Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa tarde,
Depois de muitos dias de pasmaceira e de uma madrugada "amena" e estável, com uma temperatura mínima de 9,5ºC, começou a vir nebulosidade e entretanto já caiu um aguaceiro resultante de uma frente quente fraca, acumulando pela primeira vez desde os nevoeiros de há um mês! Foi pouco - apenas 0,3 mm - mas tendo em conta a sua inexistência ao longo deste tempo todo é motivo de festa!!! Venha a frente a sério. :rain:

Sigo com 15,1ºC e céu muito nublado. :)
 
já caiu um aguaceiro resultante de uma frente quente fraca, acumulando pela primeira vez desde os nevoeiros de há um mês! Foi pouco - apenas 0,3 mm - mas tendo em conta a sua inexistência ao longo deste tempo todo é motivo de festa!!! Venha a frente a sério.

Que sorte! Esse aguaceiro foi mesmo localizado, nas outras estações ainda não conseguiu acumular. :thumbsup:

Aqui pela zona alta da Póvoa de Santa Iria ainda não detetei pingos. Céu encoberto, o mais significativo é o vento de SW que começou cerca do meio-dia, já teve uma "rajada" de 24 Km/h. A estação da Escola D.Martinho está a funcionar, 14,0ºC estáveis, a mínima foi 7,9ºC, 61% de HR agora é claramente fraco, ponto de orvalho nos 6,7ºC, deve haver muito pingo a evaporar-se pelo caminho antes de chegar cá abaixo.

Numa rápida vista pelas estações WU da Região de Lisboa/Oeste encontrei três estações em Sintra com 0,3 mm, também Cabeço de Montachique e... nada mais.
 
Que beleza de fotos! :palmas: e que horizontes abertos (inveja... :malandro:) !

Aqui no meio urbano, estava tudo muito bloqueado pelos edifícios:

nUrr3s3.jpg


nW3mUXg.jpg


wR9Gso5.jpg
Obrigado Ricardo :) De facto, vistas bem largas por ali; faz bem à vista vê-las de vez em quando :)
--------------------

E quanto a chuva... alguns pingos grossos e muito frios pelas 12h30-12h45, em quantidade suficiente para me fazerem terminar rapidamente o que estava a fazer no jardim e procurar refúgio dentro de casa. Mas foi coisa de muito curta duração, diria que 5 a 10 minutos.

Dia muito mais frio hoje, neste momento apenas 14,7 ºC tendo a máxima, até a esta hora, sido de 15,3 ºC.
Vamos lá a ver se ainda cai mais qualquer coisinha... :(
 
Da voltinha de hoje, com a previsão de chuva !!! no horizonte,

de um miradouro sobre Caneças,



e claro panorâmica do alto de Montemor, onde começou a "chover", bom foi mais uns pingos relativamente grossos,









e foi a "chuva" caiu até este momento, não creio que vá passar disto, mas.......

algum vento, 14.3º e uns 73% de Hr
 
Boas
Por Peniche, vai caindo uma chuvita envergonhada que já conseguiu fazer pequenas poças na estrada junto aos passeios.
Durante a manhã apenas uns pingos grossos pelas 11h30.
 
Passaram os restos de uma frente quente que nem sequer está definida na análise frontal. Os pingos provém dessa dissipação.

VNgF1nE.jpg

eW8EDio.gif


bK4S76G.jpg
HH11dA4.jpg


A frente parece estar agora em Aveiro, mas mal organizada. Os acumulados no Litoral Norte ficaram em geral aquém do previsto, mas pontualmente há vários acumulados superiores a 20 mm, nomeadamente cerca de 24 mm em Viana do Castelo.

Aqui pela RLC ainda não passou das décimas em meia dúzia de estações WU.
 
Última edição:
Aqueles fracos acumulados na última hora na área sul do Litoral Norte não auguram nada de relevante para a RLC.
Dunas de Mira teve o maior acumulado até às 15h:

LBB584l.jpg


Mas vai acumulando por várias estações WU, de forma algo errática, e há acumulados superiores a 2 mm, já na zona de Peniche, e até 5 mm, como perto da Figueira da Foz.

Aqueles acumulados volumosos no Litoral Norte já devem estar relacionados com a instabilidade pós-frontal.
Aqui para sul, o aspecto da frente é... o que se estava à espera, desanimador, é a última chuva até Março. :disgust:

eNWAYrk.jpg
 
Última edição: