Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde

Já se vêem as primeiras nuvens altas da frente de fraca actividade em aproximação.

27,5°C
60%
WNW < 10 Km/h
b121cea4b11be8796a39dd9dad750acd.jpg

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Aqui a malta aguenta, e a própria região, basta ver que há poucas ocorrências na paisagem, alguns estragos pontuais felizmente.
O mais impressionante é existir vários tipos de intensidades da nortada dentro do concelho a escassos kms e pequenas diferenças altimetricas. Sei de pessoas que vieram morar aqui, e dizem me que não tinham noção que isto era tão terrível de vento, e falo de pessoas que vivem no concelho há 40 anos mas sempre viveram em zonas mais calmas.
Não tenho grande dúvida que é sítios mais ventosos do país, aliás até temos a praia mais ventosa de Portugal , praia do Guincho.
Cá temos uma mistura explosiva por estarmos perto do ponto ocidental e encosta sul da serra.
Gostava que houvesse mais pessoal a reportar este fenómeno, mas pronto,enquanto não me fartar disto, andarei por cá a reportar.
Deixo video do dia 20 deste mês.

Só para partilhar uma curiosidade, no século XI a mais antiga referência na Europa sobre os moinhos de vento/aproveitamento do vento é precisamente de Cascais, mais precisamente Alcabideche por intermédio do poeta árabe Ibn Mucana, portanto há muita história por trás destas ventanias.
Uma frase do poema " Se és homem decidido precisas de um moinho que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos"

Desculpem a seca.

Pois, exatamente! Fenómeno que sempre fez parte do clima dessa zona e que sempre fará, daí estar tudo mais que habituado. Por cá, a última vez que tivemos rajadas superiores a 80-90km/h caíram uma quantidade significativa de árvores. :p
Impressionante a velocidade do vento nesse vídeo! No inverno ainda vá que não vá porque faz parte, agora no verão, dispenso totalmente.
Obrigado pela explicação! :)
Essas fotos da Fonte da Telha deixaram me saudades... belas fotos! Tenho de dar um pulo a essa pérola um dia.
Obrigado! É de facto uma praia fantástica, a água é que podia estar um pouco melhor, mas faz parte. :D

Boa tarde pessoal,

Notável aceleração do vento na última hora por Sesimbra, desagradável na rua neste momento , mesmo com cerca de 23.ºc , praia vazia mais parece Fevereiro!

Boas ;)...hoje não houve praia em Peniche...foi mais para o passeio :p,dia encoberto :rolleyes: e com chuviscos de manhã e muita neblina :unsure:,desde 13h voltaram os chuviscos durante quase a tarde toda ,de momento já abriu mais com nuvens médias,com 21.2ºC e 79%HR.

Estado
Fechado para novas mensagens.