Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje o dia foi de céu limpo, tempo de verão, nortada e algumas nuvens ao longe, à noite. A máxima até foi acima do modelado, de 30,9°C. A mínima foi abaixo de 16°C. :)

Infelizmente a estação continua com problemas de conexão à Internet. Sábado irei de férias, portanto não sei muito bem se a estação registará algum dado até 12 de agosto. :(

@jonas_87 Esses registos de nortada aí em Cascais são impressionantes! É pena que por aqui nunca tenhamos nada assim! :surprise:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite,
Hoje o dia foi de céu limpo, tempo de verão, nortada e algumas nuvens ao longe, à noite. A máxima até foi acima do modelado, de 30,9°C. A mínima foi abaixo de 16°C. :)

Infelizmente a estação continua com problemas de conexão à Internet. Sábado irei de férias, portanto não sei muito bem se a estação registará algum dado até 12 de agosto. :(

@jonas_87 Esses registos de nortada aí em Cascais são impressionantes! É pena que por aqui nunca tenhamos nada assim! :surprise:

Não queiras ter isto aí, só daria problemas certamente,foi o segundo dia consecutivo com rajadas de 100 km/h/110 km/h em vários pontos da zona norte/noroeste do concelho. Se tivesse uma estação no meu telhado tenho a certeza absoluta que tinha tido rajadas dessa ordem nos dois últimos dias.
Não deu para fotografar, mas hoje também vi na minha rua uma casa com danos, neste caso uma vedação bem dobrada. Uma das árvores que caiu na rotunda junto à saída da A16 para Alcabideche /Hospital também mostra a magnitude do evento, pois eram árvores que tinham aguentado sempre vendavais de verão, só que estes dias foram um massacre de tal ordem que não deu mais.
Quase ninguém tem metido as roupas nos estendais, já sabem o que casa gasta...
Ainda há quem se atreva e lá vai a roupa parar bem longe :lol:



17,7 graus
Nortada muito forte.
 
Última edição:

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Bom dia.
Dia começa com chuvisco no litoral oeste. Céu encoberto. Vento fraco de NW. 17.5°C.
Mar agitado com ondas de 1 a 2 metros.

Panorâmica a SW:
yIkuhmP.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

Nortada impressionante ontem á noite no alto de Monsanto, junto ao ISCSP. Vários ramos partidos, sinais de trânsito tombados etc. O capacete da Serra de Sintra ao final da tarde era gigantesco.

Por agora tudo calmo com céu praticamente limpo e vento fraco.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Sim, o capacete na Serra de Sintra era impressionante. Engraçado que, do lado Norte, sentia muito menos vento.
Hoje voltou a normalidade.... Tudo coberto, 18°C e uma morrinha que já deu para molhar o chão.
a63dc99bb3f2e30e1b48631648ff5658.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

É verdade, o capacete na serra tem sido brutal, as velocidades de vento entre a zona norte e sul sempre foram diferentes, são dois mundos distintos. Cá temos sol e vento forte, do lado norte há céu nublado/nevoeiro tempo fresco e vento muito mais fraco. A serra de Sintra com aquele complemento de extensão até ao cabo da Roca, forma uma barreira climática bem interessante.

Capacete de ontem

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Pelo Barreiro, céu limpo e algum vento. A temperatura deverá rondar os 25 graus. Capacete típico da serra de Sintra bem notável, pois, as nuvens são mais abundantes naquela direção, mas noutras direções também são visíveis as nuvens baixas que persistem junto à costa.

A noite foi fresca graças ao vento porque a temperatura em si, não desceu muito. A mínima horária foi de 18,7C.
Entretanto, na minha região, Portalegre é o martírio do costume, cuja temperatura não desceu dos 27graus durante a noite. :wacko:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Por aqui este dia tem sido de verão, com vento fraco a moderado, temperaturas nos valores médios e um sol radiante. Um bom dia para passear e ir à praia/piscina, portanto. Consegue-se ver bastante bem, ao longe, o capacete de nuvens da Serra de Sintra. :)

A máxima até agora foi de 29,1ºC e a mínima foi de 17,8ºC na Charneca e de 18,1ºC em Corroios. :calor:

Partilho também estas imagens de formações nebulosas interessantes, do passado dia 10:

RXDJlbH.jpg


S3twB3Z.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Temperatura a rondar os 29/30 graus aqui na Margem Sul com nortada moderada.
Lá para os meus lados, Elvas já toca nos 40 e Arronches não deve andar longe.:hehe: Noutros locais, no litoral oeste, nem aos 20 graus chega.
A aproximação do AA é sempre má, seja de verão ou inverno. Neste caso, resulta em muito calor no interior e ventanias com céu nublado no litoral. Clima de 8 ou 80 que este retângulo tem para nos dar! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.