Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Fui para a Fonte da Telha. Neblina cobria Lisboa toda e também o Cabo Espichel. Vento essencialmente fraco de ONO e Oeste. Água com correntes quentes.
Máxima: 28,2ºC menor do que o previsto
Mínima: 17,6ºC

Interior Norte com temperaturas a valer!

Tenho que passar na Barragem da Mula, aquilo deve estar bem vazio, foste lá nos ultimos tempos?

Ainda não fui à zona central da serra, tenho andado pelos extremos. Penso que a Mula não estará mais do que dois a três metros abaixo do nível máximo, estando as comportas fechadas. Tenho observado que todas as fontes do maciço ocidental, até ao Monge, têm água a correr razoavelmente. Até a das Pedras Irmãs e a Fonte Clara que costumam ser das primeiras a passar a fio de água. Mas na ribeira na Malveira da Serra já não há água. Vou tentar este fim de semana passar nas albufeiras, Lagoa Azul, Mula, Mosqueiros e também medir o caudal das fontes.

infelizmente um fogo activo aqui bem perto da minha terra

A imagem ilustra bem o comportamento do vento, o fumo subiu vertical até uma certa altitude. A direcção e a hora exacta de captação da imagem são importantes, e talvez ser inserida no tópico de seguimento de incêndios.

Hoje aqui em Carcavelos foi um dia essencialmente mais húmido. A neblina ocultou o Cabo todo o dia desde logo ao amanhecer, a Arrábida ainda se via mas não a partir do fim da manhã. Bruma espessa misturada com fumo tolda o horizonte de terra. No horizonte marítimo há nuvens baixas que se vêem agora a aproximar-se. Mesmo aqui por cima o céu esteve limpo.

Vento nulo de madrugada e ao nascer do sol, nortada fraca a seguir que depois virou para brisa marítima moderada, de oeste. Em Lisboa sentia-se bem.

A mínima foi 17,5ºC ao nascer do sol e de tarde a temperatura não subiu acima dos 23,1ºC, atingidos cerca das 17h30. A humidade relativa variou entre os 87% do amanhecer, valor mais elevado da semana, só baixou dos 70% a partir das 15h e só agora há pouco passou pelo mínimo de 64%. Um dia de verão fresco em Carcavelos.

Temperatura a descer a pique. Já nos 19,8ºC

A falar das bacias hidrográficas, os rios daqui da zona, rio Jamor e ribeira de Carenque estão completamente estáticos, nada circula. São praticamente fontes de produção de mosquitos :(

As temperaturas felizmente por aqui e por Benfica têm estado estáveis a rondar provavelmente os 28º - 30º C, as mínimas têm rondados os 17º C, e vento nos finais de tardes, mas a abrandar ou quase mesmo a parar mais para a meia-noite, nesta noite passada tive uma mínima de 16,4º C,

actualmente tenho 17,7º C a descer muito lentamente e 79% Hr.

Ainda não fui à zona central da serra, tenho andado pelos extremos. Penso que a Mula não estará mais do que dois a três metros abaixo do nível máximo, estando as comportas fechadas. Tenho observado que todas as fontes do maciço ocidental, até ao Monge, têm água a correr razoavelmente. Até a das Pedras Irmãs e a Fonte Clara que costumam ser das primeiras a passar a fio de água. Mas na ribeira na Malveira da Serra já não há água. Vou tentar este fim de semana passar nas albufeiras, Lagoa Azul, Mula, Mosqueiros e também medir o caudal das fontes.

O nivel maximo é de 13 metros, sim no minimo os 10 metros, ainda que acho que deve estar bem mais baixo.
As nascentes que alimentam a barragem até que não secam durante o ano, mas pronto, como é natural, não conseguem dar o seu contributo nesta fase do ano.
A ribeira da Malveira já esta seca ha vários meses, passo por ela todos dias, num trilho no vale da Charneca, a caminho do Guincho.

17,4ºC
88% HR

A ribeira da Malveira já esta seca ha vários meses, passo por ela todos dias, num trilho no vale da Charneca, a caminho do Guincho.

Exacto. O meu local de observação é na ponte de Malveira da Serra. Reparo que é difícil a ribeira levar água significativa a não ser na sequência de chuvadas, uma grande parte da água de nascentes em toda aquela encosta é interceptada e recolhida pelo sistema de captação.

Hoje está uma madrugada e amanhecer nublados, estratocumulus. A nebulosidade de ontem ao fim da tarde visível no horizonte marítimo avançou para terra como é bastante frequente.
Fez com que a temperatura não baixasse tanto, 18,3ºC de mínima uma hora antes do nascer do sol, e curiosamente a humidade relativa não subiu tanto como ontem, ficou-se pelos 77% e as variações ao longo da noite até agora ao amanhecer foram muito pequenas, 4% no máximo.

Vento fraco ou nulo. Vê-se a Arrábida e o Cabo apesar da neblina que está notoriamente menos espessa do que ontem.

Ao poente ontem, relativamente descolorido, as nuvens baixas a correrem ao sabor da nortada e aproximando-se da costa:

O alastramento para o interior, da nebulosidade baixa, foi muito significativo:

NMY0opK.jpg

Distribuição das temperaturas pouco antes do nascer do sol bastante homogénea:

ecyKL36.jpg

Última edição:
A máxima hoje foi 23,7ºC cerca das 17h20 com a humidade a baixar aos 55%.

22,3ºC neste momento. Nortada de NNW moderada que não se reflecte no estado do mar mas levanta poeira.

Bruma misturada com fumo do lado de terra, visibilidade baixa para a Arrábida. Horizonte marítimo brilhante de neblina distante.
Alguns cirrus ao longe a sudoeste, céu limpo em geral, depois de a nebulosidade do amanhecer se ter dissipado, regredido para bem longe da costa ou levada pela nortada muito para sul/sudoeste da península.

Foi este o aspecto ao amanhecer. É notável o padrão ondulatório estacionário da camada turbulenta de estratocumulus, especialmente visível junto ao horizonte:

Nesta noite sensivelmente pela 1 da manhã o céu estava encoberto o que com a temperatura não baixasse muito, ainda assim tive uma mínima de 17,4º C,
estou agora na margem sul, com 18,2º C e 77% Hr,

amanhã de manhã espero ir até a Fonte da Telha para uns km´s pelo areal e a tarde desta vez também para caminhada pela marginal até Carcavelos para me "mentalizar" de frescura dado que no Domingo vai haver nova prova de todo-o-terreno na quentinha localidade do Couço :calor::calor:, onde há dois a ia tendo uma "experiência" do que é não ingerir líquidos durante TODA a manhã com mais de 40º C, enfim, o que vale é que já estava a poucos metros do carro.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Dia calmo. Em Lisboa agora está se bem, termómetro do carro marcava 21,5ºC. Já aqui em Belas estão uns frescos 17ºC com nortada forte. Registo 56,3 km/h de rajada à pouco.

Máxima: 27,1ºC
Mínima: 18,3ºC