Em Glória do Ribatejo manhã de céu muito nublado e tarde de céu encoberto. Neste momento vento fraco de oeste.
Parece que o litoral de Sintra/Mafra pode receber alguma precipitação fraca ou será tudo virga? Apesar de por vezes se sentirem uns chuviscos fracos, continua a não haver acumulados para sul da zona Coimbra: 14,3ºC, o vento voltou a fraco < 15 Km/h, de WSW. Ontem estava assim Hoje está assim Mas também há estas florzinhas
Boa Tarde Hoje o dia já foi bem diferente dos anteriores, com céu geralmente nublado e cinzento. Tal como o @"Charneca" Mundial mencionou, pareceu-me também haver algumas poeiras na atmosfera Alguns borrifos no início da manhã. O vento soprou muito fraco a nulo do quadrante SW. Mínima: 10,5ºC Máxima: 19,0ºC T. Atual: 15,6ºC HR: 71% Vento: Nulo
14,1ºC 73% Fraco de SW Ontem as máximas ainda foram superiores a 21ºC numa maioria de estações. Poucas abaixo dos 20ºC, principalmente na Região Oeste. Dunas de Mira teve a mais elevada, maior trajecto de SE da massa de ar, mais tempo para aquecer ao sol. Mínimas bastante baixas e grandes amplitudes térmicas, mas nenhuma amplitude atingiu os 20ºC como em dias anteriores. Penacova e Rio Maior tiveram as mais baixas. Notáveis as rajadas máximas de ontem, todas à volta do quadrante Oeste. Destaque para os 86 Km/h de Cabo da Roca.
Bem... eco amarelo tem de ser chuva! Vai direitinho para a Serra de Sintra ou arredores, se lá chegar inteiro... No entanto, já com ecos verdes entrados, é estranho que nenhuma estação tenha registado qualquer acumulado. Só podem ser chuviscos fracos e rápidos.
Idêntico aqui na Póvoa, molhou mas não acumulou. Já não se fazem ecos amarelo/verdes como antigamente Alguns ecos fracos ainda pela região de Lisboa: Edição: Já percebi o mistério destes ecos. Como o radar de Coruche está inoperacional, esta zona está abrangida apenas perifericamente pelos radares de Arouca e Loulé. Ora, a esta distância os feixes destes radares só apanham as altitudes superiores a cerca de 2-3 Km, o que significa que o que se vê no radar não é garantido chegar totalmente ao solo. Por outras palavras, grande parte destes ecos são virga.
Por falar em ecos e aparente ausência de acumulados... No meu tempo livre estou a estudar uma forma de arquivar/catalogar estas imagens de radar em formato timeseries (NetCDF) e de acordo com a informação que tiro do cliente web do IPMA, estou com um erro posicional de ~20km para NW. Tendo em conta os relatos do pessoal que olha mais activamente para isto, se já notaram que as estações 'no caminho' destes ecos, nem sempre reflectem em existência/quantidade de precipitação a passagem destes?
O radar de Coruche não aparece no mosaico, nem no registo individual, deve estar em manutenção. Isso faz com que a região de Lisboa seja só coberta marginalmente pelos outros radares, ou seja, não há registo abaixo de certas altitudes aqui na região (2 a 3 Km de altitude). É uma situação que ocorre por vezes e sim, pelo que costumo observar, há discrepância entre os ecos e a precipitação ao nível do solo.
Obrigado eu, e igualmente, Senhor Ricardo --------------------------------------------- Cá pela terra hoje, dia encoberto, sensaborão... máxima de 18,9 ºC, novamente amenizada pelo vento fresco. Mínima de 12,3 ºC. Neste momento uns muito amenos ainda 14,9 ºC. Já chuviscou pela hora do jantar, mas agora já se vêem as estrelas.