Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Muito Estranho!
Diferenças de 10ºC em menos de 5km de distancia, do litoral para o interior é o que se passa aqui na linha do Estoril.


8a18bf0da73cd3d95da73e456cea5962.png

Perfeitamente normal, está relacionado com o quadrante do vento.
:thumbsup:

Bem me lembro de quando vivia em Carcavelos. Vento de Oeste/Sudoeste local era bem mais fresco do que a habitual nortada em dias de calor.

Aqui pela Póvoa de Santa Iria nem o vento consegue reprimir a massa de ar quente que vem da lezíria: 38,7ºC

Vialonga: 41,3ºC
Meteo Santa Iria: 41,7ºC
Estacal: 38,0ºC
 
Olá @Luis Rafael , há uns tempos comparei 2 anos de dados (horários) (2018-2020) entre a minha estação e a do IPMA Coruche e o resultado foi, para os meses de verão (Junho, Julho e Agosto):
Tmáx: a minha estação é mais fria que a do IPMA, com anomalia de -1.61ºC
Tmin: a minha estação é mais quente que a do IPMA, com anomalia de +1.12ºC

Razões que encontrei: maior altitude, por isso maior exposição aos efeitos do vento, principalmente da "nortada" (atenua a Tmax) e também menor exposição a inversões que acontecem nas zonas mais baixas do vale do Sorraia. Outro fator importante pode ser o facto do termómetro estar montado no telhado da minha casa, a cerda de 1.5m das telhas - nada me garante que não haja intreferência da radiação libertada pela casa durante a noite.

Sigo agora com 41.5ºC, já muito perto dos 41.9ºC (recorde da minha estação, instalada desde setembro de 2018).
HR 19%

5 Estrelas @charlie17 . De facto existem vários fatores que condicionam os valores meteorológicos entre estações, e este que acabaste de explicar é um deles. Provavelmente na leitura da precipitação deve ser muito igual. Obrigado !
 
máxima 42.5ºC
aqui o meu pequeno vale da Ribeira de Magos, aqui a poucos metros, a fazer das suas, potente o bixinho, imagino mesmo lá no vale. Hoje estive com mais semelhanças com as estações a oeste perto do Tejo, como a de Salvaterra e Benfica do Ribatejo que tiveram ambas máximas nos 42 e pouco, do que propriamente com as estações no concelho de Coruche mais para leste (tirando a do ipma no vale do Sorraia). A provar ainda mais isso é agora com o vento ambas já desceram para os 40 39 e tal e eu aqui também já vou em descida, 40.3ºC atuais, enquanto mais para leste ainda mantêm se nos 41's
 
A temperatura ainda subiu bem por aqui, mas desde o final da tarde que a nortada se instalou e tem vindo a refrescar um pouco o ambiente, apesar dos 30°C atuais.
Está-se melhor na rua do que em casa. As paredes do lado sul estão em brasa :shocking:

Máximas Clima.AML:

Montijo: 38,1°C
Alcochete: 39,1°C

(@guisilva5000 desta vez penso que esteja correto :D)
 
Olhando para as observações de superfície do IPMA, Alvega terá tido uma temperatura máxima acima dos +43ºC, de certeza.
Foram +44ºC certos. Em Mora, +43,9ºC. Olhando para as previsões e o historial, é quase certo que estes locais passem os +46ºC para a semana, pontualmente a ir aos 47ºC... :confused:
_________________________

Mais um dia a fugir para Sintra. A inversão deve ter funcionado depois de adormecer, por aqui ainda desceu aos 21,2ºC. Saí de Belas à hora do pico da máxima, com uns 36,1ºC para ir almoçar à Terrugem. Por lá havia nortada acelarada e 33ºC.

Outros pontos de Sintra pelas 16h-16h30
Terrugem: 33ºC
Centro (vila): 35ºC
Colares: 29ºC
Praia Grande: 27ºC :inocente:

Praias de Sintra são um mimo nestes dias, apesar de nortada ainda fraca sabe sempre bem. Vento nulo também não. A água essa estava habitualmente gelada, díria uns 16/17ºC. Ainda se estava bem na praia até ao pôr-do-sol.

Agora a nortada está mais forte, já nos 24ºC e a refrescar a casa.