Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2014

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Descida da água na bacia do Tejo já permite acesso a Reguengo do Alviela

O nível das águas na bacia do Tejo tem vindo a descer gradualmente, tendo o Reguengo do Alviela deixado de estar isolado, mas a protecção civil mantém o Plano Especial de Emergência para Cheias no nível Amarelo.


Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirma que se mantêm submersas 21 estradas no distrito (na sua maioria rurais e municipais), entre as quais a EN 365 entre Vale de Figueira e a ponte do Alviela, que impossibilita o acesso à povoação de Reguengo do Alviela pelo lado de Santarém.


Contudo, o acesso à povoação, que só se fazia por barco desde a passada terça-feira, já é possível pelo lado do Pombalinho (Golegã), afirma a nota.


Segundo o CDOS de Santarém, a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela EDP produção faz prever para o dia de hoje pequenas oscilações nos caudais lançados nas barragens, que tem originado uma ligeira descida no nível hidrométrico da bacia do Tejo.


Os caudais em Almourol mantiveram-se abaixo dos 2.000 metros cúbicos por segundo, ao longo da madrugada de hoje, prevendo-se a manutenção destes valores nas próximas horas.


Na bacia hidrográfica do Sorraia, as barragens de Maranhão e Montargil continuam a 100%, mas os valores das descargas de superfície nas últimas horas diminuíram. A barragem do Maranhão regista 44 metros cúbicos por segundo de descarga de fundo e a barragem de Montargil reduziu as descargas de superfície tendo estabilizado nos 55,20 metros cúbicos por segundo, adianta o comunicado.


“A estabilização dos caudais do rio Tejo não se pode ainda considerar como um desagravamento da situação de cheias”, frisa o CDOS, que mantém as recomendações para que as populações retirem das zonas normalmente inundáveis animais, equipamentos agrícolas e industriais, viaturas e outros bens e que não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.


As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para o desagravamento das condições meteorológicas, embora ainda com possibilidade de chuva fraca, o que pode significar um desagravamento nos caudais afluentes das barragens, acrescenta.

O Mirante
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de hoje

Temperatura minima: 5,7ºC
Temperatura máxima: 11,8ºC
Acumulado: 10,4 mm
_______________________

T.actual: 10,8ºC
 
M

Membro excluído 274

Boas! :D

Choveu muito à hora de almoço em Cascais... mesmo muito! :thumbsup:

Neste momento céu nublado sem chuva e 12.1ºC diz o termómetro Auriol.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Temperaturas mínimas registadas pelo sensor Auriol e pelo sensor da Estação, lado a lado, dentro do mesmo RS.

Estação: 3,3ºC
Auriol in: 3,0ºC
Auriol out: 3,5ºC
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas

Mínima de 3,9ºC a mais fria do ano!

Máxima 12,6ºC apenas

Até agora um dos dias mais frios este Inverno por aqui!

A chuva foi muito pouca apenas acumulou 0,4mm

Por agora estão 11,1ºC, 94%Hr, 1012,5hpa e vento fraco
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa noite.

O dia foi ventoso durante a manhã e durante a tarde acumulou 2,0mm.

Durante a tarde estive por Soure, chuva moderada certinha durante várias horas que deve ter acumulado muito mais que na Lousã.