Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2012



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Minimas impressionantes por todo o país, em Tomar, IM ás 6UTC -5,9ºC , MeteoTomar ás 7h12 UTC -6,9ºC !!!:cold: :surprise: :cold:

Afinal a estação do IM em Tomar(valdonas) ainda foi até aos -6,3ºC ás 8h UTC. :cold:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não há fotos da grande geada?

Possivelmente o vento e a baixa humidade não permitiu formação de geada, só em situações muito especificas.
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia Pdias e restantes membros,

Às 8:00 estavam -1,3ºC na Merceana. A zona mais fria por onde passei foi a zona de Dois Portos com -3,5ºC (ver imagem, temperatura no termómetro do carro). Pareceu-me haver menor inversão térmica, pois já apanhei dias com temperaturas mais baixas, este ano na Merceana, e muito mais gelo/geada.



Uploaded with ImageShack.us

Bom dia,

realmente hoje a sensação térmica suportava-se melhor, porque a humidade estava baixa e pouco ou nenhum gelo havia o que não é normal nesta zona bastante húmida, e o que eu notei também foi uma subida mais rápida da temperatura mal o sol começou a nascer, falei com a minha mulher à bocado que me disse que na zona da escola primária às 09.00H já estava cerca de 2,5ºC.:thumbsup:
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia em Leiria estão 2,6º, sendo que segundo o IM a mínima atingida foi de -4,1º :surprise:o que me parece demasiado pois na pagina do meteoleiria a minima de hoje foi de -1,6 o que me parece bastante mais realista

Bom dia,

essas diferenças dependem das zonas aonde estão localizadas as estações, às vezes em distâncias bastante curtas existem grandes diferenças, por exemplo eu moro numa zona mais alta (200 mts.) e tive -1,7ºC e na Merceana que fica + ou - a 2/3kms no fundo do vale variou entre os -3ºC e os -4,3ºC.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas por aqui a temperatura miníma até ao momento foi de -5,5ºC, por volta 09:40 ainda havia muitos locais cobertos de geada:cold:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
aqui na minha zona os campos e telhados estavam completamente brancos, como é uma zona muito baixa o frio é mais intenso, mas não tenho fotos para compartilhar, mas estava lindo!

Sim, daí as situações especificas, mas fixe então as fotos :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Mínima de 3,1ºC com vento moderado a forte durante toda a madrugada.

Rajada máxima de 51,4 km/h e wind chill mínimo de -3,0ºC.

De momento, 5,7ºC e 39% de humidade. 33,8 km/h de NE (45º).
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Realmente esta Margem Sul deixa muito a desejar neste tipo de eventos... Às 8 horas tinha 3,7º, às 2h tinham estado 3,1º, pelo que calculo que não deve ter descido mais... há uns dias atrás com situação típica de inversão térmica cheguei a 1,0º - isto diz tudo, por aqui este evento é para esquecer, mas já vi que está interessante em muitas zonas do país...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Realmente esta Margem Sul deixa muito a desejar neste tipo de eventos... Às 8 horas tinha 3,7º, às 2h tinham estado 3,1º, pelo que calculo que não deve ter descido mais... há uns dias atrás com situação típica de inversão térmica cheguei a 1,0º - isto diz tudo, por aqui este evento é para esquecer, mas já vi que está interessante em muitas zonas do país...

É verdade, o vento que soprou toda a noite em muitos sítios do país, não permitiu que as mínimas fossem muito baixas. A título de exemplo, a estação do IM de Lisboa da Gago Coutinho, teve sempre vento a noite toda a soprar entre os 10 e os 15 km/h, o que só permitiu uma mínima de á volta dos +3,2ºC, se não fosse isso, acredito que se teria registado uma temperatura mínima negativa.