Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Boa tarde

Hoje aqueceu em relação a ontem mas mesmo assim ainda fresco aqui em Carcavelos sul/praia.

Não ficou encoberto durante a noite, como ontem, apenas estrato e fractocumulus desgarrados.

Poente de ontem, prolongado para se ver a nuvem "bandeira" de Cascais que subsiste quando o cobertor de nuvens baixas falha a sua extensão para o interior. Vista na direcção sudoeste.



Amanhecer de hoje, vista na direcção sul.



A mínima foi de 18,1ºC até pouco depois das 5h, humidade máxima 81%.
Máxima de 25,4ºC das 14h às 15h, 56% de HR mínima.

Nortada o tempo todo, mesmo durante a noite, madrugada e manhã. Fraca a moderada durante a noite e amanhecer, mais intensa depois mas sem chegar a forte.

Neblina e bruma fraca no horizonte, visibilidade média para a Arrábida. Apareceu "capacete" sobre a serra de Sintra e de lá se vão desgarrar alguns fractocumulus como ontem aconteceu.
 
Ora como estive na margem sul neste sábado passado ( ontem ), onde ainda registei uma mínima de 15,4º, dei um saltinho a um miradouro sobre a Fonte da Telha, algum vento mas temperatura amena, sei que estamos no tempo visualmente e fotográficamente monótono e desinteressante, mas aqui fica uma amostra de como estava o tempo, limpo claro :lmao:ou melhor, quase, não fosse a serra de Sintra quase única, mas penso que a norte da serra estaria encoberto, aparentemente acho que vi um pequeno manto esbranquiçado rasteiro, sem tele não consegui distinguir o que era,
tirada quase pelo meio dia,

18993005994_69e2767248_o.jpg


de regresso a casa, resolvi ir a um local quase por cima da Costa da Caparica, fica a caminho da Trafaria, onde iniciei alguns passeios TT, já lá não ia a uma boa dúzia de anos, apesar de não ir no jipe ainda deu para ir no semi-rasteiro pelo menos até a falésia e obter esta vista,

Caparica em baixo, com o Espichel bem ao fundo,

19428971979_9be9877cce_o.jpg


margem norte, e claro a serra de Sintra já com o quase habitual capacete, ambas tiradas pelas 15:00 h

19428972229_1b9d88b075_o.jpg
 
Da parte da tarde, caminhada desde a Cruz Quebrada - Carcavelos, temperaturas na casa dos 24º - 25º no inicio estável até quase chegar a Carcavelos, onde arrefeceu um pouco, vento novamente com alguma força, mas em Carcavelos quase um absurdo, pó por todo o lado e a entrar para os olhos,

novamente umas imagens que nada tem de especial,

19619964601_e301770ac2_o.jpg


"crop" da imagem, do capacete de Sintra, devia estar jeitoso lá em cima devia, espero que para a semana que vem esteja assim, pois quero fazer uma visita, e areia no ar pela praia, de notar que esta praia ganhou um bom areal,

18993023484_41e2e9d1bd_o.jpg

19427559768_7a1865bd83_o.jpg


no regresso, Paço de Arcos com o "geiser" vento sempre a bombar e temperatura algo fresca,

18993023054_51a7ebb7f7_o.jpg


e a chegar ao destino, um "põr do sol" , aqui vento mais calmo, no carro tinha 23º C, que rapidamente baixou para os 21º C no Jamor ( ? ) e com o som no Nós alive por traz,

18994634603_6a53bf7206_o.jpg
 
Boa noite

A nortada abrandou agora. Vento muito forte na crista da serra de Sintra, embora não tivesse dispositivo de medição credível, estar de pé precisava de bastante concentração. Talvez um vento médio de 60 a 70 Km/h com rajadas, não sendo no entanto dos mais intensos experimentados lá. O tecto de nuvens raramente tocava os cimos principais, mas o capacete era espesso e muito escuro e mais baixo na encosta norte onde por vezes, aí sim, ocultava alguns topos. O Cabeço do Vento, na encosta norte da Peninha, justificava o seu nome.

Medi o caudal de algumas fontes, obtendo os seguintes valores para comparação futura. O processo de medição, embora artesanal, é suficientemente
rigoroso, basta cronometrar quanto tempo demora a encher uma garrafa, neste caso de meio litro.

Tanque a jusante da Fonte da Peninha (406m): 0,5 litros em 16 segundos ~= 1,9 l/minuto;
Fonte da Peninha (422m): em 12 segundos ~= 2,5 l/min.;
Fonte das Pedras Irmãs (440m): em 29 segundos ~= 1,03 l/min.;
Fonte Clara (385m): o encanamento estava roto e a água escorria pelo muro de pedra e alagava uma área de aproximadamente 5 m2 antes de se infiltrar, estimativa de menos de 2 l/min. A fonte propriamente dita estava a pingo ou fio interrompido.

O tanque da Fonte da Peninha, que costuma estar cheio, estava a meio sensivelmente.

A fonte na Malveira da Serra nunca deixou de ter água e o caudal normal costuma ser superior a 5 l/min. Não passei por lá hoje no entanto.

A ronda das lagoas e albufeiras terá que ser na próxima semana, assim como das fontes da vertente norte.

Aqui em Carcavelos a noite está a ser mais fresca do que ontem, a mínima aliás já foi batida, estão 17,9ºC neste momento.
 
dei um saltinho a um miradouro sobre a Fonte da Telha

local quase por cima da Costa da Caparica

:thumbsup::thumbsup: esses miradouros que tu descobres sobre a arriba dessa linha de praias são espectaculares, arranjas uns panoramas notáveis! :palmas:

"crop" da imagem, do capacete de Sintra, devia estar jeitoso lá em cima devia

Nem mais, eu estava lá no meio do ventinho "jeitoso" do costume, só o conseguir não ser derrubado já foi um bom exercício (subida directa desde a Malveira da Serra via Cabeço do Vento).
Repara que o mirante da Peninha não estava nergulhado nas nuvens, no entanto não se conseguiu ver o poente pois o tecto das nuvens tornou-se mais baixo a oeste e a norte.

no regresso, Paço de Arcos com o "geiser" vento sempre a bombar e temperatura algo fresca,

Boas fotos, sempre achei que este "geiser" era um anemómetro original, basta estimar a quantos metros cai o jacto conforme a altura que atinge, a abertura da parábola da trajectória tem com certeza uma relação directa com a força do vento e deve ser possível calculá-la. :cool:
 
Boa tarde

Mínima de 17,4ºC, cerca das 4h. A humidade atinigiu 81% em vários momentos, o último pouco depois do nascer do sol.
Céu muito nublado pela madrugada e manhã, mas não encoberto, pelos estratocumlus habituais, limpou ao fim da manhã. Vento norte, nortada moderada com rajadas fortes a partir da tarde.
O mar está picado pelo vento. Neblina pelo horizonte e bruma espessa do lado de terra, má visibilidade, Arrábida praticamente oculta, Cabo mal se vê.

A máxima até ao momento foi de 23,8ºC, cerca das 15h, altura em que a humidade teve o valor mais baixo, 59%.

Está formado o capacete na serra de Sintra e a nebulosidade costeira ainda encobre uma área para norte quase até peniche:

9Xbipmi.jpg


Em Alvados o panorama ainda é este.
Com vento fraco e 18°

Na imagem do satélite Terra, composta por duas captadas às 10:40 (lado direito) e 12:20 utc é visível a entrada para o interior da região oeste da nebulosidade; também evidentes as acções de bloqueio e formação de nuvens baixas pelos pequenos relevos litorais, como as serras da Boa Viagem e Sintra:

YF0zjjV.jpg


Às 14:00 utc a vista lá de cima era esta, Sintra a manter a encosta norte e parte da várzea de Colares sob a nebulosidade:

WoZnGf7.jpg



Mesmo uma hora depois, perto da hora de maior calor, a faixa costeira da região oeste mantém temperaturas notavelmente frescas e humidade relativamente elevada:

JsLxcHh.jpg


KPGQhIL.jpg