Tenho que passar na Barragem da Mula, aquilo deve estar bem vazio, foste lá nos ultimos tempos?
Ainda não fui à zona central da serra, tenho andado pelos extremos. Penso que a Mula não estará mais do que dois a três metros abaixo do nível máximo, estando as comportas fechadas. Tenho observado que todas as fontes do maciço ocidental, até ao Monge, têm água a correr razoavelmente. Até a das Pedras Irmãs e a Fonte Clara que costumam ser das primeiras a passar a fio de água. Mas na ribeira na Malveira da Serra já não há água. Vou tentar este fim de semana passar nas albufeiras, Lagoa Azul, Mula, Mosqueiros e também medir o caudal das fontes.
infelizmente um fogo activo aqui bem perto da minha terra
A imagem ilustra bem o comportamento do vento, o fumo subiu vertical até uma certa altitude. A direcção e a hora exacta de captação da imagem são importantes, e talvez ser inserida no tópico de seguimento de incêndios.
Hoje aqui em Carcavelos foi um dia essencialmente mais húmido. A neblina ocultou o Cabo todo o dia desde logo ao amanhecer, a Arrábida ainda se via mas não a partir do fim da manhã. Bruma espessa misturada com fumo tolda o horizonte de terra. No horizonte marítimo há nuvens baixas que se vêem agora a aproximar-se. Mesmo aqui por cima o céu esteve limpo.
Vento nulo de madrugada e ao nascer do sol, nortada fraca a seguir que depois virou para brisa marítima moderada, de oeste. Em Lisboa sentia-se bem.
A mínima foi
17,5ºC ao nascer do sol e de tarde a temperatura não subiu acima dos
23,1ºC, atingidos cerca das 17h30. A humidade relativa variou entre os
87% do amanhecer, valor mais elevado da semana, só baixou dos 70% a partir das 15h e só agora há pouco passou pelo mínimo de
64%. Um dia de verão fresco em Carcavelos.