Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2018

Nem mais. Aqui na Cova da Piedade, ocorre por vezes um misto de nevoeiro de advecção com o de radiação como aconteceu hoje. A sua formação inicia-se frequentemente no vale onde corre a ribeira do Parque da Paz, neste caso por inversão térmica, uma vez que o ar frio concentra-se permanentemente nessa zona até a humidade relativa atingir o seu ponto máximo e consequentemente a formação de nevoeiros bem densos que acabam por se espalhar rapidamente a toda a cidade. Claro que isto só é possível sem a acção do vento.

Entretanto, céu praticamente limpo e 16,1ºC. Dia tipicamente "Açoriano" :D.
Exato.
Os papéis inverteram-se. Muita nevoeirada proveniente de Oeste a invadir a minha zona. :D
Ainda são vísiveis cumulus a norte.
Temperatura a descer, 15,1ºC.

Nevoeiro cerradíssimo na Caparica. E vem a toda a velocidade:

f690b8d0b428352cfadc0876fd2d613e.jpg

Beachcam:

http://beachcam.meo.pt/livecams/costa-da-caparica/

Boa tarde.
Chegado a casa o panorama é este.
Sigo com 12.4°c e 91%HR, após máxima de 16.7°c pelas 14:27. A humidade hoje não baixou dos 79%HR, enquanto de manhã estava nos 98%, tendo originado 0.2 mm no pluviometro.
477fe3d69c698a0a14e0919fdb5d48eb.jpg

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

De facto foi curioso, hoje pela hora de almoço, estavam uns 15ºC em Alcabideche e ceu limpo, enquanto em Cascais 12ºC e nevoeiro, é raro mas lá acontece, Cascais ter temperatura diurna mais baixa que Alcabideche.
O vento de Sul/ nevoeiro a arrefecer bem as zonas costeiras.

Já na parte da manhã fiz a ciclovia, no Guincho não estava frio nem nevoeiro, mas assim que passei os Oitavos até Cascais, estava uma nevoa bem fresca e carregada de humidade ao ponto das manetes do travão ficarem molhadas.

Amanhã regressa o vento moderado a forte por estas paragens, enfim a miséria atmosférica dura, dura e dura, enfim vento bom para cimentar o solo lol

Última edição:
Boas.
O nevoeiro já foi substituído por alguma nebulosidade, ainda caiu um chuvisco mas os 0.2 mm acumulados já tinha tido origem no nevoeiro, nada mais acumulou.
A temperatura vai subindo, sigo agora com 15.5°c e humidade elevada, 85%HR.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk