperatura atual já nos 7,5ºC. :cold:
Amanhã a chuva deverá regressar e a massa de ar mais húmida e quente já é visível nas imagens de satélite. Devido à chegada dessa massa de ar, que deverá ocorrer já nas próximas horas, a temperatura não deverá atingir valores muito mais baixos que este. :)

Estado
Fechado para novas mensagens.