Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ainda no Natal tinha estacionado ao pé do tribunal. É mesmo chocante
Eu vivi junto ao tribunal. Não sou de Leiria, mas foi a minha casa durante 3 anos. É mesmo um cenário que me está a deixar muito triste e será preciso muito trabalho para voltar a "levantar" a cidade e toda a região. Esta zona nos últimos anos também tem sofrido muito com os fenómenos extremos.

Só rajadas acima dos 200 km/h conseguem levantar carros dessa maneira.
Também acho. Certamente que a causa da destruição do anemómetro de Monte Real foi uma rajada dessa ordem.
Resta saber se as estações do IPMA do Aeródromo ou de São Pedro de Moel apanharam algo deste calibre ou se também foram destruídas.

Com as suas imagens de Leiria, está a começar a assustar-me seriamente.
Ainda não há ligação à minha casa e não consigo contactar os meus vizinhos.
Não se consegue contactar, as chamadas vão logo para a caixa do correio... Para quem tem familiares na zona e não sabe de nada, são momentos de preocupação.

Só rajadas acima dos 200 km/h conseguem levantar carros dessa maneira.
Fui confirmar aos modelos IA e confirma-se que o peso destes modelos só podem ser capotados com ventos de 200kmh.

Portanto não há melhor prova de medição que essa.

Semelhante a um tornado F2.

Toda a região foi fortemente afetada. Pelo que se vai percebendo, desde Coimbra até quase Santarém há registo de imensos estragos. Aqui no concelho de Tomar, grande parte do território continua sem eletricidade, sem internet e com comunicações móveis muito condicionadas, tanto em chamadas como em dados. Há prejuízos significativos em habitações, estabelecimentos comerciais e também em equipamentos públicos.
As quedas de árvores foram generalizadas, com muitas estradas cortadas. Os trabalhos de limpeza e reabertura têm avançado ao longo do dia, mas ainda há muito por fazer e várias zonas continuam de difícil acesso.
Sinceramente, nunca vi nada assim, e já passei por muitas tempestades. O período mais crítico terá sido entre as 5h00 e as 5h30. O ruído do vento era impressionante, quase constante, e só se ouviam objetos a bater, telhados, chapas e árvores a cair. Foi daqueles momentos em que percebemos bem a força que a natureza pode ter. Espero, muito honestamente, nunca mais voltar a passar por algo semelhante.
Espero também que as autoridades e as equipas no terreno consigam, dentro do possível, repor rapidamente a normalidade, porque há muitas pessoas com prejuízos sérios e necessidades imediatas.
Não coloco imagens porque neste momento estou no local de trabalho, mas os meios de informação locais têm bastante informação e registos do que passou por este concelho esta noite, como por exemplo o Tomar na Rede.

Toda a região foi fortemente afetada. Pelo que se vai percebendo, desde Coimbra até quase Santarém há registo de imensos estragos. Aqui no concelho de Tomar, grande parte do território continua sem eletricidade, sem internet e com comunicações móveis muito condicionadas, tanto em chamadas como em dados. Há prejuízos significativos em habitações, estabelecimentos comerciais e também em equipamentos públicos.
As quedas de árvores foram generalizadas, com muitas estradas cortadas. Os trabalhos de limpeza e reabertura têm avançado ao longo do dia, mas ainda há muito por fazer e várias zonas continuam de difícil acesso.
Sinceramente, nunca vi nada assim, e já passei por muitas tempestades. O período mais crítico terá sido entre as 5h00 e as 5h30. O ruído do vento era impressionante, quase constante, e só se ouviam objetos a bater, telhados, chapas e árvores a cair. Foi daqueles momentos em que percebemos bem a força que a natureza pode ter. Espero, muito honestamente, nunca mais voltar a passar por algo semelhante.
Espero também que as autoridades e as equipas no terreno consigam, dentro do possível, repor rapidamente a normalidade, porque há muitas pessoas com prejuízos sérios e necessidades imediatas.
Não coloco imagens porque neste momento estou no local de trabalho, mas os meios de informação locais têm bastante informação e registos do que passou por este concelho esta noite, como por exemplo o Tomar na Rede.
Tenho estado a seguir a situação porque tenho família em Ourem e uma casa na Charneca ao pé de Santa Cita.
Os vizinhos dizem que esta tudo bem, mas nao ha electricidade nem tenho internet na casa.

Para Ourem ainda nao conseguimos falar com eles

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Cenário também devastado no Montijo:
e38965209ac8f310e0fe377d941a0502.jpg

Tenho estado a seguir a situação porque tenho família em Ourem e uma casa na Charneca ao pé de Santa Cita.
Os vizinhos dizem que esta tudo bem, mas nao ha electricidade nem tenho internet na casa.

Para Ourem ainda nao conseguimos falar com eles
Não há internet na maior parte destes concelhos, pelo que o contato deve ser quase impossível. Provavelmente, muitas das torres de telecomunicações também terão sido danificadas, pelo que também não será possível contactar ninguém através dos telemóveis.

Não há maneira disto terminar, parece um corredor, pensei que ia voar tudo ontem rajada máxima em casa de 55 km/h. Pelo que estive a ver esses concelhos estão no topo das avarias... Leiria, Alcobaça, Pombal, Marinha Grande e Ourém.

O vento já vinha a dar sinais de aumentar, mas a coisa deu-se ali por volta das 4h, registo para o barulho insuportável do vento que parecia quase trovões ao fundo de tanta força com que soprava e moro numa zona de prédios/vivendas.

Podem, seguir as interrupções ativas aqui! https://e-redes.opendatasoft.com/explore/dataset/outages-per-geography/

20488b5c0584cfefe2f4bc5a22ce23ec.jpg

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Última edição:
Muito provável que as rajadas tenham sido muito superiores aos tais 177 km/h de Monte Real, assim como o vento sustentado deve ter sido muitíssimo forte, mas infelizmente vai tudo depender do estado das estações que possam ter registado valores mais altos, e de quando as comunicações sejam restauradas.

Presumo que o IPMA deverá ter de extrair os dados dessas estações fisicamente, no local, por agora.