rozzo
Moderação
Ora bem por volta das 16h de hoje caiu uma forte chuvadaque durou ai 5 min
céu escuro i tal mas de seguida a chuva parou e começei a olha po céu e começei a reparar que as nuvens por duas vezes formaram um caracol/espiral que se formava e desapareçia rapidamente fiquei com receio pois ainda cheguei a pensar na formação de um tornado mas tudo acalmou depois com a situação até tirar o teleomvel e desbloquea-lo perdi o momento da formação desses caracois!mesmo assim deixo fotos pa posterioridade!![]()
Pelo que aparece nas fotos (que pode claro ser enganador, nada como ver ao vivo) diria que já vi fenómeno semelhante por aqui 1 ou 2 vezes, e esse "encaracolar" não estará propriamente associado com vórtices tipo tornado ou funnel cloud, mas sim o que costuma ser chamado de "whale's mouth cloud".

São formações realmente com um ar ameaçador, em que o céu está meio a "revirar", mas isto devido à existência de uma frente de rajada, que acaba por formar uma espécie de frente fria à microscala, e nesse fronteira de interacção das massas de ar dá-se esse visual interessante.
Não quer dizer que células que possam provocar tornados não possam também ter esse tipo de formação que viste, até podem co-existir, mas são coisas completamente distintas uma da outra.

Exemplo e explicação:
http://www.weather.com/blog/weather/8_13796.html