Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Noite

Hoje o dia já foi um pouco diferente, com o céu a apresentar-se pouco nublado e vento a soprar fraco do quadrante N.

A mínima voltou a ser baixa, mas curiosamente a situação de hoje foi bastante variável de local para local, diria mesmo de rua para rua. Enquanto nalgumas zonas o nevoeiro marcava presença com bastante orvalheira, noutras o gelo abundava em cima dos carros :confused: Num espaço de 6 Km foram várias as mudanças bruscas que presenciei :unsure:

Mínima: 1,1ºC
Máxima: 12,9ºC

T. Atual: 9,8ºC
HR. 80%
Vento: N / 3,2 Km/h
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Mínimas de ontem, dia 13:
4pmLRbJ.jpg


E máximas, amplitude térmica notável que atingiu mais de 20ºC em algumas estações:
05wkKda.jpg


A nível de todo o continente, novamente os extremos negativos pela RLC a não diferirem muito do habitual do Interior Norte e Centro:
UfNgvRL.jpg


Já voltou a invasão de ar marítimo matinal (e não só) na Região Oeste:

Terra, 11h49
o36daEH.jpg


Um pouco mais tarde, 13h30 a imagem captada pelo Aqua mostrava algum retrocesso, mas pouco, persistiu esta nebulosidade baixa ao longo de uma faixa costeira bastante extensa:
K0syaYg.jpg


Hoje na maior parte das estações da RLC já não houve temperaturas negativas, excepto no extremo nordeste da Região (Coimbra) e a sul do Tejo, especialmente na península de Setúbal e Ribatejo:
B82TEgF.jpg


Aqui na Póvoa/Santa Iria:

Escola: 7,9ºC de mínima; a estação foi desligada pouco antes das 13h, não há registo da máxima, portanto.

Parque: 7,3ºC / 12,3ºC, bastante ventoso desde as 5h, vento médio com picos de 30 Km/h que foi aumentando até 42 Km/h e rajada de 53 Km/h às 15h20. Sempre no quadrante NW, mas durante o período mais intenso estava bem fixo em NNW.
Já cá faltava uma nortada típica. Depois do pôr-do-sol amainou, com calmas intercaladas em períodos de até 20 Km/h.

UV subiu a 3. Alguma nebulosidade baixa e esparsa de estratocumulus.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E nós sempre um prazer ver as tuas fabulosas partilhas Ainda tens que me explicar "ensinar" como é consegues fazer sempre registos com essa nitidez maravilhosa Tens usado tripé?! Ou és tu que não tremes mesmo nadinha?!
Não tremo nadinha! :D
Tripé, regra geral, só em longas exposições. Estas da Estrela, portanto, não; foi mesmo com alguma força de braços a manter a máquina estabilizada :) E depois em pós-produção, adiciono-lhes mais uns "pozinhos", já que a máquina não é topo de gama nem nada que se pareça. Nada de muito especial no entanto, o normal: contrastes, sombras, luminosidade, nitidez, ruído, etc.. ;) Fotografar em RAW também ajuda bastante. E mais de 30 anos a fotografar também dá para ir aprendendo algumas coisas :D

Mas olha que as tuas não são nada más, acho que já o disse algumas vezes :D Belíssimas estas duas últimas amostras ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o dia foi de céu limpo e com um claro aumento da temperatura em comparação com dias anteriores. Depois de a temperatura ter descido até aos 2,8°C até à meia-noite, o ar marítimo lá chegou e a temperatura até subiu bem. :w00t:
No entanto, ainda geou bem nos locais mais abrigados do vento marítimo, ou seja, nos vales. O vale do Intermarché estava todo coberto de gelo por volta das oito da manhã e a Quinta do Marialva parecia uma pista de ski. Aliás, aquela zona é um espetáculo ao nível de inversões térmicas - saí de casa com 5°C e, ao passar por um vale na Quinta da Queimada, a temperatura desceu para os 2°C (via-se alguma geada por lá). Entretanto, a temperatura subiu até aos 7°C em Vale de Milhaços, na zona do Clube Recreativo. Após passar essa zona, a temperatura começou a descer bem - 240 metros depois, na zona da Farmácia Central, a temperatura era de 4°C e, 200 metros depois, era já só de 1°C, tendo chegado inclusive aos -1°C na entrada principal da Quinta do Marialva! Uns 150 metros depois, na rotunda de Corroios, a temperatura subiu 5°C!!! :surprise: :cold:

O nevoeiro ainda acumuloi 0,3 mm, o primeiro acumulado desde há bastantes dias. Já a máxima finalmente ultrapassou a média de 13°C, a primeira vez desde o início do mês!

Charneca de Caparica
Máx: 13,7°C
Mín: 2,8°C
Prec: 0,3 mm (humidade)

Agora estão 8,5°C e céu limpo. Quentinho, portanto... :calor:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não tremo nadinha!

Bem me parecia :lol:

E depois em pós-produção, adiciono-lhes mais uns "pozinhos", já que a máquina não é topo de gama nem nada que se pareça. Nada de muito especial no entanto, o normal: contrastes, sombras, luminosidade, nitidez, ruído, etc.. Fotografar em RAW também ajuda bastante. E mais de 30 anos a fotografar também dá para ir aprendendo algumas coisas

Opá eu já faço isso tudo, mas já percebi que o que me falta mesmo é a experiência dos quase 30 anos a fotografar :lol: Mas como vontade não me falta, haverei de lá chegar! :)

Mas olha que as tuas não são nada más, acho que já o disse algumas vezes Belíssimas estas duas últimas amostras

Sim é verdade, obrigado mais uma vez :thumbsup:

------------------------------------------------------------------

Quanto ao tempo, é verdade que o frio se foi mesmo embora! Mas foi uma dose dele daquelas , e que não será fácil de se repetir por cá! Hoje mínima "quentinha" de 6.6ºc , e muita humidade, os solos agradecem muito, agora venha de lá a tão preciosa chuvinha! Depois de muito nevoeiro no vales esta manhã, o astro rei é senhor , e estão uns agradáveis 14ºc :cool: Fica o registo matinal !


Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Que dia bem ameno hoje, não tem mesmo nada a ver com as ultimas semanas!

A mínima foi relativamente alta com 9,9ºC e a máxima subiu a uns agradáveis 15,3ºC.
Bastante humidade de noite e vento fraco, um pouco mais moderado de N durante a tarde.

Temperatura em descida e HR em subida novamente, 13,0ºC e 79%

No fim de semana espera-se uma nova descida das temperaturas, sobretudo as mínimas, com valores a rondar os 3ºC/4ºC... :cold:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

minima de -0.6ºC

Hoje terá sido o último dia ( e a última hora) com temperatura negativa em Coruche (precisamente à hora dessa medição). As máximas hoje terão superado os 15ºC em muitas estações, o registo das 15h foi o que mostrou valores mais elevados:
25DDPap.jpg


Ontem só a Praia da Rainha chegou aos 15ºC ( das estações IPMA):
lafR4YZ.jpg


As mínimas ontem foram, como se previa, negativas só na região de Coimbra para norte e a sul do Tejo:
bHd1V4H.jpg


A região Oeste foi privilegiada com as mínimas mais suaves do continente (a par de Portalegre):
Z7tIU2p.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bem me parecia

Opá eu já faço isso tudo, mas já percebi que o que me falta mesmo é a experiência dos quase 30 anos a fotografar Mas como vontade não me falta, haverei de lá chegar!

Sim é verdade, obrigado mais uma vez

------------------------------------------------------------------

Quanto ao tempo, é verdade que o frio se foi mesmo embora! Mas foi uma dose dele daquelas , e que não será fácil de se repetir por cá! Hoje mínima "quentinha" de 6.6ºc , e muita humidade, os solos agradecem muito, agora venha de lá a tão preciosa chuvinha! Depois de muito nevoeiro no vales esta manhã, o astro rei é senhor , e estão uns agradáveis 14ºc :cool: Fica o registo matinal !


Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog by Ricardo Carvalho, no Flickr
Primeira máquina, a do meu pai que há anos não era usada, em 1988 ou 1989, há 32 ou 33 anos portanto. Despertou cedo o bichinho :D
E mais uma mão-cheia de magníficos registos com que nos presenteias! :w00t::palmas:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.