Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2026

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Viagem desde o Alentejo até Lisboa praticamente sem chuva, mas com uma notável intensificação do vento. Sentia constantemente o carro a ser "empurrado" para a berma.

A chuva começou a cair quando estava a passar junto ao Montijo.
Entretanto vai chovendo neste momento com rajadas de vento fortes.
 
Estranho conjunto de frentes frias, a segunda é notávelmente fina:

Rad_20260127-0005.webp
 
Essa frente parece aquilo que chamam de squall line:
Uma linha de instabilidade é Uma faixa linear e organizada de tempestades ativas, frequentemente com centenas de quilômetros de comprimento, mas apenas 16 a 32 quilômetros de largura, que se move rapidamente, geralmente à frente de uma frente fria.Caracterizados por ventos fortes, chuva intensa e raios, esses fenômenos podem causar danos generalizados por ventos em linha reta, particularmente em estruturas do tipo "eco em arco", e ocasionalmente produzir tornados de curta duração.

Principais características e dinâmicas

  • Estrutura: Conhecido como Sistema Convectivo Quase-Linear (QLCS) , ele se comporta como uma linha de tempestades, geralmente contínua.
  • Movimento e tempo de vida: Propagam-se rapidamente, muitas vezes mantendo a sua força durante horas, impulsionados por uma corrente de ar frio e denso.
  • Perigos: As principais ameaças incluem ventos fortes em linha reta (microrajadas), inundações repentinas, raios frequentes e, às vezes, tornados fracos de formação rápida.
  • Ecos em arco: Um segmento da linha de instabilidade pode avançar repentinamente, assumindo uma forma "arqueada" no radar, o que indica os ventos mais intensos e destrutivos, conhecidos como ecos em arco.
  • Formação: Geralmente se formam ao longo ou à frente de frentes frias ou outras linhas de mudança de direção do vento, especialmente na primavera.
Diferenças em relação a outras tempestades:
Ao contrário das supercélulas, que são isoladas e frequentemente produzem tornados mais fortes, as linhas de instabilidade são um sistema maior de múltiplas células que dependem do seu fluxo de saída coletivo. Elas estão intimamente relacionadas aos derechos , que são linhas de instabilidade particularmente duradouras e capazes de produzir ventos destrutivos.

Aqui foi muito forte em reduzido tempo.