Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Off-topic: Por onde anda o StormRic? Com certeza ele terá tirado fotos deslumbrantes dos céus destes dois dias. Espero que esteja tudo bem...

De facto era um membro muito presente e participativo, para além de ser um dos grandes fotógrafos desta casa. Espero que regresse o mais rápido possível. :)
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois não faço ideia. São temperaturas muito raras de ver por cá. Penso que não existam dados. Como disse no centro de Peniche difere do Cabo Carvoeiro e a EMA está no Cabo. Esses acontecimentos são muito raros.
Estou em crer que neste evento se tenham atingido temperatura a baixo de zero, não em Peniche cidade, mas no concelho. Basta sairmos da zona urbana que a temperatura cai abruptamente.
Quem vem a Peniche, no inverno (de verão também se nota), se reparar no termometro do carro consegue perceber a grande diferença de temperaturas entre a zona rural e a zona costeira.

Este registo de uma notícia local, de 2013, dá para perceber a diferença térmica no concelho.
http://penicheonline.blogspot.pt/2013/02/peniche-temperaturas-continuam-baixar.html

Obrigado pelo relato.

Então e só na zona urbana é que os valores se mantêm acima de zero?
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,465
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Obrigado pelo relato.

Então e só na zona urbana é que os valores se mantêm acima de zero?
Boas,

Pois isso não posso afirmar, mas sim, quanto mais junto ao mar mais alta é a temperatura. Isto de inverno, claro. De verão é precisamente o contrário.
Ah, mas os valores na zona rural também não vão assim tanto a temperaturas negativas. Atingem, mas não sei com que frequência. Vivo no centro de Peniche.
É conhecido o clima diferente que existe na cidade.
Quem vem do lado de Caldas da Rainha pela nacional 114, chega à Serra D'El-Rei com um "tempo" e a partir dai até Peniche o tempo muda. Se for verão, na Serra ainda está muito calor e em Peniche arrefece, se for inverno é o contrário. Essas diferenças chegam a ser entre usar manga à cava e ter calor, na Serra D'El-Rei, e chegar a Peniche e ter de vestir casaco! Muitas vezes é visível aos nossos olhos a partir da Serra D'El-Rei que é uma zona alta e que dá para avistar toda a Península de Peniche.
Quem vem do lado da Lourinhã, pela nacional, apercebe-se da mesma mudança na zona do alto do Veríssimo. Ambas as localidades fazem parte do concelho de Peniche.
Esta diferença prende-se com o facto de Peniche estar mesmo dentro do mar e sob a sua influência. Pelo mesmo motivo, no centro de Peniche a temperatura nunca é igual à do cabo carvoeiro, pois o centro está mais resguardado do ar maritimo.

Isto que escrevo é baseado no conhecimento popular das nossas gentes. No entanto, penso que exista alguma informação acerca do microclima existente em Peniche. ;)
 
  • Gosto
Reactions: belem