Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde!
Portanto, acordei de manhã com muita vontade de ir ao parque da Quinta da Granja para ver a geada. Não estava com muitas esperanças pois aqui por Carnaxide o vento soprava bem e não estava assim tanto frio, mas mesmo assim confiei nos meus instintos. Cheguei ao metro do Colégio Militar e já comecei a sentir um friozinho. Qual não é o meu espanto quando entro pelo parque e vejo tudo branquinho. Não foi a maior geada do mundo (tendo em conta que cheguei ás 9:30 e a maior parte já tinha derretido) mas é o suficiente para contentar um lisboeta. :D
Seguem as fotos:
DSC_0985 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0987 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0989 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0990 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0993 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0996 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0997 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0999 by tiago_lco, no Flickr

Levei o sensor para fazer uns registos e...vejam por vocês a potência da inversão por lá:
POqXKPG.jpg

Registei 3,5ºC na zona que penso ser a mais fria daquele parque e 5 min depois fui andando para fora do parque e registei 10,6ºC. Ou seja, uma diferença de 7,1ºC entre dois locais não muito distantes entre si (+/-150 metros).


Boa iniciativa Tiago, nessa inversão lisboeta. :D
Por acaso volta e meia passo aí quando vou a caminho da zona Fonte Nova.
Confesso que nunca tinha prestado atenção em termos de climatologia / inversão. :thumbsup:
 


fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Pensava que essa zona era mais fria.
No passado Domingo registei - 3 graus/-4 graus em Cheleiros. Estava impressionante.

Hoje passei no Carvalhal (Cheleiros), cerca das 8:30, e a temperatura junto ao rio era de cerca de 0ºC (leitura do carro). Na Igreja Nova estavam 10ºC. Estranho, em Cheleiros,ser tão alta a mínima.
Manhã ligeiramente menos fria que a de ontem e com um pouco menos de formação de geada. Dois Portos tinha -3ºC às 8:00.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje passei no Carvalhal (Cheleiros), cerca das 8:30, e a temperatura junto ao rio era de cerca de 0ºC (leitura do carro). Na Igreja Nova estavam 10ºC. Estranho, em Cheleiros,ser tão alta a mínima.
Manhã ligeiramente menos fria que a de ontem e com um pouco menos de formação de geada. Dois Portos tinha -3ºC às 8:00.

Interessante :thumbsup:
Isso quer dizer que no Pisão vale da minha zona estava tanto ou mais frio que no lizandro, épico. :D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Boa tarde!
Portanto, acordei de manhã com muita vontade de ir ao parque da Quinta da Granja para ver a geada. Não estava com muitas esperanças pois aqui por Carnaxide o vento soprava bem e não estava assim tanto frio, mas mesmo assim confiei nos meus instintos. Cheguei ao metro do Colégio Militar e já comecei a sentir um friozinho. Qual não é o meu espanto quando entro pelo parque e vejo tudo branquinho. Não foi a maior geada do mundo (tendo em conta que cheguei ás 9:30 e a maior parte já tinha derretido) mas é o suficiente para contentar um lisboeta. :D
Seguem as fotos:
DSC_0985 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0987 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0989 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0990 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0993 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0996 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0997 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0999 by tiago_lco, no Flickr

Levei o sensor para fazer uns registos e...vejam por vocês a potência da inversão por lá:
POqXKPG.jpg

Registei 3,5ºC na zona que penso ser a mais fria daquele parque e 5 min depois fui andando para fora do parque e registei 10,6ºC. Ou seja, uma diferença de 7,1ºC entre dois locais não muito distantes entre si (+/-150 metros).

Muito bonitas! Díria que os prédios do lado direito ajudam e muito a impedir o sol pela manhã, o que também impede a temperatura de subir muito, "efeitos antropogénicos", digamos.

______

Aqui estagnou a noite toda, humidade também abaixo de 60%, mínima de 2,9ºC
Máxima de 14,6ºC

Alguns condutores da rua tiveram a ideia de colocar placas de cartão por fora do pára-brisas durante a noite, devem ter ficado irritados com o gelo :lol:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fiz há pouco um esboço rápido das medições de temperatura nesta manhã, foi qualquer coisa como isto:
Ar seco e morno nos topos vs ar frio e húmido nos vales, mas claro no Pisão é mesmo outro mundo.
Assim que cheguei ao ponto dos 5,2ºC, era só gelo nas bermas, pensei logo, o vale vai estar todo gelado, e assim foi.
Até um telhado de um dos muitos edifícios do Centro Social do Pisão que está a 25mts/30 mts do solo tinha gelo!!
É um vale que não ultrapassa os 50 mts de desnivel entre o fundo de vale e topos que rodeiam mesmo.
Aparentemente um valezinho, em termos prácticos, tem uma inversão potente, pois entra em jogo outros factores.
  • Zona Sombria
  • Declives elevados
  • Vegetação Densa /Rochosa;
  • Rede hidrográfica;
  • Vale extremamente encaixado, o que não só proporciona acumulação de ar frio como aprisionamento, ou seja, normalmente o ar frio tende movimentar-se vale abaixo, contudo há troços que é notório que o ar frio fica preso(mais tarde publicarei fotos que mostram isso);
  • Etc

12ºC de diferença entre a Malveira da Serra e o vale do Pisão, é obra.
Tambem tive practicamente essa diferença quando saí de lá às 10 h, estava 1ºC no Pisão e 12ºC em Alcabideche.


 
Última edição:

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Por cá a mínima de hoje foi mais elevada do que nas últimas noites, a humidade não desceu tanto, e a máxima foi a mais elevada deste mês.
Sigo agora com novo arrefecimento, 8.9°c e 77%HR neste momento.

Os extremos do dia.
Tmin. 4.6°c (7:02)
Tmax. 17.3°c (16:58)
HR. 93 / 44

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de mais uma tarde bem amena, em que aproveitei para ir e mais um amigo visitar as suas colmeias, e elas estão com uma força brutal, tal como se já estivessem em Março, estão a trabalhar afincadamente no eucalipto e no medronho, e tendo em conta, agora as poucas horas que eles recolhem nectar/pólen, e já estão a pedir por mais umas meias-alças em cima.
Estas tarde com temperaturas na ordem dos 16 a 17ºC, em que até já não é fácil andar dentro do fato de apicultor.

Meteorologista de Castro Laboreiro seguido por milhares nas redes sociais

image.aspx


A paixão pela meteorologia despertou-lhe há "meia dúzia" de anos. "Foi numa manhã em que começou a nevar", recordou Adílio Pereira aos microfones da Rádio Vale do Minho.

Aos 65 anos de idade, este proprietário de um café em Castro Laboreiro, em Melgaço, é hoje seguido por milhares de pessoas nas redes sociais. Chamam-lhe carinhosamente de meteorologista ou então o homem do tempo. Acorda cedo. De forma quase sagrada, todas as manhãs descreve o estado do tempo onde vive e as previsões do que está para vir. Tirando partido das afamadas quedas de neve, Abílio Pereira começou a captar a atenção dos locais, de turistas e da própria comunicação social. Nos dias que passam, já é muito raro existir nas redondezas quem não conheça o meteorologista de Castro Laboreiro.

https://www.jn.pt/local/noticias/vi...K0vfsoyttHDH_mZZg00ldHSsdloe_jsW9y2ml7TxQzTfs

Aproveito para deixar aqui esta notícia e perguntar se alguém conheçe este senhor, a sua página nas redes sociais, porque eu não o estou a reconhecer.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Ora bem acabei por não deixar os sensores no tal sitio perto Colares, não havia geada nem frio, só 4 graus. Estava um brisa talvez tenha sido o sufiente, esse sitio ficará para outra altura.
Resolvi não perder tempo e vir embora, fui então espreitar o Pisão... Estava tudo gelado, impressionante. O auriol às 9e30 horas ainda mediu - 0,7 graus! Acabei por deixar lá os sensores nos dois troços mais gelados do vale, assim amanhã terei as mínimas, caso não me furtem claro. :D
Tirei muitas fotos quer com a máquina quer com o telemóvel.
Ficam as do telemóvel, logo partilho mais.
Não é a toa que falo neste sitio, é mesmo impressionante esta inversão. @João Pedro não visites este vale nestas alturas que é agreste. Sais de Cascais com 10 graus, chegas lá tens uma fábrica de gelo com temperatura negativa. :cool:

Na zona do costume que sempre falo, aqui neste local exacto é o ponto mais frio do concelho de Cascais.






Notas:
  • A temperatura mínima deve ter rondado os - 2,5 graus.
  • Os telhados de casas/casebres também gelaram, um sinal claro que a inversão foi muito forte, aliás naquele vale isso é sempre um excelente indicativo que a mínima foi bastante baixa.
  • Deixei no chão um recipiente com água com uma altura de uns 8 cms/10 cms na zona da geada mais forte, vamos ver como congela.
:lol: Pelo contrário João, agora é que era uma boa altura para o visitar, já que adoro o frio! :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia pessoal,

Mais uma mínima jeitosa , e nova camada forte de geada! 2.8ºc , e parece que a pilha da minha estação já com um ano é meio não está aguentar tanta tareia do mesmo Hoje lá tive disponibilidade , e coragem, claro e fiz um desvio no caminho para o trabalho para passar por alguns bons locais de inversão aqui na zona! Sai de casa com 3.1ºc , e apanhei muitos locais abaixo de 0ºc, no Alambre sítio com um potencial poderoso devido a ser um vale, e ter um ribeiro ( quase seco) o carro marcou -2.1ºc Fica uns registos feitos com pouco tempo, mas com muita vontade


IMG_3657 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by
Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by
Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr
Ver assim os campos e as ervas altas todos branquinhos no meio das árvores cria um efeito meio surreal :D A primeira, a última e a terceira a contar do fim estão mesmo bonitas :w00t: (e as outras também :D)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui ficam mais registos de hoje.
Amanhã partilho os registos com respectivos sensores caso não tenham sido roubados lol
Foi uma geada bem forte.




























@jonas_87, essas casa que se ve nas fotos, com o telhado, é a mesma que tens feito os registos noutras alturas, eu reconhecia logo por ter o telhado coberto de gelo, e por ser nesse vale que só de ver a encosta lá atrás já dá para ter uma ideia do frio que deve fazer por lá.
Sabes se ainda é habitada por alguém, e sabes dizer se em alguma altura do dia o sol, ainda espreita por aí, ou é sempre "noite".
Eu conheço aqui um local, que se chama o Vale Escuro, e nome já diz tudo, o sol pouco chega a espreitar por lá nestes dias, os eucaliptos não o deixam aparecer, passa uma estrada pelo meio do vale, onde de um lado é uma encosta de montado e do outro é uma encostra de eucaliptal.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aqui ficam mais registos de hoje.
Amanhã partilho os registos com respectivos sensores caso não tenham sido roubados lol
Foi uma geada bem forte.



























Pode ser que os ladrões tenham medo do frio! :D Aquela árvore na segunda foto tem a casca tão branquinha que parece estar coberta de gelo :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pode ser que os ladrões tenham medo do frio! :D Aquela árvore na segunda foto tem a casca tão branquinha que parece estar coberta de gelo :)

Sim havia árvores com gelo, confesso que fiquei impressionado, a fazer lembrar Janeiro de 2017. Inversão potente no Pisão.
Espero que não tenham roubado os sensores. Já lá perdi 250 euros num datalogger lol Roubado em 2015, foi lixado.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.