Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2017

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Boas,

Acho que caiu no Graupel(será?) ha pouco na Malveira da Serra, não percebi o que estava a cair entre os pingos e granizo,sinceramente não percebo nada.
Tenho quase certeza que não era Granizo ou Saraiva pois não tinha qualquer impacto no vidro do carro, ao cair desfazia-se logo.
Estavam 5ºC cota 150 mts.

Graupel tem a aparência de sal grosso, desfaz-se se for espremido entre os dedos, costuma estar associado a este tipo de eventos, em Bragança era muito frequente quando vivia lá. ;)
 


jonekko

Cumulus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
298
Local
Ramada Alt.164m
Obrigado! :D
No momento das fotos, a célula estava a afectar Cascais, progredindo de seguida para NE.

Também vi essa célula a partir de Odivelas por volta das 13:30. É verdade que tinha movimento rotacional. Foi também engraçado ver o seu movimento ascendente depois. Caiu algum granizo. FIlmei mas não me parece que tenha ficado algo de jeito. Vou fazer o upload e coloco aqui.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Reparei que ao longo do dia foram caindo aguaceiros fortes mas não me apercebi do granizo. No entanto um colega meu disse que (palavras dele) levou com granizo nas trombas :-D

Ainda não cheguei a casa para ver a mínima mas estava fresquinho quando saí
 

Dead Cowboy

Cirrus
Registo
18 Mai 2011
Mensagens
55
Local
Seixal / Monte de Caparica (Almada)
Hoje pelas 11:40 ia passar de carro na A2, zona da Área de Serviço do Seixal, quando se abateu uma granizada de tal forma que o chão ficou coberto de branco (e eu senti que estava dentro daquelas panelas cheias de milho para pipocas, só coisas brancas a estalar e a saltar) :D

Peço desculpa por não ter fotos, mas as condições de trânsito não mo permitiram fazer em segurança.

Pelo movimento da célula, pode ter afectado também as zonas de Belverde, Verdizela, Zona Industrial de Corroios, Miratejo...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Depois de uma máxima de 12,1°C, neste momento sigo com 10,1°C. O céu vai limpando gradualmente.
O acumulado vai nos 2,5 mm. O total deste evento, até agora, é de 10,7 mm.
Há pouca humidade relativa em altitude, portanto não deverá chover durante a noite no litoral centro e sul:
O08I6gL.jpg

TLAQojx.jpg
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Vou então fazer o resumo do dia céu com períodos de muito nublado até meio da tarde sendo que depois tornou-se pouco nublado.
Dois aguaceiros seguidos por volta do 12:00 sendo que o primeiro foi moderado e o segundo foi muito forte e durou algum tempo depois disso não choveu mais.
Resumindo não foi um dia mau em relação á chuva mas esperava mais precipitação no entanto não me posso queixar, domingo deverá ser um dia com muita chuva vamos ver.:pray::pray::D