Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde,

Mais uma madrugada sem grande coisa a relatar. Mínima de 5,4ºC por aqui.
Pelas 4:00, junto à ribeira das Jardas (numa localização a cerca de 1 km de mim) medi 0ºC com o carro.

Fazendo um resumo dos últimos dias, em termos de mínimas:
04/01: 5,1ºC
05/01: 4,1ºC
06/01: 2,7ºC
07/01: 2,7ºC
08/01: 4,9ºC
09/01: 5,4ºC
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Manhã novamente fria e com céu limpo, mas com pouca geada, só nos locais mais abrigados. O nevoeiro surgiu ao inicio da madrugada, mas rapidamente se dissipou com a chegada do vento de leste.
Agora o vento acalmou e a tarde segue um pouco mais quente que as dos últimos dias.

Extremos de ontem:

Mínima: 2,1ºC
Máxima: 13,8ºC

Mínima de hoje: 2,3ºC
T. Atual: 14,5ºC
HR: 50%
Vento: Nulo
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ver assim os campos e as ervas altas todos branquinhos no meio das árvores cria um efeito meio surreal A primeira, a última e a terceira a contar do fim estão mesmo bonitas (e as outras também )

Completamente João, no Domingo quando sai de casa por volta das 10.30H , até ouvi uma criança no café a perguntar aos pais se tinha nevado, tal a brutalidade de geada em grande parte da Vila :)
Ah, Obrigado :thumbsup:

- - - - - - - - - - - - - -

Quanto ao tempo ,

Madrugada e manhã fria , e tarde novamente muito quente para a altura do ano! Por aqui secura total :facepalm: Ontem de manhã dei uma volta pela serra , e já não encontrei uma única poça de água, tal como a humidade à superfície já não vai sendo muita! Os próximos dias com vento moderado de leste ainda vão agravar mais a situação! Andamos entretidos com o frio e belezas inerentes, é verdade , e ele fazia falta de facto, mas a grande verdade e que já chovia mesmo alguma coisa, e olhando os modelos sinceramente não vejo mudança de padrão à vista :mad:. Os próximos dias vão sim , fazer "doer" os ossos à quem tiver que andar exposto ao frio :cold: Assim de repente recordo-me de três meses de Janeiro assim, 2009, 2005, e 2017! O primeiro todos sabemos como acabou , com o épico nevão em grande parte do país, que saudades desses dias 9 e 10 Janeiro de 2009 :D Os outros dois, com as maiores secas na nossa história recente! Enfim, são apenas lembranças da minha cabeça! Sabemos como a meteorologia é volátil, e tudo muda em menos de um fósforo!

Mínima - 4.1ºc
Tatual - 17.9ºc
30% de HR
Vento - Fraco/nulo.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Tarde quente por Coimbra, tive que andar ao sol e acabei por ter que me pôr só com uma camisola e de mangas arregaçadas para me poder aguentar!
Os próximos dias vão sim , fazer "doer" os ossos à quem tiver que andar exposto ao frio :cold: Assim de repente recordo-me de três meses de Janeiro assim, 2009, 2005, e 2017! O primeiro todos sabemos como acabou , com o épico nevão em grande parte do país, que saudades desses dias 9 e 10 Janeiro de 2009 :D Os outros dois, com as maiores secas na nossa história recente! Enfim, são apenas lembranças da minha cabeça! Sabemos como a meteorologia é volátil, e tudo muda em menos de um fósforo!
Acho que estás a comparar coisas incomparáveis, sim esses três meses tiveram todos episódios frios, mas em 2009 choveu imenso (mais em termos de dias de chuva do que de quantidade em si, mas mesmo assim), enquanto que em 2005 não choveu quase nada.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Tarde quente por Coimbra, tive que andar ao sol e acabei por ter que me pôr só com uma camisola e de mangas arregaçadas para me poder aguentar!

Acho que estás a comparar coisas incomparáveis, sim esses três meses tiveram todos episódios frios, mas em 2009 choveu imenso (mais em termos de dias de chuva do que de quantidade em si, mas mesmo assim), enquanto que em 2005 não choveu quase nada.

Então fui eu que não me expressei da melhor forma, desculpa! Aquilo a que me referia acima de tudo era a sinóptica desses três anos numa certa altura de Janeiro em relação ao actual padrão em que nos encontramos , em termos de precipitação o de 2009 (ano hidrológico) , não tem sequer comparação com os outros dois, claro ;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Então fui eu que não me expressei da melhor forma, desculpa! Aquilo a que me referia acima de tudo era a sinóptica desses três anos numa certa altura de Janeiro em relação ao actual padrão em que nos encontramos , em termos de precipitação o de 2009 (ano hidrológico) , não tem sequer comparação com os outros dois, claro ;)
Lendo melhor, acho que fui eu que interpretei mal :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Lendo melhor, acho que fui eu que interpretei mal :D[/QUOTE

Na boa,o pessoal vai se entendendo ;) Bonito pôr-do-sol la fora, pena estar enfiado numa sala :(
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

Problema resolvido, a estação já se sentia um pouco só agora com dados do vento de novo.

Hoje, lá fui ao treino, é impressionante as correntes de ar que se sentem no parque urbano da Póvoa de Santa Iria. Ora quente, ora frio, assim que se desce a ponte que passa a linha do comboio sente-se logo um ar fresco nas pernas.

Provavelmente muito mais frio, do que deste lado...

14.4° C, 66% de HR e vento fraco de SO.

Fotos durante o treino e da estação já completa de novo.

4797ac532cd03a4021cfef5142b9d9a9.jpg
e472d294710ca31ab9284aae6ff38a7b.jpg
8fa0126dce5998adee2f674a38ce50f3.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Chegei agora á pouco de uma caminhada de 8 km, e ao chegar a casa ainda tive direito a um bonito por do sol, em tons de rosa, e trazia apenas uma sweat-shirt, pois ao meio da tarde, estava a morrer de calor, e passei agora por alguns vales onde se notava já um grande arrefecimento.
E a parte melhor é que já se nota que os dias já estão a crescer, e ainda não chegamos ao dia 20 de Janeiro.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje não pude acompanhar o fórum por questões pessoais.
Mais um dia igualzinho aos outros passou, com uma temperatura um pouco mais alta do que nos dias anteriores.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 19,3°C :uau:
Mín: 2,1°C

Corroios
Máx: 17,5°C
Mín: 0,8°C

Agora estão 8,3°C e céu limpo, com uma brisa fresca que acentua a sensação de frio. :cold:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal

Aqui estão os registos de hoje no Pisão.
Rendeu 2 mínimas negativas conforme os sensores mostram.















Sensores nos abrigos.

Mínima de - 1,8 graus

Mínima de - 1,4 graus




Já que fui de bike, uma verdadeira loucura pois atravessar o vale com - 1,5 graus parecia que estava andar dentro de um congelador.



Resolvi partilhar com todos um registo diferente, aqui fica o vídeo que fiz também hoje com a gopro no peito em modo super view. Vejam com resolução máxima.

 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas pessoal

Aqui estão os registos de hoje no Pisão.
Rendeu 2 mínimas negativas conforme os sensores mostram.















Sensores nos abrigos.

Mínima de - 1,8 graus

Mínima de - 1,4 graus




Já que fui de bike, uma verdadeira loucura pois atravessar o vale com - 1,5 graus parecia que estava andar dentro de um congelador.



Resolvi partilhar com todos um registo diferente, aqui fica o vídeo com a gopro em modo super view. Vejam com resolução máxima.

Um simples "like" não chega para te agradecer o enriquecimento que dás a este fórum João, obrigado pela tua dedicação, e por o partilhares connosco

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Um simples "like" não chega para te agradecer o enriquecimento que dás a este fórum João, obrigado pela tua dedicação, e por o partilhares connosco

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Obrigado Ricardo.
Tendo interesse e disponibilidade, acabo por fazer com todo gosto. Este sítio está tão perto de casa, que era um crime não captar registos, e capto por serem únicos em todo o concelho. Claro que há geada noutros pontos, mas a nível de temperatura não dá qualquer hipótese, nisso o Pisão é letal. :cold:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas pessoal

Aqui estão os registos de hoje no Pisão.
Rendeu 2 mínimas negativas conforme os sensores mostram.















Sensores nos abrigos.

Mínima de - 1,8 graus

Mínima de - 1,4 graus




Já que fui de bike, uma verdadeira loucura pois atravessar o vale com - 1,5 graus parecia que estava andar dentro de um congelador.



Resolvi partilhar com todos um registo diferente, aqui fica o vídeo com a gopro em modo super view. Vejam com resolução máxima.



Parabéns @jonas_87, pelas excelentes fotos, e uma vídeo maravilhoso, onde percorres um vale bastante interessante, por momentos ainda pensei que era eu a conduzir aí a bike, que também é uma coisa que gosto muito de fazer nos tempos livres, ando sempre a descobir novos trilhos, a boa qualidade de imagem também ajuda, pois consegues ver tudo muito detalhado.
Para completar só faltava aí a ribeira levar água...
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.