Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2011

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Pela vossa zona a parte mais activa de depressão está a entrar em portugal ,mas parece que não traz assim tanta chuva nem sequer trovoadas
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pela vossa zona a parte mais activa de depressão está a entrar em portugal ,mas parece que não traz assim tanta chuva nem sequer trovoadas

Ainda agora caiu um aguaceiro rápido mas forte. Duram apenas alguns instantes mas quando chove, chove a sério.

Durante o aguaceiro, houve queda de algum granizo e vento muito forte de oeste.

Sigo com 10mm acumulados.
Temperatura nos 9,9ºC.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Algum granizo, também por aqui, com 11,6ºC neste momento.

8,6mm de precipitação acumulada, sendo que o vento sopra moderado a forte.

Humidade nos 78% e pressão a 1001 hPa.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Por volta das 5:45 voltou em força a trovoada, mas muito mais intensa, 3 raios bastante perto daqui, e positivos (lindo som :D), num instante formou-se um temporal enorme, chuvia com uma enorme intensidade acompanhada de valentes rajadas de vento! :shocking:

Por agora volta a chover com intensidade acompanhada novamente de rajadas fortes, já ouvi mais 3 trovões.

A tarde promete, grande evento este! :D

Sigo com 11ºC e 1000 hPa.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas

Aqui por Setúbal a partir das 5h até as 6:30 foi quando passou a frente com forte trovoada e muita chuva o vento assustou por momentos!! tive uma rajada de 82,1km/h WSW e a precipitação acumulada até agora é de 11,6mm!

Esperava mais era do vento que não fosse a trovoada estaria a ser uma desilusão...

PS: a rajada de 82,1km/h foi segundos antes de chegar a trovoada
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boa tarde.

Madrugada muito agitada, deu pelo primeiro trovão ás 4:50, e de seguida veio a trovoada acério. Caiu um raio aqui na Atalaia, perto da igreja, foi um estrondo enorme, e foi uma trovoada bem forte.

A chuva e o vento + o granizo também foram fortes.

Agora está a chover forte, trovoada dispersa para já e 13mm acumulados.
 

rafaeljona

Cumulus
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
167
Local
Torres Vedras
Durante a madrugada acordei com vento muito forte, trovoada e muito granizo
De manha pelas 8:15 caiu um aguaceiro muito forte com granizo e rajadas bem fortes e foi durante uns bons 8 minutos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia!
Mas que belo temporal esta madrugada, como já não via há algum tempo...
Vento muito forte, com rajadas fortíssimas, que causaram danos na minha rua, uma daquelas "casotas" dos construtores para venderem apartamentos tombou em cima de um carro, com danos para este último, algumas varandas tiveram danos...
A trovoada durou 2 horas, parecia uma passerelle com tantos flashes...
Agora tudo mais calmo.
Precipitação registada em Corroios foi de cerca de 17mm.

Exacto, foi uma noite perfeita, esqueceste-te de referir o granizo que pelo menos caiu aqui na baixa de Corroios por duas vezes, pensei que ia ficar sem a clarabóia do prédio... :w00t:

Entretanto levantei-me e fui à varanda (é claro que um espectáculo destes merece ser visto ao vivo :cool:) e parecia que estava a andar sobre seixos, tal era a acumulação de granizo, e para além disso estremecia tudo devido ao vento e aos fortes trovões, foi lindo.

Depois acalmou tudo durante uns 3 minutos e voltou à carga de novo. Destaque para a falha de electricidade por volta das 10 da manhã.

Em certas alturas conseguia ouvir o granizo a estampar-se no pluviómetro (tenho-o instalado relativamente perto da minha janela). :lmao:

Tudo isto começou (vi as horas na estação) às 04:46h.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mas que grande dia este :w00t:

Entre as 5:30 e as 6h foi um período com chuva forte e granizo, trovoada como já não ouvia há muito e rajadas de vento impressionantes. Um telhado aqui da rua ficou sem umas 2 ou 3 telhas... Infelizmente não tenho o anemómetro funcional pelo que não pude registar a velocidade :( (infelizmente ou felizmente....)

Tenho 15mm acumulados :thumbsup:

Alguém me consegue dizer o que esperar para aqui o resto da tarde? visto que estou com problemas na Internet e não consigo ver modelos etc :(
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Alguém me consegue dizer o que esperar para aqui o resto da tarde? visto que estou com problemas na Internet e não consigo ver modelos etc :(

Para o período da tarde podes esperar (corrijam-me se estiver errado) a passagem de mais linhas de instabilidade com aguaceiros que podem ser novamente fortes e acompanhados de trovoada e granizo.

À medida que o dia vai passando os aguaceiros vão diminuindo de intensidade e frequência, assim como a possibilidade de ocorrência de trovoadas. Apenas o vento se irá manter forte até ao meio-dia de amanhã, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde e soprando já fraco, ou sendo mesmo nulo no final do dia. :thumbsup:

Como previsto o olho da B.P aí está a fazer das suas ;)
Possibilidade de mini tornados:shocking:

SicoStorm, mini-tornados não existem. Ou são tornados ou não são. :)