Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2025

Ora bom dia, cá estamos...zona oeste pelo Bombarral, vai chovendo sempre com alguma vontade... é incrível como o clima é tão "especial" aqui neste micro clima em redor da Serra do Montejunto, ontem ao final da tarde até fomos brindados com uma fogaz aparição de um trovão, mas hoje pelo início da manhã já tivemos o remake em dose dupla, agora, pelos vistos tudo acalmou, mas...as várias previsões que davam pouca precipitação para o final do dia/noite de ontem e o início do dia de hoje caíram uma vez mais totalmente no engano.

Meus senhores, mas que ventania é esta hoje, aqui por Lisboa? Rajadas fortissimas de vez em quando, que me levam as flores todas e os enfeites de Natal que estao na varanda da parte de fora....
Dia fresco, potenciado pelas rajadas que faz piorar a sensacao termica.
Aguaceiros tambem, de vez em quando embora pouco frequentes...
Que dia estranho...

Última edição:
Boas
Por Peniche está uma ventania terrível. Estamos há várias horas a levar com vento médio muito forte e rajadas sempre a roçar os 90km/h, sendo que às 07h50 foi registada uma rajada de 102km/h no Cabo Carvoeiro.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Últimos 30 minutos dantescos por aqui. Esta zona à volta da baía já estava toda alagada, com o Rio Tornada quase a comer a EN, faço ideia como estará agora.
É o Rio de Alfeizerāo.. é aqui muito perto de minha casa.
A mota do rio rebentou ja pela segunda vez.. agora um pouco mais acima, na primeira vez foi reparado, agora desta vez ha muita lama e ainda não conseguiram reparar..

Enviado do meu SM-N770F através do Tapatalk

O vento está muito agreste aqui na zona! Acho que merecia, pelo menos, um aviso laranja.
Vi no quintal do vizinho uma pérgola de metal a ser quase arrancada pela força do vento e pelo efeito de vela que o toldo faz. A fixação ao chão cedeu e uma das pernas estava completamente solta e levantada a 30 cm do chão com cada rajada. Felizmente, a corda rompeu primeiro e deixou de haver efeito de vela.

Um dos mais fortes episódios de vento muito forte pela faixa costeira e não só.
Aqui na Póvoa, forte a rivalizar com as nortadas de Verão mais intensas.

SPMoel_15.webp
CaboCarvoeiro_15.webp
CaboRaso_15.webp

É um vento diferente da nortada de verão no sentido em que é pequena a diferença entre o vento médio e as rajadas.

Anexos

• Vento_20251216-10.webp
    Vento_20251216-10.webp
    50.3 KB · Visto: 8
  • Vento_20251216-11.webp
    Vento_20251216-11.webp
    50.1 KB · Visto: 4
  • Vento_20251216-12.webp
    Vento_20251216-12.webp
    51 KB · Visto: 5
  • Vento_20251216-13.webp
    Vento_20251216-13.webp
    50.6 KB · Visto: 6
  • Vento_20251216-14.webp
    Vento_20251216-14.webp
    51.2 KB · Visto: 6
  • Vento_20251216-15.webp
    Vento_20251216-15.webp
    50.5 KB · Visto: 7
Um dos mais fortes episódios de vento muito forte pela faixa costeira e não só.
Aqui na Póvoa, forte a rivalizar com as nortadas de Verão mais intensas.

Ver anexo 27870Ver anexo 27868Ver anexo 27869

É um vento diferente da nortada de verão no sentido em que é pequena a diferença entre o vento médio e as rajadas.
Podes crer, só me fez lembrar aquelas ventanias em Maio, que tenho uma arvore que bate na janela da marqise qd faz muito vento e hoje aconteceu isso o dia todo...
E estou a 30 kms da costa...
Já há muito tempo que nao via vento forte assim...
Dia muito desagradavel e frio...

Peniche...
Continua medonho este vento!
Nunca me tinha acontecido não conseguir sair do carro. Estacionei à porta de casa e vi jeitos de ter de pedir ajuda para sair do carro! Abria a porta e não tinha força para contrariar a força com que o vento empurrava a porta!
Aqui no centro de Peniche está medonho. Nem são as rajadas, é o vento que tem uma força absurda e constante!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

É raro ver tanto vento como hoje na Ericeira, estava bem forte!

Por Loures segue rajadas de vento forte!

Cenário na Ericeira: