Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2025

Será que caiu alguma água neve, um floquinho?...

Ver anexo 28179

deixo também aqui o meu registo, não é todos os dias

Capturar.webp

4.8mm atual,

• Gosto
  • Adoro
Reactions: StormRic e Geopower
Será que caiu alguma água neve, um floquinho?...

Ver anexo 28179
esqueci me de dizer que a minima foi -0.4ºC, prai uma meia horita antes do primeiro aguaceiro da madrugada
Atenção, que temperaturas negativas à superfície, por si só, não significam neve. O que aconteceu foi apenas arrefecimento superficial por inversão térmica.
Para nevar a cotas baixas é necessário que toda a coluna de ar relevante esteja fria, desde onde a precipitação se forma até ao solo. Se houver uma camada quente por cima (que havia), a precipitação chega líquida.

• Gosto
Reactions: david 6 e StormRic
deixo também aqui o meu registo, não é todos os dias

Ver anexo 28215

4.8mm atual,

Atenção, que temperaturas negativas à superfície, por si só, não significam neve. O que aconteceu foi apenas arrefecimento superficial por inversão térmica.
Para nevar a cotas baixas é necessário que toda a coluna de ar relevante esteja fria, desde onde a precipitação se forma até ao solo. Se houver uma camada quente por cima (que havia), a precipitação chega líquida.
Terá sido isso que aconteceu em Coruche, onde as mínimas por inversão e com vento fraco costumam ser das mais baixas do Litoral Centro. E desta vez não foi excepção, porque as temperaturas naquela altura eram efectivamente das mais baixas da região, locais mais altos tinham logo valores superiores.

• Gosto
Reactions: TiagoLC e david 6