Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2026

Dia inteiro a chover de forma praticamente contínua ainda que sem especial intensidade.
Exacto. O problema é a acumulação porque já nada retém a água nem o escoamento supera o que continua a precipitar e a escorrer de zonas mais elevadas, mas não há enxurradas pois não tem havido picos de intensidade que superem o escoamento nessas zonas altas. As zonas mais baixas é que estão, obviamente, a servir de reservatório...

Tou fartinha de chuva, e derrocadas e cenas do género, aqui há uma das entradas do Livramento que está fechada, depois na N8 sentido Torres - Malveira além da estrada já ter uma parte meia deitada abaixo desde a tempestade martinho, agora há um aluimento de terras no lado contrario , temos que andar a fazer rali, a estrada da Malveira Mafra está cortada antes de se chegar a Alcainça devido a uma derrocada, já tinham limpo uma vez, e depois houve outra. As ribeiras da zona começam a transbordar, os campos estão completamente alagados, No concelho vizinho (Torres Vedras) as escolas vão estar encerradas amanhã. Está caotico

Parede - Cascais - Lisboa

Davis Vantage Vue

E o dia ainda não acabou...

1770236440996.webp

Deslizamento de terra na estrada para cabo da roca filmado ao vivo.
Conheço bem essa estrada, pelos meus pés diria, muitas dezenas de caminhadas começavam e acabavam aqui. É estranho ver este deslizamento, é mesmo preciso o terreno estar tão cheio de água para ficar liquefeito desta maneira. Estes deslizamentos eram muito raros. Vai haver mais.

Deixo aqui este meu post(e) da previsão de curto prazo.

Depois de uma pausa de algumas horas na precipitação, voltou entretanto a chover na última hora. Sigo com 47 mm acumulados. Se isto continuar com este ritmo, hoje devo ultrapassar os 50 mm. :rain:

Deixo aqui este meu post(e) da previsão de curto prazo.

Não são apenas cirrus? Não me parece ter grande expressão no radar.
Coincidentemente estão à mesma latitude dessa mancha na previsão.

Não são apenas cirrus? Não me parece ter grande expressão no radar.
Coincidentemente estão à mesma latitude dessa mancha na previsão.

Mas o radar apresenta no momento a zona com a leitura mais consistente com essa linha, com chuva persistente:
radar.webp

Vamos ver nas próximas horas (altura em que estarei a dormir) se se confirma ou não. Numa zona tão duramente atingida seria bom que não.

42 mm acumulados em Colares até às 17H. O Lizandro já tinha galgado margens e estava já rés-vés às habitações de manhã, pelas 10H.
As estradas que habitualmente uso estavam fechadas à tarde. Malveira-Mafra-Alcainça-Igreja Nova. Derrocada parcial na Foz do Lizandro. Para evitar problemas fui pela A16-A9-A8 até ao Sobral. Novas derrocadas em todas as estradas.
Em Alenquer o rio está com uma força bruta. Espero que as aldeias junto aos leitos de cheia não fiquem mal (Ribafria, Mata, etc).