Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2026

Neste momento o caminho mais rápido entre Coimbra e a Figueira é por Pombal.

15e9eb8194dc92ea155fe6a4b77ba586.jpg

Bom dia,
Ontem o dia acabou mesmo a superar os 50 mm, com um acumulado total de 51,3 mm.
:rain:
Entretanto hoje tem sido um dia mais de vento que de precipitação, com rajadas máximas superiores a 50 km/h a certas alturas mas um acumulado de apenas 3,8 mm. A chuva quase contínua de ontem parou pouco depois da meia-noite e só regressou temporariamente com a passagem da frente. Entretanto até está sol. :eek:

Bom dia a todos! Há muito tempo que não publico por aqui (a maternidade tem destas coisas :lol:). Mas sigo-vos atentamente!

Hoje a reportar da Ajuda, Lisboa, posso dizer que houve muita chuva e vento, mas parece não ter havido grandes danos, do que vi na rua. À exceção de imensos buracos nas estradas... Segue ventoso.

Da minha terra natal, Lourinhã, recebi notícias agora mesmo e parece que o centro inundou durante a madrugada. Este é o aspeto da estrada que liga a vila até à Praia do Areal, junto à ciclovia (fotos cortesia do meu irmão):

Em direção à vila:

lourinha0502026_OE.webp

Em direção à praia:

lourinha05022026_EO.webp

Bom dia a todos! Há muito tempo que não publico por aqui (a maternidade tem destas coisas :lol:). Mas sigo-vos atentamente!

Hoje a reportar da Ajuda, Lisboa, posso dizer que houve muita chuva e vento, mas parece não ter havido grandes danos, do que vi na rua. À exceção de imensos buracos nas estradas... Segue ventoso.

Da minha terra natal, Lourinhã, recebi notícias agora mesmo e parece que o centro inundou durante a madrugada. Este é o aspeto da estrada que liga a vila até à Praia do Areal, junto à ciclovia (fotos cortesia do meu irmão):

Em direção à vila:

Ver anexo 30561

Em direção à praia:

Ver anexo 30562
Confirmo.. :D

1000018705.webp

1000018698.webp

E por aqui hoje, muito, muito vento, e rajadas fortes de vez em quando...
Nao chove, ainda só cairam uns pingos de manha, e foi uma noite calma, pelo menos aqui na parte oriental da cidade de Lisboa...
Ceu nublado mas com Sol de vez em quando, e algum azul no céu...
Continua a me preocupar o ramo, aliás saõ dois ramos já, que continuam por ser cortados e que com estas rajadas, não sei se vem mesmo abaixo...
Falei com um vizinho que conhece lá alguem na Junta e que diz que vai lá á tarde falar com eles...vamos a ver.
Por aqui por caa foi nos dados o resto da semana de teletrabalho e estou em casa sempre com a Tv ligada, e de facto nunca me lembro de ter visto o nosso pais, na parte centro e sul tão complicado...
Isto está mesmo muito mau, e o Sr. Climatologista de cima e de quem eu gosto, afirmou que está um pouco preocupado com o que vem no dia 7...este país nao aguenta mais!!

Boas!

Noite tranquila em Aveiras com chuva fraca que rendeu até sair de casa 8,1mm. Aqui na zona de Mafra choveu substancialmente mais com a estação que sigo como referencia a marcar 23mm.

Foi difícil fazer o trajeto habitual para vir para cá devido às inúmeras derrocadas que v pelo caminho, algumas condicionam a circulação.

AVISO URGENTE – CHEIAS NO TEJO | SANTARÉM
(aviso já de ontem, aparentemente)

A Câmara Municipal de Santarém e a Proteção Civil alertam para uma situação de cheias nas próximas horas, devido ao aumento dos caudais do Rio Tejo e à forte precipitação prevista.
1f6a8.png
1. Evacuação obrigatória (próximas 7 horas)
A população das zonas ribeirinhas deve abandonar de imediato as suas habitações.
Zonas críticas:
• Caneiras
• Ribeira de Santarém (até à linha de caminho de ferro)
• São Vicente do Paul – Reguengo do Alviela
⚠️
Outras zonas que podem ser afetadas: Vale de Figueira (zona da Secágro) e Alfange.
1f3eb.png
2. Encerramento de todas as escolas
Todas as escolas do concelho estarão encerradas amanhã (sexta‑feira, 06/02/2026) para garantir a segurança da comunidade escolar.
1f6df.png
3. Meios de Proteção Civil Mobilizados
• Reabertura excecional da Passagem de Nível do Peso para evacuação das Caneiras (apenas veículos ligeiros e meios de proteção civil).
• Equipas permanentes de monitorização das zonas ribeirinhas.
• Apoio às evacuações e circulação em segurança.
• Centro de Acolhimento Temporário no Pavilhão Municipal a partir das 16h00, para residentes sem suporte familiar.
1f4e2.png
4. Recomendações à população
• Evitar deslocações desnecessárias.
• Privilegiar o teletrabalho sempre que possível.
• Acompanhar as atualizações oficiais da CMSantarém e da Proteção Civil.
1f4de.png
Contactos Úteis
Proteção Civil Municipal: 243 333 122 / 800 222 122
Emergência Nacional: 112
➡️
Siga as orientações oficiais. Proteja-se.