Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As chuvadas de há pouco fizeram aumentar o acumulado diário até aos 9,7 mm, dentro dos valores previstos. Entretanto o ECMWF, na última saída operacional, dava 16,4 mm diários na zona até à tarde, e valores mais prováveis até aos 13,9 mm, no ensemble. Supostamente tal acumulado deverá ser registado na passagens das linhas de instabilidade da frente por volta da uma da tarde. Veremos o que rendem por aqui! :rain:
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
A frente terminou por aqui e o sol já marca presença, 8,1 mm acumulados :thumbsup: Desde a minha última publicação, apenas registei chuva fraca tocada a vento.
O vento diminuiu consideravelmente de intensidade e neste momento "só" sopra moderado, mas ainda com algumas rajadas muito pontuais.

Veremos o que reserva agora o pós-frontal :p

T. Atual: 14,9ºC
HR: 78%
Vento: W / 6,5 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, aquela linha de instabilidade parece que, mais uma vez, e como já é normal, dissipou-se completamente ao passar as serras a norte de Lisboa. Mesmo assim, lá consegui ultrapassar os 10 mm, tendo um total de 10,2 mm no momento e um valor mensal de 38,1 mm ou 129% do valor normal no período de 1 a 9 de fevereiro. Nada mau! :palmas: :rain:

Entretanto acho que não deverei acumular mais hoje. A pós-frontal deverá entrar amanhã de madrugada, embora o que se prevê é mais humidade que outra coisa qualquer... Veremos! :)
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

A frente já passou, como tal céu bastante mais "desanuviado" de cobertura nebulosa.

Uma adenda:

Para clarificar a informação que aqui partilho, de agora em diante passarei a reportar os dados da estação, BXBanheira - IBAIXA2, apesar da mesma se localizar num concelho vizinho, dista sensivelmente a 1 km da minha residência.

No que concerne à estação Parque da Cidade - Barreiro - ISETUBAL5, irei apenas partilhar os dados relativamente ao vento, em circunstâncias que assim o justifiquem.

Quanto à estação PALHAIS - IPALHA1, farei seguimento apenas em circunstâncias igualmente especiais, nomeadamente em situações de inversão térmica e períodos de intenso calor no Verão.

De qualquer forma são livres de consultar os dados sobre as estações, se assim o pretenderem, pois deixarei o link na assinatura.


Vamos a dados:
BXBanheira - IBAIXA2
Acumulado: 11.61 mm
Rajada máxima 38.5 km/h
Segue com 15.6ºC

Parque da Cidade - Barreiro - ISETUBAL5
Rajada máxima de 80.6 km/h
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
A frente já lá vai e deixou um acumulado de 19 mm certos! :)
Esperava um pouco mais dado o aspecto da frente, foi perdendo intensidade, mas ainda assim nada mau...

O sol já brilha, o pós-frontal não deve ser nada de especial! Veremos

O vento ainda sopra moderado a forte de SW
Temperatura a subir para os 14,7ºC actuais
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Apos 16mm;

Lá rebetaram mais uns riachos,

Um deles tive a sorte que ver a agua a chegar ( tipo os rios no deserto )

Logo á noite posto fotos e vídeo da agua a "chegar"

Brutal! Cenário típico dos "wadis"
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Depois de uma manhã com muita chuva, por agora o Sol já brilha entre nuvens. Olhando pelo radar não espero grandes aguaceiros durante o resto da tarde, mas amanha deve voltar a precipitação.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde
Foram duas frentes frias bem coladas uma à outra:
imBl8GD.gif


A primeira estava em Setúbal antes das 12h, pelas 10h30 a julgar pelas imagens de radar, mas a segunda perdeu identidade assim que entrou mais em terra, restando apenas a sua parte oclusa:
n2VXGyq.gif


J9NMCRh.jpg


Pelo meio dia a frente já tinha deixado a RLC, e havia células de uma linha de instabilidade a entrar pelo litoral Oeste, Sintra em particular:
mfVOZoP.jpg


Nesta altura, há uma linha de células mais intensas que entrou pela Figueira da Foz e desceu também até Leiria. A costa da Arrábida também tem recebido alguma precipitação pós-frontal persistente.
m6FR6E1.jpg



Aqui pela Póvoa e Santa Iria, a frente principal terá passado entre as 8h e as 9h, detectada pelos mínimos da pressão e intensidade máxima da chuva, mas não pela temperatura a qual ainda andou aos altos e baixos até à passagem da dissipação da segunda frente e linhas de instabilidade.

16,8 mm acumulado total de hoje, tendo terminada a precipitação pelas 13h25.

Temperatura mínima de 11,2ºC das 12h00 às 12h20.
Assim que o sol apareceu a temperatura subiu bastante, máxima provisória de 14,7ºC às 15h25.

Vento máximo em 5 minutos à passagem da frente, 45 Km/h com rajadas de 69 Km/h às 9h00. Oscilou até esta hora entre WSW e SW, pouco antes foi ao W, ainda saltou novamente para SW e depois estabilizou em W até à passagem da instabilidade pós-frontal onde andou aos saltos entre WNW e WSW. Mesmo assim, não é clara a localização da frente tendo em conta só o vento.

A pressão teve dois mínimos, às 7h55 e às 9h20, tinha descido 6 hPa desde a meia-noite. Recuperou 2 hPa até às 11h45, voltou a descer 1 hPa à passagem da linha de instabilidade e desde então ainda não recuperou desta última descida.

Vento em W agora, entre 30 e 40 Km/h, rajadas entre 50 e 56 Km/h.

Últimas 24 horas da reflectividade do radar de Coruche:
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Esta tarde foi acompanhada de céu nublado a maior parte do tempo. Contudo, fiz um passeio e mal saí à rua ficou logo o céu nublado, mas o vento era nulo na altura.

Gostaria de resumir as seguintes imagens em três palavras: está tudo encharcado. É verdade: mal saí de casa e o descampado estava com aquele ar de areia lamacenta, que eu já não via há algum tempo: :w00t:
YKTrF38h.jpg


Noutras zonas, a lama vem ao de cima:
mo4M221h.jpg

BrH4RtUh.jpg

mo4M221.jpg


As poças estão cheias de água, que não é absorvida pelo solo:
ZF2Lnsih.jpg


Por vezes nem é preciso escavar muito:
X0O4TClh.jpg

HQTLlHch.jpg


Ao longo do caminho vi estas plantas com flores amarelas. Penso que são tojos ou acácias, mas não tenho a certeza - alguém que seja mais perito que eu consegue dizer-me a espécie?
InyScHah.jpg


A vala corre com o maior caudal que me lembro nestes 4 anos a viver aqui... Nem em 2018 o caudal era tão grande e tão vistoso! Havia zonas em que, com jeitinho, ainda dava para tomar um banho... se eu fosse maluco. :lol:
RWWNu40h.jpg

1yrIZJZh.jpg


Lembram-se de eu ter dito que ainda havia zonas com ervas secas resultantes das geadas de janeiro? Pois bem, as ervas secas desapareceram de vez nestes últimos sete dias:
nYqIFuSh.jpg

OI0IIbih.jpg


Atravessei ligeiramente a fronteira concelhia com o Seixal e a situação é a mesma:
gh6Rgilh.jpg


Ao lado das hortas comunitárias do Bosque da Verdizela existe uma floresta interessante que penso explorar noutro dia. Hoje não deu porque o vento começou a aumentar e pensei que viesse chuva, mas o que na realidade foi uma morrinha incrivelmente fraca e que nada acumulou. Sigo com 10,2 mm e não espero mais chuva até ao fim do dia. :rain:
Z8uIGh6h.jpg

_______________________________
Dados de ontem:

Charneca de Caparica
Máx: 15,6°C
Mín: 10,9°C
Prec: 4,3 mm
Rajada máxima: 38,5 km/h O

Agora estão 14,3°C e céu limpo, com um vento fraco de sudoeste. Que contraste com a manhã de hoje! :surprise:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.