Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Máxima do dia - 17,2ºC
T. atual - 13,3ºC; HR - 68%; Vento fraco de norte 7,6 Km/h.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal,

Muitos de voçes não acharam estranho a formação de capacete na serra(de Sintra)?
Eu achei, esteve uma nortada monumental por cá, parecia uma madrugada de verão de nortada agressiva, até deu para formar o capacete.
Mesmo de manhã estava bastante vento, o placard informativo da A16 nas traseiras de casa, avisava o vento forte.
A estação de referência está off ha 20horas, aguardo os dados.
Durante a madrugada devo ter tido rajadas de 80/85 km/h até os respiradores da wc ouvia-se o vento, e mais que rajadas, a velocidade de vento foi bem elevada.
O Arome tinha uma vez mais uma única mancha de 70-80 km/h de rajada aqui entre Alcabideche e Serra de Sintra, notável a resolução daquele modelo.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
A mínima do dia ocorreu pelas 21:24 com 11.6°c enquanto a máxima foi de 18.9°c pelas 15:39. Agora segue nos 12.6°c com 75%HR.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas pessoal,

Muitos de voçes não acharam estranho a formação de capacete na serra(de Sintra)?
Eu achei, esteve uma nortada monumental por cá, parecia uma madrugada de verão de nortada agressiva, até deu para formar o capacete.
Mesmo de manhã estava bastante vento, o placard informativo da A16 nas traseiras de casa, avisava o vento forte.
A estação de referência está off ha 20horas, aguardo os dados.
Durante a madrugada devo ter tido rajadas de 80/85 km/h até os respiradores da wc ouvia-se o vento, e mais que rajadas, a velocidade de vento foi bem elevada.
O Arome tinha uma vez mais uma única mancha de 70-80 km/h de rajada aqui entre Alcabideche e Serra de Sintra, notável a resolução daquele modelo.
A nortada (e consequente capacete na serra) no Verão forma-se quando há interacção do anticiclone com uma depressão térmica no interior da península ibérica. Penso que aqui a situação é idêntica só que com uma cut-off. :)
RgabTCw.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta manhã acordou com nevoeiro cerrado, mas que já está a começar a dissipar-se, com a ajuda do sol, apenas se mantem "intacto" nos vales mais encaixados.
Enquanto a chuva, não vem, valha-nos o nevoeiro para ir mantendo o solo, e as ervas com alguma humidade.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Sigo com 14.5°c e 75%HR.
Deitei-me com a temperatura algo elevada, cerca de 10.5°c pelas 23 horas, e não contava com uma mínima tão baixa, pelas 4:22 o registo foi de 5.9°c.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde
Mínima: 5,2ºC
Agora sigo com sol, nuvens altas e 14,8ºC.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde,

Pois é, a máxima vai sendo batida aos poucos e ontem registei precisamente 19,6ºC.
Claro que não sendo algo único, não deixa de ser impressionante que num mês onde o frio é quase uma regra, desde o dia 1 que registo apenas 5 dias com a máxima inferior a 15ºC. A mínima desde o início desta temporada de Outono/Inverno ainda não desceu abaixo dos 6,5ºC. É óbvio que esta situação, poder-se-à inverter até ao fim do Inverno mas os indicadores a médio e longo prazo são francamente negativos.
Chega a ser irritante, ver o que se passa em praticamente toda a Europa e aqui a estabilidade continua a reinar a seu belo prazer.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.