Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Trovada á seria agora por aqui, 2 trovoes potentes e relampagos, e entre eles uma chuvada brutal...12 graus agora...
E o vento forte, que "uivou" todo o dia, continua...
Terá sido a que passou aqui na Póvoa de Santa Iria, literalmente sobre onde eu estava.
O aguaceiro simultâneo foi forte com algumas pedrinhas de granizo miúdo e fortes rajadas de vento, além de uma acentuada descida de temperatura.

Descarga às 17:30:39 e brutal trovão que durou 18 segundos e estoirou apenas 0,86 segundos depois do relâmpago que iluminou o dia escuro.
Descarga terá caído a Oeste, a cerca de 292 m sobre um poste de alta tensão muito proeminente no alto das Bragadas, perto da A1. Por azar a filmagem segundos antes estava dirigida para lá mas depois foi dirigida para nordeste. Ficou o relâmpago visível e o trovão que desencadeou alarido nos cães do prédio e alarmes de veículos. O registo nuvem-solo do IPMA não coincide no local, sem margem para dúvidas, o vídeo fala por si, mas a hora está correcta.
A descarga teve ainda um ramo positivo entre nuvens que se estendeu até uma distância aproximada de 6 Km (daí a extensão do trovão).

DEA_PóvoaStaIria_20260127-173039-zoom.webp

Última edição:
Terá sido a que passou aqui na Póvoa de Santa Iria, literalmente sobre onde eu estava.
O aguaceiro simultâneo foi forte com algumas pedrinhas de granizo miúdo e fortes rajadas de vento, além de uma acentuada descida de temperatura.

Descarga às 17:30:39 e brutal trovão que durou 18 segundos e estoirou apenas 0,86 segundos depois do relâmpago que iluminou o dia escuro.
Descarga terá caído a Oeste, a cerca de 292 m sobre um poste de alta tensão muito proeminente no alto das Bragadas, perto da A1. Por azar a filmagem segundos antes estava dirigida para lá mas depois foi dirigida para nordeste. Ficou o relâmpago visível e o trovão que desencadeou alarido nos cães do prédio e alarmes de veículos. O registo do IPMA não coincide no local, sem margem para dúvidas, o vídeo fala por si, mas a hora está correcta.

Normalmente o que passa aqui, passa ai ou vice versa, e ás vezes quase ao mesmo tempo...:rain:

Boas
Dizer que em Peniche ainda estamos em período de bonança... após um pôr-do-sol estrondoso!

Sigo com 12⁰C, vento 36km/h com rajadas 54km/h, registado na ema do Cabo Carvoeiro.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Kristin não revela o seu centro nas imagens de satélite, mas a velocidade a que se aproxima é impressionante. Parece-me que o centro está naquela área mais verde (ar tropical) da aberta nas nuvens altas.
Observar-se-á uma subida de temperatura à entrada dos ventos mais fortes, dentro do sector quente. A sensação poderá ser de tempestade tropical.

2130.webp

• Gosto
Reactions: DaniFR