Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Cheias do baixo Mondego já atingem a A14

1809c72731907fdbb33f7dc8bd90e11e.jpg

Foto de Tiago Pinho

Boa tarde,

Por aqui ontem ainda caíram alguns aguaceiros pós-frontais durante a noite, que elevaram o acumulado diário para os 37,1 mm. Hoje de madrugada continuaram a cair aguaceiros pós-frontais fracos, acumulando um total de 0,7 mm. Entretanto a manhã foi de céu pouco nublado, mas após o meio-dia regressou a nebulosidade e a tarde tem sido de chuva fraca, que até ao momento acumulou um total de 5,3 mm. Vai chovendo neste momento, com pouca intensidade mas persistente. :rain:

Trovoada?? Ou estou a sonhar?

• Gosto
Reactions: StormRic
Depois da minha última mensagem começou a chover com maior intensidade até por volta das oito da noite, elevando o acumulado diário para os 15,7 mm. :rain: Entretanto parou de chover de novo, e o céu está nublado.

Bom domingo!

Aqui por Aveiras de manhã o Sol ainda deu um ar da sua graça, o que tem sido muito raro nos últimos tempos, mas foi literalmente Sol de pouca dura... Ao início da tarde o céu foi-se tornando progressivamente mais nublado e durante a tarde a chuva, quase sempre fraca, foi a nota dominante.

Por agora vai chovendo fraco num ambiente muito húmido com nevoeiro. Estão 11,9 ºC na minha estação e o acumulado dia está nos 10,6mm.

Por São Martinho do Porto chove com intensidade neste momento. Tivemos um dia que começou com sol e agradável, mas a partir das 13h começou a mudar e o anoitece já foi com chuva moderada e nos últimos minutos tem aumentado... Temos varias vias cortadas aqui à volta, precisamos de umas tréguas ( eu que adoro chuva, deixa de ter graça quando o que temos está a vista de todos e tem causado tantos problemas).

Começou a chover fraquito ao inicio da tarde e assim ficou até agora.
Em muitos outros cenários seria o tipo de precipitação ideal, nas circunstâncias em que nos encontramos é mais água para manter os solos encharcados e se já assim as ocorrências vão aparecendo, se vier precipitação com ainda mais força durante a semana os movimentos de massa vão voltar a aparecer em maior número.

Impressionante o estado das estradas de Arruda dos Vinhos :(

E sei que o concelho de Alenquer também tem várias estradas em situação semelhante...

Se alguém não soubesse que esta catástrofe tem origem atmosférica, diria ao ver estes vídeos que a causa desta destruição teria sido telúrica, tectónica, ou seja, esta destruição de vias e de estabilidade de terrenos é tão semelhante à que resulta de um terramoto que lança imensas questões sobre a forma como está a ser ocupado o solo, como está a ser conduzido o modo de lidar com o terreno, em termos de geologia dos solos, de pedologia, de adequação das infra-estruturas e usos do solo à realidade da topografia e da constituição geológica dos terrenos onde são implantados.