Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2018

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas, dia de muito frio, só ultrapassou os 10ºC depois das 14h
Minima de 7,3ºC às 8:14
Máxima de 13ºC às 17:06
Actual de 10,7ºC com 77% de HR

@joselamego passaste aqui perto
Sim, fiz viagem de comboio da Saboia até Oriente / oriente até ao Porto ....
Abraço amigo

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas

Temperatura máxima de 14.2°C
Temperatura mínima de 5.6°C.
Dia frio com algum vento
Acumulado durante a noite/ madrugada de 1.8mm
Agora 7.1°C.
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
p85wUbk.jpg




A maquina fotográfica é bastante fraca mas dá para ter uma ideia do ceu... Neste momento 10º na Venteira,mas sinceramente até nem se está mal no terraço!!!!



Edit:

De manhã esteve assim pelo Jamor:

1UeVqRn.jpg
 
Última edição:

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Minima de 1.9°C
Ágora 2.3°C
A vista esta assim
6d5c05fb0e224520ac52de1987f34079.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Manhã fresca, solarenga e com vento fraco.
Ontem a morrinha que ocorreu ao final da manhã acumulou 0,3 mm, subindo o acumulado do dia para os 2,4 mm. O céu abriu-se a partir da tarde e a máxima chegou aos 13,1ºC.

Mínima: 8,2ºC
T. Atual: 12,7ºC
HR: 50%
Vento fraco de Oeste 10,8 Km/h
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Sigo com 14.7°c e 56%HR.
A mínima foi de 8.6°c pelas 6:25, sendo a máxima de 15.6°c registados pelas 13:31.
O vento atingiu os 29 km/h.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje aproveitei a tarde para ir fazer uma caminhada de cerca de 10 quilómetros, andei próximo da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, e andei á procura de "tesouros" naturais que ainda não conhecia.
A fonte da Graça, ainda debitava uma água gélida e limpa, e que ainda serve para "matar" a sede a um rebanho de mais de 500 cabeças, que vai pastando nas encostas mais acima.
O que mais me entristeceu depois de desfrutar de toda esta natureza no seu estado natural, foi de encontrar autenticas lixeiras a céu aberto, de ambos os lados das estradas rurais, e muitos quilos de fios plásticos, do qual já lhes tinham retirado o cobre do interior, em certos sítios os amontoados dos plásticos tinham mais de 30 cm de altura.
As desmatações também tem proliferado por aqui sobretudo em encostas de montado, destruido, alecrins, tojos, rosmaninho, entre outras árvores jovens, este ano vai ser mais um ano atípico para as abelhas tendo em conta a seca e destruição de plantas melíferas, e neste caso aumentando também o risco de erosão.
Como andei quase sempre em zonas de vale, praticamente não senti o vento moderado a forte que se tem feito sentido durante todo o dia.
Passei por uma casa, que tinham no quintal vários moinhos artesanais, que rodavam ao desafios uns dos outros.

i3xb9d.jpg


10nhm5t.jpg


2uicgfs.jpg


10elqq1.jpg


16i8y6s.jpg
 
Última edição:

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Boas, bem ontem tiveste uma diferença de 5ºC em relação a Coruche? Vai la vai.
A EMA de Coruche foi aos -5,8ºC

verdade aquele vale do sorraia não o consigo entender, enquanto aqui se aparecer uma brisa estagna logo, foi o que aconteceu, lá pode haver brisa que está sempre a descer tal a potência do vale, mesmo ambos sem brisa Coruche é sempre mais baixo, há de chegar o dia que consiga ganhar a Coruche na minima no Inverno, só se fizerem uma fogueira junto à estação e mesmo assim não sei :lmao:
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Manhã de céu nublado com alguma morrinha e sem vento.
Sigo com 14.4°c e 97%HR.
A mínima foi de 8.9°c pelas 2:52, depois começou a subir gradualmente até ao valor que se regista agora.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
verdade aquele vale do sorraia não o consigo entender, enquanto aqui se aparecer uma brisa estagna logo, foi o que aconteceu, lá pode haver brisa que está sempre a descer tal a potência do vale, mesmo ambos sem brisa Coruche é sempre mais baixo, há de chegar o dia que consiga ganhar a Coruche na minima no Inverno, só se fizerem uma fogueira junto à estação e mesmo assim não sei :lmao:

Verdade faz alguma confusão, por isso é cada inversão tem a sua dinâmica de arrefecimento.
Existem uns quantos exemplos na rede IPMA de inversões que quebram com intensidades de vento diferentes.
Na minha opinião, por exemplo isso talvez se deva à própria dimensão do vale do Sorraia, a largura, e respectiva camada de inversão.
Em pequenos vales/areas mais abrigados à minima brisa ou vento fraco faz logo a temperatura disparar.
Aqui ao lado, no vale do Pisão isso acontece com frequência, na parte mais estreita são apenas uns 8 metros de largura(parece mentira, mas é verdade, um clássico vale em V), a área de inversão está demasiado concentrada num espaço tão pequeno.