Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Chuva intensa há 10 minutos!
Não estava prevista "chuva fraca"? :p
 


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
PS: Parece-me ter ouvido agora um trovãozito...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Chove razoavelmente bem pelo Campo Grande, sabe bem o cheiro a terra molhada depois de tanto tempo quente e seco!

Agora uma curiosidade, válida para todos nós, é bastante significativa a tendência que temos quando temos saudades da chuva ou após períodos longos secos de descrever a chuva que cai nesses momentos como muito mais intensa do que que classificaríamos no meio de um período chuvoso.
Parece que qualquer chuva fraca é uma grande chuvada! :D:D

Quanto à trovoada, tendo em conta que desde há umas horas o vento rodou para um quadrante que obriga os aviões a levantar para Sul, se o "trovão" foi sentido no meio de Lisboa, provavelmente seria um avião maior. Ainda assim, a situação não descarta totalmente a ocorrência de algumas descargas, dada a convecção elevada.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Chove razoavelmente bem pelo Campo Grande, sabe bem o cheiro a terra molhada depois de tanto tempo quente e seco!

Agora uma curiosidade, válida para todos nós, é bastante significativa a tendência que temos quando temos saudades da chuva ou após períodos longos secos de descrever a chuva que cai nesses momentos como muito mais intensa do que que classificaríamos no meio de um período chuvoso.
Parece que qualquer chuva fraca é uma grande chuvada! :D:D

Quanto à trovoada, tendo em conta que desde há umas horas o vento rodou para um quadrante que obriga os aviões a levantar para Sul, se o "trovão" foi sentido no meio de Lisboa, provavelmente seria um avião maior. Ainda assim, a situação não descarta totalmente a ocorrência de algumas descargas, dada a convecção elevada.

Eu sei bem distinguir chuva fraca de chuva moderada :D E durante uns 15 minutos choveu moderadamente! Agora é bem visível a evaporação da chuva que caiu no solo (parece fumo a erguer-se do asfalto), provavelmente dada a elevada temperatura! :)
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
695
Local
Alfragide e Olivais Norte
Eu sei bem distinguir chuva fraca de chuva moderada :D E durante uns 15 minutos choveu moderadamente! Agora é bem visível a evaporação da chuva que caiu no solo (parece fumo a erguer-se do asfalto), provavelmente dada a elevada temperatura! :)
Por aqui não durou tanto tempo, mas durante uns minutos choveu bem, estou num edificio muito grande em que apenas se ouve o barulho da chuva quando ela é forte e eu ouvi...por minutos mas ouvi, agora voltou o Sol aqui a Telheiras...e que saudades tinha eu dela...:-)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa Tarde:rain:
LISBOA-AJUDA-MONSANTO

Temp Max: 26.4 ºC
Temp Mini: 16.8ºC
Rajada Máxima: 20 km/h


Temp atual 20.5ºC 15:45

Pressão: 1012.8Hpa 15:45
Intensidade do Vento: 7.4 km/h 15:45
Escala de Beaufort : 1
Direcção do Vento: SSW
Temperatura do vento: 12.0ºC 15:45
Ponto de Orvalho: 18.5ºC 15:45
Humidade Relativa:86% 15:45
Chuva Precipitação da ultima Hora : 2.54 mm
Chuva Precipitação das ultimas 24h: 2.54 mm
Índice Ultra/Violeta: 9 Muito Alto 15:45
Altitude: 110Metros

Caiu um forte aguaceiro na zona da Ajuda em 5 minutos caíram 2.5mm

PAGINA DO METEO AJUDA
http://meteoct2iul.webnode.pt/
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agora é bem visível a evaporação da chuva que caiu no solo (parece fumo a erguer-se do asfalto), provavelmente dada a elevada temperatura! :)

Um exemplo, foto tirada neste momento no Cais do Sodré

dPGBSei.jpg



Autor: Tiago Alexandre
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Julho estreia-se com chuva. Choveu cerca das 15:00, ainda molhou o chão, 0,3mm. Mas em Lisboa já se regista 2 a 3mm em algumas estações.
Não se ouviu aqui nem há registo de trovoada. Mas o detector está a funcionar, já registou descargas no interior norte.
22,7ºC neste momento a repetir a temperatura às 13h que vinha em subida até começarem a chegar as nuvens mais pesadas.
A humidade relativa hoje ainda não desceu abaixo dos 75%, 77% nesta altura e 81% durante o curto período de chuva fraca.

Nuvens médias e altas agora e ainda se vêem cumulus para Leste.

Vento de oeste, fraco em geral.

Ecos moderados pouco depois das 15h a chegarem a Lsboa:

XBpjF7x.jpg


Acumulados nas estações WU iniciaram-se em Cascais cerca das 14:40 com intensidade de 7,1 mm/h, onde acumulou no entanto 0,5 mm apenas.

6uQqnZP.jpg
 
Última edição: