Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
É bem capaz, essa estação surpreendeu à última hora, foi a mais baixa a nível horário.
___

Edit: Tive a ver a RTP agora, pelo que a meteorologista mostrou o IPMA anda a preparar um relatório. (Podem ver também e voltar para trás, são os dados mostrados)

"53% do território abaixo de 0ºC no dia 18"

Foi mostrada a imagem das temperaturas mais baixas de hoje (dia 19), infelizmente só consegui tirar estes dados pois eram o que a câmara mostrava (os mais relevantes):

Cabo Raso: -0,7ºC :shocking:
Setúbal: -1,7ºC
Tomar: -7,9ºC
Alvega: -7,3ºC
Torres Vedras: -4,4ºC
Alcobaça: -6,7ºC
Leiria: -5,7ºC
Alcácer do Sal: -6,2ºC
Sines: -2,1ºC
Alvalade: -5,9ºC
Estremoz: -6,5ºC
Portalegre: -1,8ºC
Elvas: -1,2ºC
Mora: -3,9ºC
Castelo Branco: -2,3ºC
Figueira da Foz: -2,6ºC
Coimbra: -1,9ºC
Amareleja: -4,6ºC
Évora: -2,5ºC

Percebi a dificuldade da meteorologista a explicar aos apresentadores e aos espectadores o porquê desta vaga de frio, mas a maioria parecia não perceber nada. O desconhecimento meteorológico em Portugal ainda é muito grande.

-0,7ºC no Cabo Raso???

Surreal que evento poderoso este, na volta a maresia junto das paredes do farol deve ter congelado. :eek:

:maluco:
 


VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boa noite.

A mínima do dia de ontem (18 de Janeiro) foi alcançada perto da meia-noite, com 2.2.ºC.

Relativamente ao dia de hoje, a mínima registada até ao momento, foi de 1.8.ºC. No concelho o destaque vai para a cidade de Torres Vedras, com uma mínima negativa considerável, tal como já mencionado anteriormente. De facto, impressionante. Julgo que a localização geográfica da cidade permite compreender este valor.

Hoje de manhã, pelas 10h ainda foi possível ver nas bermas das estradas, junto às partes ainda na sombra, algum acumulado de geada.

Neste momento sigo com 6,8.ºC.

Boa noite, não sei qual o local que informa relativo a Torres Vedras, é que caso seja Dois Portos tem uma temp muito diferente da apresentada em relação
às temperaturas da cidade, fica longe relativamente .Aliás a cidade costuma por norma ter temperaturas muito mais amenas que as localidades em seu redor.
Posso informar como exemplo que não muito longe da cidade de Torres existiram temperaturas muito mas muito inferiores.
Por aqui agora 2.7ºC
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite, não sei qual o local que informa relativo a Torres Vedras, é que caso seja Dois Portos tem uma temp muito diferente da apresentada em em relação
às temperaturas da cidade, fica longe relativamente .Aliás a cidade costuma por norma ter temperaturas muito mais amenas que as localidades em seu redor.
Posso informar como exemplo que não muito longe da cidade de Torres existiram temperaturas muito mas muito inferiores.
Por aqui agora 2.7ºC

Nos meus familiares de Mafra a mínima rondou os -5,5ºC
A estrada que passa no vale gelou, e os bebedouros das galinhas/patos e cães congelaram, muito agressivo.
O IPMA devia ser menos vago quando diz formação de geada em especial no interior...ja digo isso ha anos enfim, nestas noites qualquer vale sem vento tem geada ao pontape, e mesmo colados ao mar..
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Nos meus familiares de Mafra a mínima rondou os -5,5ºC
A estrada que passa no vale gelou, e os bebedouros das galinhas/patos e cães congelaram, muito agressivo.
Sim Jonas, as temperaturas foram muito baixas e caso não fosse o vento possivelmente ainda seriam inferiores.
Hoje até as 11 horas tive também a água dos cães congelada
E mais, Dois Portos não deverá estar a reportar em condições, pois passei lá e as diferenças parecem existir ,
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite,

Máxima de 9,0ºC!

Neste momento sigo já com 4,7ºC e a habitual brisa, muito fria. :D
Céu limpo, exceptuando alguns Cirrus no horizonte, a Oeste.
 

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Boa noite, não sei qual o local que informa relativo a Torres Vedras, é que caso seja Dois Portos tem uma temp muito diferente da apresentada em relação
às temperaturas da cidade, fica longe relativamente .Aliás a cidade costuma por norma ter temperaturas muito mais amenas que as localidades em seu redor.
Posso informar como exemplo que não muito longe da cidade de Torres existiram temperaturas muito mas muito inferiores.
Por aqui agora 2.7ºC

Boa noite.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura em Dois Portos atingiu os -3,6.ºC pelas 6h da manhã. Pelo menos de acordo com a leitura feita a partir da referida fonte de informação.




 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas.

Por aqui o frio também deu o ar da sua graça. Mínima de -0,4ºC onde moro.

Como disse ontem, coloquei um sensor junto ao rio que passa aqui perto. Temperatura registada em casa a vermelho, a azul a registada pelo sensor deixado no tal local. -3,6ºC.

c4IkW1e.jpg


Era impressionante a diferença de temperatura ao descer a rua (assinalada a amarelo), tanto ontem à noite como hoje de manhã (rio a azul, sensor a vermelho).

9dJWsrU.jpg


Porém, a geada era praticamente nula, devido aos baixos valores de humidade. Mas onde havia geada, era bem intensa.

Vx3kgqW.jpg


tCuQSdk.jpg


YaUARrj.jpg


ACp0Iaj.jpg


CTV2h40.jpg
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Por cá a máxima ainda atingiu os 10.2°c pelas 16:23.
Agora sigo com 6.9°c e 60%HR, o vento é nulo.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: jonas e Manmarlopes