Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches, Portalegre (272m)
Alguém teve atento ao pôr do sol? Nuvens altocumulus muito ténues no céu ou nuvens noctilutentes?
Deverão ser noctilutentes porque o satélite está praticamente limpo.
Estou por cá desde quinta e tenho visto esse fenómeno todos os dias ao poente...

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Actualizando valores de rajada máxima de hoje:

Almoinhas Velhas: 94 km/h
Alcabideche: 93 km/h
Cresmina: 77 km/h
Pai do Vento: 66 km/h

Fenómeno local circunscrito a uma área bem pequena.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Local
Belas
Deverão ser noctilutentes porque o satélite está praticamente limpo.
Estou por cá desde quinta e tenho visto esse fenómeno todos os dias ao poente...
Só notei agora e quando falaram na quinta-feira, mas de facto deve ser um fenómeno raro para as nossas latitudes...

O fenómeno, conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é muitas vezes confundido com outro tipo de nuvens chamado cirrus ténues. No entanto, estas nuvens estão mais altas na mesosfera, quando grande parte das nuvens se forma na troposfera, a camada atmosférica mais próxima do solo. “Quando a parte mais baixa da atmosfera já escureceu, as mais altas continuam iluminadas por um sol já oculto no horizonte”, aponta o Ruben Del Campo. Link
São cristais de gelo que se formam na mesosfera, entre 75 a 90km de altitude.

Tirei fotos entre as 20h05 e 20h15, depois desapareceram. Canto superior esquerdo:

cbAWcTD.jpg

Estas duas estão bastante editadas:

22RXEHe.jpg

B1xLBQa.jpg

A nortada não deixava tirava mais fotos confortavelmente sem destruir o meu quarto ahah

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Efeito interessante nas nuvens, provavelmente devido à serra. Esta curvatura parece o olho de um furacão :D:

Sim, esse efeito deve-se ao manto do capacete correr de Este para Oeste, que se junta com o manto costeiro que corre norte sul.
Micro-clima espantoso que a serra proporciona.

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Local
Carnaxide, Oeiras
Só notei agora e quando falaram na quinta-feira, mas de facto deve ser um fenómeno raro para as nossas latitudes...

O fenómeno, conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é muitas vezes confundido com outro tipo de nuvens chamado cirrus ténues. No entanto, estas nuvens estão mais altas na mesosfera, quando grande parte das nuvens se forma na troposfera, a camada atmosférica mais próxima do solo. “Quando a parte mais baixa da atmosfera já escureceu, as mais altas continuam iluminadas por um sol já oculto no horizonte”, aponta o Ruben Del Campo. Link
São cristais de gelo que se formam na mesosfera, entre 75 a 90km de altitude.

Tirei fotos entre as 20h05 e 20h15, depois desapareceram. Canto superior esquerdo:

cbAWcTD.jpg

Estas duas estão bastante editadas:

22RXEHe.jpg

B1xLBQa.jpg

A nortada não deixava tirava mais fotos confortavelmente sem destruir o meu quarto ahah
Parecem-me pouco iluminadas para serem consideradas noctilucentes.
Talvez cirrus undulatus?

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Há pouco reparei nos dados extremos de ontem ao final de tarde na estação das Almoinhas Velhas. Fico satisfeito que esta zona finalmente começa a ter cobertura...assim já ninguém pensa que exagerava nos meus comentários,pois contra factos não há argumentos.:hehe:
Que valores porra

forensic anthropologist job description

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas...desta vez instalado na zona centro em Peniche :)...finalmente fora do inferno :pray:,como andei todo o dia fora de casa,só agora é soube que anda o terror dos incêndios no distrito de C.Branco :o,por aqui o dia foi com pouco momentos de sol e sempre nuvens baixas :rolleyes:,por aqui com 17.4ºC.

Estado
Fechado para novas mensagens.