Bom dia, Por aqui, depois dum início de noite de aguaceiros resultantes da frente fria em dissipação, a madrugada foi relativamente calma e o céu até limpou, sendo que as poeiras parece que se foram embora (de salientar que os aguaceiros de ontem foram enlameados, tendo em conta que os carros estão todos sujos por cima). A madrugada amanheceu com céu limpo. Esteve vento fraco a moderado durante a noite e a temperatura pouco desceu, atingindo um mínimo acima dos 13,5ºC. Entretanto o céu tem começado a ficar nublado com o decorrer do dia e o vento está claramente a aumentar de intensidade e até já está algo forte, tanto que inclusive tive que fechar a porta do meu quarto (onde estou a trabalhar de momento). Para esta tarde os modelos já preveem alguma precipitação, devido a linhas de instabilidade pré-frontais. Todavia, o dia da festa será amanhã, já que estão previstos quase 50 mm para a zona. Seria um dia interessante para ver os centros comerciais a abarrotar se não fosse a pandemia da COVID...
Ainda sobre o dia de ontem, partilho uma imagem que fiz da varanda de casa para sudeste (para esta célula com este eco vermelho), pouco antes de começar também a chover por aqui:
Bom dia! Ontem depois daqueles aguaceiros fracos, que nada acumularam mas molharam a estrada, não caiu mais nada. Foi tudo para a margem sul... Hoje, a estação acumula até agora 0,3 mm, o que mostra que durante a madrugada deve ter caído alguma chuva fraca também! Neste momento vão caindo uns aguaceiros fracos pré-frontais O destaque vai para o aumento da intensidade do vento de SE, desde o inicio da manhã sopra com rajadas fortes que até me acordaram!! 14,5ºC
Bom dia, consegues ver qual foi a hora da foto? Confirmo aqui em Póvoa de Santa Iria, zona alta, também um chuvisco mas que só humedeceu o piso. A mínima em Parque Santa Iria ficou nos 11,1ºC pelas 9h00. Máxima provisória de 15,6ºC às 12h20. HR 85% entre as 8h e as 9h, desceu até às 12h30 para 74%, 76% agora. Logo a seguir ao momento do registo da temperatura máxima, o vento teve um pico de 37 Km/h com rajadas de 50 Km/h, e a temperatura desceu, ligeiramente apenas. Entre as 6h e as 11h o vento esteve de SE, à volta dos 20 a 25 Km/h; quando aumentou passou a Sul/SSW. Pressão mantém-se estável. Algumas abertas de sol velado, por entre os Estratos, Estratocumulus e Altocumulus. Alguns Cumulus e Nimbostratus ocasionais. Na análise das 6h aparecia uma curta frente de ondulação frontal, resultado talvez da frente de ontem que recuou para norte: A imagem de satélite e massa de ar nesta altura é algo... imponente. O radar está fraco (e Coruche continua indisponível )
Boas, 1,5 mm provenientes de um belo aguaceiro que caiu por volta das 12.45. Para já, só rajada máxima de 60 km/h. Amanhã a encosta sul da serra deve estar terrível, vento violento assim como chuva forte. Estou curioso com os registos da estação da serra(cota 340mts), acredito que amanhã o factor orografico deve ainda gerar maiores acumulados. Essa mesma estação segue nos 110 mm mensais, vai ser cá um salto...
Tava a ver isso mesmo, a estação tem vindo a subir com previsão de 81 mm para amanhã... Um pouco exagerado talvez, mas vamos ver, há uns anos em Novembro foram quase 70mm ainda estava na Póvoa. Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Boas, Os dados estão lançados; Estamos todos na espectativa, Aqui agora começou o Spray da frente quente, mas mal toca no chão, Vento fraco.
O vento já rodou para S, gradualmente as rajadas vão aumentando de intensidade! Céu totalmente encoberto, mas sem chuva a registar. Para amanhã as previsões estão bem interessantes, sobretudo em termos de precipitação! O aviso foi elevado a laranja e a app móvel que costumo utilizar prevê um acumulado total que pode chegar aos 55 mm aproximadamente Veremos o que acontece... Esperam-se problemas de cheias rápidas urbanas!
De facto está impressionante, espreitei o ecmwf e mete 57 mm para cá. Muito trabalho para os bombeiros e Protecção civi da AML e não só. --- Entretanto dei um salto a barragem da mula e está a 12,3 m ou seja a uns míseros 70 cms para começar a sair o excedente. Depois deste evento vai encher o máximo, acredito que sim. Ficam duas fotos:
Mais um chuvisco pelas 13h20 sobe o acumulado para 0,8 mm. O vento diminuíu, está entre 15 e 30 Km/h com rajadas máximas até 47 Km/h ( tinham atingido os 52 Km/h antes das 14h). Mantém-se de Sul, fixo. 15,4ºC, estáveis. 75%, estável. Agora, é só da frente fria que estamos à espera, e de alguns aguaceiros pré-frontais.
Quem é que aqui no fórum não se lembra desse magnífico evento?! Foi aliás, por causa desse evento de precipitação e da Leslie, que comecei a ter vontade em participar no fórum (já o acompanhava há bastante tempo, contudo, mas como visitante). Foi por volta das 17:00. _____________________ Pois bem, desde a última publicação o tempo ficou mais agreste. O sol ficou totalmente tapado e o vento está bem forte, com rajadas que fazem um barulho do caraças. Quanto a precipitação... bem, caíram uns borrifos mas nada de precipitação à séria, para já. Parece que o ECMWVF sobre-estimou a pré-frontal.
Ontem 18, quinta-feira, na RLC: Acumulados muito variáveis, em alguns locais nada acumulou pois passaram nos intervalos da frente desconjuntada. Noutros locais houve acumulados significativos, devido a passagem de células isoladas da frente ou de segmentos quando a frente estagnou o seu movimento em latitude. Mas os melhores acumulados terão passado nas malhas desta rede larga oficial, e será preciso ir procurá-los nas estações privadas ou amadoras. Máximas tangenciais aos 20ºC, mas nenhuma ultrapassou esse valor: Mínimas em geral mais elevadas do que nos dois dias anteriores, todas acima dos 7ºC. Hoje até às 17h, a precipitação tem sido muito esparsa no tempo e no espaço, em geral fraca. Apenas as duas estações Cabo da Roca e Colares, por sinal bem próximas uma da outra, registaram precipitação mais frequente e significativa: Eu diria que a preferência acima referida prenuncia que a zona da Serra de Sintra está bem na mira do que aí vem.
Sim, vai virar penico monstruoso. No mapa a homogeneidade de valores não faz relação ao factor da altitude da serra, ou de muitas outras elevações mas promete de uma maneira incrível... É precisamente nestes eventos que não gostava de viver junto às linhas de água...