Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Registos fotográficos da volta desta manhã.
A temperatura a oscilou entre os 12,6ºC e 15,5ºC.
Pouco ou nenhum vento, ainda bem.

Perto de Almoçageme(Sintra).
v1pkDdn.jpg


Observei pelo menos 3 zonas onde ocorre formação de gelo no pavimento, isto existe ao pontapé em grande parte do país, mas a escassos kms do mar, não deixa de ser interessante como a zona de Colares é realmente muito fria.


Dos três locais, o ultimo será o mais frio, trata-se de Galamares, a estrada está a 5 metros acima da cota do rio, a inversão é forte.

gJU3eo0.jpg


dF09Hck.jpg


fngwgyF.jpg


Dei um salto à barragem da Mula e Lagoa azul.

Barragem, vazia, como é natural, na zona de saída da água, marcava 5,5 metros, uma miseria.

1j5ZOw6.jpg


BgdSZe9.jpg



Lagoa Azul

Y4bcRtd.jpg


Fui espreitar as 2 linhas de água que alimentam a Lagoa Azul, isto diz tudo...
A serra precisa de muita mais água para regressar à normalidade, claro que na vertente norte ha muito mais água, mas aqui, na vertente sul, está complicado.

ESENvjv.jpg


RtluwuW.jpg



Cumprimentos
 
Última edição:


JCS

Cirrus
Registo
31 Dez 2015
Mensagens
7
Local
Lisboa (Praça de Londres) // Ericeira
Olá, bem vindo ao fórum, peço desculpa de dar as boas vindas atrasadas mas só agora vi um grupo de mensagens antigas (já do ano passado... :facepalm:).
Essa estação do IST debita dados on-line? Tem registo de precipitação?
Obrigado pelas boas vindas. A estação debita dados online mas não tem pluviómetro ou então os seus dados estão indisponíveis. Naquela zona porém, tenho alguma fartura de estações.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Hoje fui dar uma volta ao Cabo Raso. O mar estava muito agitado mas não tanto como ontem. Esta foto foi tirada quando o sol já se estava a baixar. Note-se também os aguaceiros lá ao fundo:
fRD5Wvx.jpg

Farol do cabo Raso:
3O2zCsd.jpg

A agitação era tão forte na Praia do Guincho que levantou muito vapor de água:
5eEGwpK.jpg

Para a minha surpresa, o vento não estava nada forte e não estava frio algum :D
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Hoje foi dia de caminhada pela Expo, há ano atrás ( mais dois dias ) estava um griso desgraçado, hoje bem ameno até tive de tirar a camisola de malha que tinha levado, temperaturas possivelmente nos 15º - 16º C,
ainda senti um minúsculo chuvisco :lol: a alguns km´s do carro, vento muito fraco de "sul",
a chegar a casa a estrada estava ligeiramente molhada e os meus pais disseram que "choveu" :D,

umas imagens do local,

23507401064_01632be51f_o.jpg
23507400974_e5eeef1ef1_o.jpg
24053012351_c73bb2d615_o.jpg


amanhã dia de mau tempo ?, la terei de ir dar uma volta :D ao local do costume,

actualmente tenho 11,3º C, mas já esteve pertinho dos 10º C.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Hoje foi dia de caminhada pela Expo, há ano atrás ( mais dois dias ) estava um griso desgraçado, hoje bem ameno até tive de tirar a camisola de malha que tinha levado, temperaturas possivelmente nos 15º - 16º C,
ainda senti um minúsculo chuvisco :lol: a alguns km´s do carro, vento muito fraco de "sul",
a chegar a casa a estrada estava ligeiramente molhada e os meus pais disseram que "choveu" :D,

umas imagens do local,

23507401064_01632be51f_o.jpg
23507400974_e5eeef1ef1_o.jpg
24053012351_c73bb2d615_o.jpg


amanhã dia de mau tempo ?, la terei de ir dar uma volta :D ao local do costume,

actualmente tenho 11,3º C, mas já esteve pertinho dos 10º C.
Muito boas as fotos!! Saudades de passar por aí... :unsure:
Mau tempo? Amanhã? No máximo uns chuviscos.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Por Lisboa começa agpra a chover!!!:rain::thumbsup:

Jonas_87 belas fotos!! Pois a Serra de Sintra precisa de Chuva, mas plantar so eucaliptos e acácia na vertente Sul nos últimos 20 anos, também contribui e muito para a secura,...não estão bem a ver o que esses bichos sugam de água e nutrientes :facepalm::buh::nono: A serra de Sintra esta a ficar tóxica de espécies vegetais invasoras e ninguém faz nada, uma vergonha :evilmad:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Umas imagens do primeiro de Janeiro de 2016, que começou, um pouco molhado um pouco ventoso e ameno, como tem sido "normal" neste inverno,

a começar na Ericeira onde fui almoçar, começou a chover,

Registos fotográficos da volta desta manhã.

Esta foto foi tirada quando o sol já se estava a baixar. Note-se também os aguaceiros lá ao fundo:

umas imagens do local,

Fotos de reportagem sempre imperdíveis, as vossas! :palmas:


Vê-se que a Mula está desesperantemente em baixo! A Lagoa Azul está bem melhor, porque não se consome água de lá e o volume a encher é muito menor.
Tentarei ver como estão as fontes e os lagos do lado norte. Há muita intercepção de águas com captações, isso também conta.


Entretanto aqui em Carcavelos está uma bela ventania de Sul, faz uma grande pressão na janela. Começou há poucas horas. Tem havido interrupções de eletricidade estranhas aqui pela zona.

A mínima de ontem foi 12,0ºC e máxima de 16,9ºC; humidade emtre 84% e 62%.

Alguns chuviscos só humedeceram. A pressão tem vindo a descer lentamente desde o máximo de ontem ao fim da manhã, 1026,0 hPa, está em 1020,9 hPa agora.

Pela análise a corrente forte de WSW no Atlântico vai mais uma vez passar de raspão no norte onde, aí sim, vai chover bem.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por Lisboa começa agpra a chover!!!:rain::thumbsup:

Jonas_87 belas fotos!! Pois a Serra de Sintra precisa de Chuva, mas plantar so eucaliptos na vertente Sul nos últimos 20 anos tambem contribui e muito para a secura,...não estão bem a ver o que esses bichos sugam de água e nutrientes :facepalm::buh::nono:

Ora precisamente! Estamos a ver e bem, sempre foi o crime mais apontado por mim perpetrado na serra! Isso e terem deixado a propagação das pragas sem controle até recentemente a Parques de Sintra a tentar suster, infelizmente com outras consequências que também eram previsíveis como seja a perda de densidade da mata e a entrada dos ventos.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Estava eu descansadinha a pensar que não vinha chuva de noite... estendi roupa na corda e tal...
Agora lembrei-me de ir ver o radar e... ai bolas que vem chuva!... Fui apanhar a roupa e... estava a cair um aguaceiro!!! Já está tudo molhado e o chão tem poças! Humpf... agora parou...