Seguimento Litoral Centro - Julho 2021

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O fim de semana ainda foi quente, apesar de já se ter sentido uma descida de temperatura logo no domingo.
O céu esteve limpo e a nortada reapareceu, embora ainda muito tímida.

Sexta: 18,1ºC / 33,0ºC
Sábado: 19,0ºC / 32,4ºC
Domingo: 17,9ºC / 27,6ºC

Ontem e hoje tivemos uma descida acentuada de temperatura e o tempo tem estado ameno e com nortada em geral fraca.
O céu tem se apresentado pouco nublado ou limpo, temporariamente encoberto durante o meio da manhã.

Ontem:
16,8ºC / 23,4ºC
Hoje: 17,4ºC / 25,9ºC (atual)

T. Atual: 25,9ºC
HR: 53%
Vento: NW / 3,2 Km/h
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Os meus pais estão na Figueira não fazem outra coisa senão queixar-se do calor. E eu com praticamente 26°C dentro de casa, apesar da neblina matinal. Chegaram ao hotel e perguntaram-lhes pelos certificados. A minha mãe sacou do telemóvel para os mostrar e nem se deram ao trabalho de os verificar. Acreditaram na palavra deles. Está certo que pela idade se deduz que já estejam vacinados mas a minha mãe só fez 14 dias depois da segunda dose 4 dias antes de ir de férias...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Os meus pais estão na Figueira não fazem outra coisa senão queixar-se do calor. E eu com praticamente 26°C dentro de casa, apesar da neblina matinal. Chegaram ao hotel e perguntaram-lhes pelos certificados. A minha mãe sacou do telemóvel para os mostrar e nem se deram ao trabalho de os verificar. Acreditaram na palavra deles. Está certo que pela idade se deduz que já estejam vacinados mas a minha mãe só fez 14 dias depois da segunda dose 4 dias antes de ir de férias...
Calor na Figueira? Eu desde domingo que estou por Coimbra, mas entre os relatos da família e os registos do IPMA, tenho visto pouco calor por lá
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O tempo prossegue praticamente igual, com sol e nortada, e dentro do normal para a época com temperaturas agradáveis.
O céu tem se apresentado limpo, exceto hoje em que tivemos alguma nebulosidade principalmente durante a manhã.
A nortada tem marcado presença, mas tem sido mais restrita ao pico da tarde. A ausência de vento durante a madrugada tem causado inversão, mas hoje foi exceção devido à nebulosidade.

Quarta: 15,2ºC / 27,3ºC
Quinta: 14,7ºC / 25,6ºC
Hoje: 18,3ºC / 26,0ºC

T. Atual: 25,7ºC
HR: 48%
Vento: NW / 4,3 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Desde domingo que não vim aqui, por duas razões: por um lado não há nada para dizer (a não ser tempo ameno/quentinho e alguma nortada durante o dia). Por outro lado mal estive em casa, porque estou de férias e fui a diversos locais da região e mais além durante a semana - inclusive estive alojado bem longe daqui, do outro lado da Raia, na noite de 22 para 23 de junho. Hoje foi o primeiro dia desde o passado sábado em que eu estive todo o dia aqui e fiquei surpreendido pelo facto de ter tido alguns borrifos durante o dia - eu pensei que a frente não deixaria nada por aqui, vendo pelos modelos, mas pelos vistos ainda caiu alguma coisa. Não acumulou nada, como já é costume, mas chegou a molhar o chão! :shocking:

Aqui fica um resumo da última semana:

Charneca de Caparica

Domingo, dia 18
Máx: 27,0ºC
Mín: 17,0ºC
Rajada máxima: 43,9 km/h NNO

Segunda, dia 19
Máx: 23,8ºC
Mín: 17,2ºC

Terça, dia 20
Máx: 26,3ºC
Mín: 17,5ºC
Rajada máxima: 34,9 km/h NNO

Quarta, dia 21
Máx: 27,5ºC
Mín: 15,7ºC
Rajada máxima: 40,4 km/h NNO

Quinta, dia 22
Máx: 27,3ºC
Mín: 14,6ºC
Rajada máxima: 33,2 km/h NO

Anteontem, dia 23
Máx: 24,6ºC
Mín: 17,4ºC
Rajada máxima: 43,9 km/h NO

Ontem, dia 24
Máx: 26,2ºC
Mín: 15,0ºC

Agora estão 20,9ºC e céu nublado, com bastante humidade relativa. :)

 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Prossegue o mesmo padrão: Céu pouco nublado/limpo, temperatura agradável e nortada fraca.
Domingo é que foi uma exceção, com céu geralmente nublado e sensação bastante abafada. Caiu um pequeno aguaceiro fraco durante a manhã, coisa de 30 segundos.

Sábado: 16,7ºC / 26,3ºC
Domingo: 18,8ºC / 25,6ºC
Segunda: 18,2ºC / 26,9ºC

Mínima de hoje: 17,9ºC
T. Atual: 26,0ºC
HR: 50%
Vento: NW / 8,6 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Segue-se o mesmo padrão de sempre, como já foi referido aqui pelo membro @RStorm, só que com um ligeiro aumento das temperaturas devido à diminuição da nortada por aqui. Entretanto parece que agosto entrará mais fresco e com maior nebulosidade (ainda que menos ventoso, o que poderá ser vantajoso no que toca à temperatura da água). Veremos! :rolleyes:

Charneca de Caparica

Anteontem, dia 25
Máx: 23,6ºC
Mín: 18,5ºC

Ontem, dia 26
Máx: 28,1ºC
Mín: 18,3ºC

Hoje, dia 27
Máx: 29,7ºC
Mín: 16,8ºC

Agora estão 19,5ºC e céu pouco nublado. :)
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem dia de caminhada pela costa Sintrense e claro, vento com fartura, embora ainda não apanhei dias mais ventosos que nos dois anis passados, claro que apenas vou uma vez por semana,

neste local, 78,8 Km/h



neste local, 80,6 km/h



neste local, 87,1 km/h, continua a ser neste cabeço onde registo sempre as maiores velocidades, onde o vento sopra de forma mais consistente



e claro na Peninha73,4 km/h



as temperaturas rondaram os 21º - 22º, mas na Peninha perto dos 16º.