Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais um aguaceiro fraco, tem sido a tônica do dia por cá, acumulado segue nos 8.1mm

14.4°c

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Que sorte tens tido tu, vizinho longínquo!
Por aqui, nem 1 mm caiu hoje. O acumulado segue neste momento nos 0,5 mm, depois de um aguaceiro bem fraco à pouco, e assim deve ficar por hoje. :(

O dia foi, mais uma vez, sonolento e aborrecido. No entanto, parece que iremos ter alguma chuva até ao fim do mês. O ECMWF prevê 7 mm até à meia-noite de dia 31, e 22 mm até 7 de fevereiro. :rain: Veremos o que acontece. :pray:

Dados de hoje:

Charneca de Caparica
Máx: 17,4°C
Mín: 14,1°C
Prec: 0,5 mm

Corroios
Máx: 17,7°C
Mín: 14,3°C

Agora estão 14,4°C e céu muito nublado. :)
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Segunda e Terça a sinóptica por cá era de lotaria total, e desta vez fui eu o felizardo @"Charneca" Mundial e @Mammatus ;) MM importantes segundo as previsões que se avizinham , dado que a amiga Primavera vai fazer uma aparição precoce :unsure: Hoje temos um dia ameno por Azeitão com alguma nebulosidade , e uns actuais 15.3ºc, já pela zona alta de Sesimbra , nevoeiro cerrado , muita humidade e algum frio, com 13.2ºc ! O nosso pequeno rectângulo é mesmo assim no que diverge ao clima , basta poucos km de distância , para se encontrar diferenças enormes no que ao estado do tempo concerne ;)
 
Última edição:

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde,

Mais um dia frouxo, por aqui, sem Sol mas também sem grande precipitação a relatar, apenas muita humidade. Temperatura na casa dos 15ºC.

Há 14 (!) anos atrás, estava a ter início, por estas bandas de Lisboa, o fenómeno que marcou a vida meteorológica de muitos. Foi o nosso "milagre" de 29 de Janeiro de 2006... hoje em dia o melhor é construir uma capelinha e ficar à espera de outro. :lmao:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem o céu abriu bem durante a tarde e até esteve bem agradável, mas voltou a encobrir no final do dia. Ocorreu mais um aguaceiro fraco perto da meia-noite, que elevou o acumulado para 0,9 mm. A mínima foi batida, passando a ser 13,8ºC.

Extremos de ontem: 13,8ºC / 17,9ºC / 0,9 mm


Hoje segue o mesmo padrão, sem chuva até agora para não variar :rolleyes:
Estes eventos só são bons para zonas influenciadas pelas orografias. Isso era bem visível esta manhã: por aqui tinha boas abertas, enquanto que por cima da Arrábida e lá para os lados de Sintra/Litoral Oeste haviam algumas células a quererem desenvolver-se.

Mínima de hoje: 12,6ºC

T. Atual: 18,0ºC
HR: 62%
Vento: Nulo
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só para verem como está a coisa, neste momento está céu pouco nublado por aqui. :facepalm:

Mas que raio... :buh:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Tanta nuvem e nem um pingo, mas é natural, uma camada alta de cirrostratus, espessos, e uma camada baixa de Estratocumulus ou Cumulus humilis. Movimento de SSW para os níveis baixos e WSW ou SW para os outros níveis.
Faltam Nimbostratus, Altostratus espessos ou Cumulus pelo menos mediocris.
15,9ºC
72%

SSW < 15 Km/h

kVzbMEw.jpg
40ezR9s.jpg
2pLF9Bg.jpg




Continuamos em sector quente, num sistema complexo de frentes da corrente de Sudoeste.
hMjpMDj.jpg

jJLs2W1.jpg


DY6Yx9p.jpg


Pelo radar, a precipitação ocorre na presença de nuvens médias ou baixas espessas:
egXF8Qm.jpg


A propósito, o radar de Arouca está mal calibrado...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

13 graus, e tudo tranquilo.
Hoje andei na zona oeste(área norte do concelho de Mafra) , e como o @jamestorm disse está mesmo tudo bem abastecido de água.
Um pequeno exemplo, uma pequena charca practicamente no maximo, mas com muito profundidade.



---

Pois é, faz hoje 14 anos da epica queda de neve. Jamais me esquecerei, temperaturas brutais de 0/1 graus nas horas centrais do dia em Alcabideche. No parapeito ainda cairam uns flocos, depois desse momento fui logo para a serra. Nas mesas de madeira junto da Peninha a camada de neve já dava fazer umas pequenas bolas.
Trânsito e mais trânsito na serra, estava tudo fora de si. :D
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas,

13 graus, e tudo tranquilo.
Hoje andei na zona oeste(área norte do concelho de Mafra) , e como o @jamestorm disse está mesmo tudo bem abastecido de água.
Um pequeno exemplo, uma pequena charca practicamente no maximo, mas com muito profundidade.



---

Pois é, faz hoje 14 anos da epica queda de neve. Jamais me esquecerei, temperaturas brutais de 0/1 graus nas horas centrais do dia em Alcabideche. No parapeito ainda cairam uns flocos, depois desse momento fui logo para a serra. Nas mesas de madeira junto da Peninha a camada de neve já dava fazer umas pequenas bolas.
Trânsito e mais trânsito na serra, estava tudo fora de si. :D
E como está a barragem da Mula João?!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Epa nunca mais lá passei, mas sei que continua muito vazia.
Em Outubro aquilo literalmente bateu no fundo, a recuperação é muito lenta.
Assim que passar lá depois partilho informação.
Obrigado, pensei que tivesse recuperado bem durante Novembro e Dezembro dado que foram dois meses bastante bons por aí , esperemos que ainda consiga recuperar nos próximos 3 meses, depois disso já sabemos o que nos espera


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.