Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite.

Na madrugada passada eu, o stormy e o AnDré deslocámo-nos à zona de Bucelas, com vista a explorar a inversão térmica que estava a ocorrer. O sensor de temperatura foi colocado em dois pontos, relativamente à mesma altitude, no fundo do vale. A inversão considerável durou apenas até perto das 03:00, uma vez que começou a entrar nebulosidade.

bucelasinversomediesmad.png



  • 01:30, local 1, 2,3ºC de temperatura.

  • Entre o local 1 e 2, dentro da ilha urbana de Bucelas, aproximadamente 3ºC/4ºC.

  • 02:00, local 2, 2,5ºC de temperatura.

No regresso, passámos ainda pela zona de Loures, também junto à ribeira, onde foram registados cerca de 4ºC, já depois das 2:30, e com alguma nebulosidade.

Enquanto isto, Mira-Sintra, como meio de comparação, mantinha a temperatura estagnada nos 9ºC.

---

Boa noite, Alcabideche segue com 8,9ºC e vento nulo (milagre?).

Interessante, por aqui, vento muito fraco e 11,3ºC. :calor:

79% de humidade e 1026 hPa de pressão.

Máxima de 16,3ºC. Dia extremamente agradável.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite.

Na madrugada passada eu, o stormy e o AnDré deslocámo-nos à zona de Bucelas, com vista a explorar a inversão térmica que estava a ocorrer. O sensor de temperatura foi colocado em dois pontos, relativamente à mesma altitude, no fundo do vale. A inversão considerável durou apenas até perto das 03:00, uma vez que começou a entrar nebulosidade.


  • 01:30, local 1, 2,3ºC de temperatura.

  • Entre o local 1 e 2, dentro da ilha urbana de Bucelas, aproximadamente 3ºC/4ºC.

  • 02:00, local 2, 2,5ºC de temperatura.

No regresso, passámos ainda pela zona de Loures, também junto à ribeira, onde foram registados cerca de 4ºC, já depois das 2:30, e com alguma nebulosidade.

Enquanto isto, Mira-Sintra, como meio de comparação, mantinha a temperatura estagnada nos 9ºC.

---



Interessante, por aqui, vento muito fraco e 11,3ºC. :calor:

79% de humidade e 1026 hPa de pressão.

Máxima de 16,3ºC. Dia extremamente agradável.

Boa iniciativa. :thumbsup:

Nos próximos meses irei estudar um local aqui da zona onde ocorrem grandes inversões térmicas, depois publicarei os registos,deixo aqui o video do local, e respectivo modelo digital de terreno.

mapaanlise.jpg

_______________

Entretanto a temperatura estabilizou nos 8,8ºC.
 
Editado por um moderador:

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas noites
A temperatura mínima de hoje foi de 5.3ºC e a máxima, uns conforaveis 17.8ºC
Curiosidade:
em 29/01/2012 a temperatura mínima aqui foi de -1.9 ºC .

Temperatura actual de 7.0ºC, vento nulo

Já agora Jonas_87,
Estou interessado em fazer o modelo digital da minha zona.
Que tenho fazer ?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já agora Jonas_87,
Estou interessado em fazer o modelo digital da minha zona.
Que tenho fazer ?

Boas, a primeira coisa a fazer é arranjar os dados altimetricos/curvas de nível em formato digital/shapefile ,de seguida, esses mesmos dados são introduzidos num programa de sistemas de informação geográfica(por exemplo o Arcgis), depois o Modelo Digital de Terreno é feito em segundos.
Só que existe um grande problema,por norma, os dados altimetricos disponibilizados na net, são uma porcaria pois as curvas de nível costumam ser de 100 em 100m,conclusão, é impossível modelar pequenos vales, como por exemplo a tua zona.No meu caso tenho muita sorte, pois a aplicação Sig da câmara municipal de Cascais,dá para extrair os dados altimetricos de todo o concelho, e apresentam uma qualidade fora do comum, pois as curvas de nível são de 1 em 1 m, o que torna a modelação do terreno espectacular e incrivelmente pormenorizada.O modelo digital de terreno desse pequeno vale foi feito com esses mesmos dados,embora não tenha posto a legenda, a cor azul equivale os 60/70 m e a cor laranja os 120/130m de altitude.O Instituto Geográfico Português vende dados referentes a altimetria, só que deve ser um roubo.A titulo de curiosidade, assim que se faz um modelo digital de terreno,é possível fazer inúmeras analises a partir do mesmo, tais como, mapa de declives, mapa de exposições,mapa de sombreamento entre outros. :thumbsup:

_______________

Por aqui, a temperatura tem vindo a subir, fruto do aparecimento de bastante nebulosidade, sigo com 9,7ºC.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde.

Mínima de 9,3ºC e actuais 14,5ºC. A temperatura atingiu já os 15,2ºC.

79% de humidade e 1028 hPa de pressão. Vento nulo e céu encoberto.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa tarde.

A temperatura máxima ontem e hoje já foram bem agradáveis (17,5ºC e 17,4ºC respectivamente.

Apesar disso a Tmédia ainda anda bem longe dos 10ºC (7,4ºC ontem e hoje deverá ser cerca de 8,5ºC).

Tactual: 11,5ºC
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boa noite ! Tempo frio durante a manhã e tardes amenas, tem sido assim os últimos dias. E parece que vai continuar.

Malta, têm algum relato pessoal de algum fenómeno meteorológico que gostaria de partilhar ? Envie-nos para o chat do MeteoMontijo ou para o email meteomontijo@live.com.pt Pode também, caso tenho o relato, acrescentar com imagem se tiver. Participe na rúbrica que estreia dia 10 de Fevereiro no MeteoMontijo "Momentos Únicos". Página na minha assinatura.