Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A tarde, foi bem gélida, mesmo com o sol, que de vez em quando ainda se encobria.

A Protecção Civil de Ourém, já a tomar algumas medidas preventivas, para evitar despistes, já numa zona, com histórico.

 


Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
81
Local
Coimbra, Rio Tinto
Mínima de -4.4ºC na manhã de dia 2, a cerca de meio metro do solo, em Coimbra-vale de São Romão.
IMG-20210102-082130.jpg

IMG-20210102-082331.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Pelo o radar do IPMA vem uma célula na zona de Leiria em direção á minha zona e outa mais forte da zona de Alcobaça. Vamos ver se ainda chega cá alguma coisa. O meu sensor marca 4.5 ºC e 65% HR atualmente mas talvez possa estar um grau a menos pois está num abrigo.

Chove com intensidade em Alfeizerão

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Neste momento, começa aqui.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelo o radar do IPMA vem uma célula na zona de Leiria em direção á minha zona e outa mais forte da zona de Alcobaça. Vamos ver se ainda chega cá alguma coisa.

Chove com intensidade em Alfeizerão

A célula que entrou por S.Martinho do Porto tinha eco amarelo, já dá uma boa rega mas as temperaturas são ainda demasiado altas para haver sequer água-neve, mesmo no cimo das serras da RLC:
TMRCN5u.jpg


Destes aguaceiros que têm entrado hoje pelo litoral da Região Oeste só Santa Cruz acumulou algo mais significativo, 1,4 mm.

uflttul.jpg
 

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
As células características de uma corrente polar envelhecida, Cumulonimbus capillatus incus e também aqueles que já perderam a base e degeneraram em Cumulonimbus virga, desfilaram longe, sobre a costa Oeste ou ao largo.

Vistas desde a Póvoa de Santa Iria:
WNW, 14:21
hUqZ5Nw.jpg


WNW, 14:18
8TjoWdg.jpg


WNW, 14:19
pIlmvl0.jpg


NW, 14:19
VhbcIGk.jpg


ENE, 14:20, tudo calmo (e frio) pela lezíria
JoaKkIL.jpg


SSE, 16:54, Palmela a 37 Km, visibilidade relativamente boa
e1saAEf.jpg


Sul, 16:56, Arrábida a 43 Km, Montijo 17 Km, Ponte Vasco da Gama 11 a 14 Km
Wns4hnO.jpg


Às 17:20 esta célula sobre Peniche, a última e isolada..
lc3Fa6d.jpg


... tomava a forma de um Cumulonimbus capillatus, avistado a 60 Km, NNW, aqui da Póvoa...
Pzau8UR.jpg


... à esquerda do Monte Serves, às 17:26, já perto da Lourinhã...
KVgRNVk.jpg


FnG3DPc.jpg


... às 18:00, a chegar a Torres Vedras, a 33 Km, com precipitação a enfraquecer, Cumulonimbus capillatus incus (bigorna formada, fibrosa e difusa, célula em fase idosa), provavelmente a degenerar em Cb virga.
tOix9kW.jpg


d7Lh6Cp.jpg


Meia hora depois perdera toda a precipitação. Hoje não choveu aqui.

Neste momento:
7,0ºC / 7,2ºC (Parque / Escola)

Sim, na realidade, aqui pelo Maxial tenho levado com tudo. Para além do frio não pára de chover depois de 18 dias de chuva em Dezembro e ter atingido os 200mm, o janeiro parece ir igual, 3 dias do mês, 3 dias de chuva,
Hoje ainda não acumulou, mas já choveu por várias vezes.
É o que faz viver encostadinho ao sistema Sintra-Montejunto-Estrela,(lado Norte):D
 

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
A célula que entrou por S.Martinho do Porto tinha eco amarelo, já dá uma boa rega mas as temperaturas são ainda demasiado altas para haver sequer água-neve, mesmo no cimo das serras da RLC:
Não sei, não sei.!!!
Esta célula vem direitinha para aqui e já vou com 3,6 graus e a descer, se tivesse coragem ainda ia lá acima à serra...:unsure:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bemposta (Bucelas) foi a estação aqui mais perto da Póvoa que registou a mínima mais baixa, -0,8ºC.
Teve um período de cerca de duas horas em que a temperatura foi negativa, entre as 6h30 e as 8h30, aproximadamente. A mínima ocorreu cerca das 8h.

Nas estações da Póvoa e Santa Iria tivemos (por ordem decrescente de altitude):
4,8ºC (Parque); 7,1ºC neste momento.
6,1ºC (Meteo S.Iria); 8,0ºC agora.
4,9ºC (Escola); 7,7ºC.
5,5ºC (Estação C.F.)

O aguaceiro que passou aqui na zona alta da Póvoa, cerca das 16h10, acumulou 0,5 mm na Escola, tive o prazer de apanhar com ele em cima enquanto tirava fotos do arco-íris.
Na estação nada acumulou e não chegou a Santa Iria.

dV8e2FA.jpg


Isto está um pouco escasso de acontecimentos notáveis por aqui... :rolleyes:
Por isso, imagens do céu e do arco-íris de hoje:

Primeiro aguaceiro sem acumulação, pelas 14h20:
ZrdEL5B.jpg


E depois às 15h50, várias vistas para o vale de Vialonga com o referido arco-íris:
eIt2Lxt.jpg


7uO7ZXZ.jpg


aeK0AQ4.jpg


bqZrAxD.jpg


Z65z2tP.jpg


gYoJh4q.jpg


UdoZH7L.jpg


guoBfoL.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Hoje presenciei algo que não me recordo de ter visto alguma vez por estas bandas: Gelo na estrada! Claro que a estrada não estava toda branca, mas notava-se aquele tom esbranquiçado e os pneus do carro "arranhavam" no alcatrão :w00t: O terrenos baldios nos arredores tinham boas camadas de geada, apesar da mínima ter sido de "apenas" 2,4ºC, esperava um pouco mais baixa...

O sol reinou
durante toda a manhã, mas a partir da hora de almoço o céu começou a aumentar de nebulosidade e tivemos alguns aguaceiros fracos durante a tarde, que apenas molharam o chão e um deles apresentava uma formação muito semelhante a uma shelf cloud :unsure:
O vento soprou fraco do quadrante N, por vezes moderado na passagem das células, mas neste momento encontra-se nulo.

Sigo com 6,3ºC e 81% HR, portanto se o vento não aparecer, amanhã deverá haver mais um dose industrial de geada ;) A par disso haverá também maior probabilidade de ocorrerem aguaceiros, veremos como corre :)

Mínima:
2,4ºC
Máxima: 12,1ºC

T. Atual: 6,3ºC
HR: 81%
Vento: Nulo
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei, não sei.!!!
Esta célula vem direitinha para aqui e já vou com 3,6 graus e a descer, se tivesse coragem ainda ia lá acima à serra...:unsure:

Se fosse de dia talvez valesse a pena. Mas... :cheers: força! :bombar:

No entanto parece-me que a zona que passaria sobre Montejunto está a enfraquecer:
E1Zs7lP.jpg


Edição: efectivamente a Serra desfez a célula na zona que a atravessou:

RURuqKS.jpg
 
Última edição:

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Se fosse de dia talvez valesse a pena. Mas... :cheers: força! :bombar:

No entanto parece-me que a zona que passaria sobre Montejunto está a enfraquecer:
E1Zs7lP.jpg


Edição: efectivamente a Serra desfez a célula na zona que a atravessou:

RURuqKS.jpg

A temperatura passou de 3,2 para 4,4 graus à passagem da célula, por isso nem me mexi...;)
Ainda acumulou 0,5mm, o suficiente para registar o 3ºdia de chuva em Janeiro...!!!:rain::viva:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.