Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boas,

De regresso ao Ribatejo por mais alguns dias.
Por Samora, manhãs frias e tardes "abrasadoras", com o ar muito seco.
A mínima por cá foi de 6,3 ºC e a máxima de 19,7 ºC.

HR de 54% neste momento, mas desceu aos 44% durante a tarde. Tatual de 13,4 ºC.

Os poentes dos últimos dias têm estado com uma luz invulgar para a época do ano; é uma luz quente, mais típica do verão, mas também não é bem...
OGAHgaC.jpg

dz8e8v5.jpg

V9S0aPV.jpg

Bonito, mas a deixar alguma estranheza no ar.

Boa Tarde

Prossegue o tempo primaveril :sono:
Céu limpo, lestada fraca e humidade baixa... vira o disco e toca o mesmo.

Sábado: 7,8ºC / 16,5ºC
Domingo: 5,6ºC / 17,7ºC
Segunda: 5,4ºC / 20,1ºC :hehe:

Mínima de hoje: 6,5ºC
T. Atual: 17,2ºC
HR: 42%
Vento: NE-E / 2,2 Km/h

Boa noite,
Continua a pasmaceira: dias soalheiros, noites frescas e tardes de abril. :sono:

Anteontem, dia 6
Máx: 19,1ºC
Mín: 6,6ºC

Ontem, dia 7
Máx: 20,4ºC
Mín: 8,0ºC

Hoje, dia 8
Máx: 21,7ºC
Mín: 8,4ºC

Agora estão 11,5ºC e céu limpo. Parece que os dados na plataforma Wunderground falharam durante a tarde em todas as estações... vale o facto de ter sensores em casa que registaram a temperatura máxima real! :D

Ontem, quarta-feira dia 9, na Peninha (Sintra-Cascais).

Foi criado um perímetro alargado para cavalos "selvagens" (assilvestrados) nas encostas sul/sudoeste da Peninha.
É notória a secura da vegetação rasteira, mas o tojo e a invasora acácia estão em floração abundante.

gzz7uge.jpg

yIjKK8t.jpg

A grande carga de poeiras que foi avançando de SSW, já detectada desde a manhã, produziu um poente "afogado" e boas condições de observação do sol:

7pavUFv.jpg

Realce para a forte ondulação de WNW/NW a chegar até este litoral e que proporcionou, mais a norte, boas condições ao surf das ondas gigantes na Nazaré:

jtKBtmo.jpg

4UOhxKw.jpg

Esta foi a encosta que ardeu há poucos anos. Entre a vegetação rasteira seca e os troncos das pequenas árvores mortas, as acácias crescem e florescem numa clara demonstração da capacidade de proliferação oportunista desta praga:

fon7ypu.jpg

ti5tElG.jpg

O disco solar desapareceu gradualmente sem conseguir sequer atingir o horizonte oceânico:

ZQeWpcl.jpg

Um aspecto das manchas solares, cerca das 18:01

9JAy2e8.jpg

Foto de Cristina Bastos

As condições à hora do pôr-do-sol eram de vento fraco de ESE, espectaculares 13,7ºC e 62% de HR.

Boa tarde!
Grande flash agora mesmo. Não percebo de onde veio mas também não sei se foi relâmpago. Mais alguém de Lisboa confirma?
Impossível, pois não houve nenhuma descarga registada nas últimas semanas nas redondezas de Portugal. É mais provável que tenha sido o clarão de uma explosão qualquer que envolva eletricidade... :D

Boa tarde!
Grande flash agora mesmo. Não percebo de onde veio mas também não sei se foi relâmpago. Mais alguém de Lisboa confirma?
Impossível, pois não houve nenhuma descarga registada nas últimas semanas nas redondezas de Portugal. É mais provável que tenha sido o clarão de uma explosão qualquer que envolva eletricidade... :D
Estava a ver mesmo isso agora, impossível.

Já agora, o meu PC na barra de tarefas indica chuva em breve desde as 16h, muito otimista, olhando para as imagens de satélite e radar, na melhor das hipótese poderá cair uns pingos isolados lá para as 21h30/22h...

4IkG5ds.png

A chover moderado aqui por S. Martinho...nao estava a espera...
Continua a cair bem.. :confused:

caiu uma chuva fraca e nem dei por isso, só agora que fui à porta é que vi o chão molhado! que emoção :sad:

Extraordinário, as estações IPMA mal detectaram, mas efectivamente têm uns acumulados:

0,1 mm em Rio Maior, ontem das 22h às 23h;
0,1 mm em Santarém, hoje das 00h à 01h;
0,3 mm em Pegões, também das 00h à 01h.

Ao que se chegou, décimas são notícia! :rolleyes:

Nem o Minho teve tanta sorte!

Bom dia. Tenho dois sensores à sombra um do Lidl e outro do Aldi e ambos marcam a estas horas temperaturas superiores a 16°C!
E os sensores estão num sitio virados a Norte onde não apanham Sol de maneira nenhuma mesmo no verão.
Agora tenho de sair tenho de ir vestir uma t-shirt que lá fora é primavera. :ill: